Yguaçu Paraná Expedições-

Brucutu 4x4

Sorry, your browser doesn't support Java(tm). Valente como um jipe, confortável e verátil como um motorhome. É assim que Iguaçu Paraná de Souza, piloto e guia de turismo aventura, define o "Brucutu", o microônibus 4x4. Construído pelo próprio Iguaçu, o veículo foi preparado para enfrentar qualquer tipo de terreno, e ainda oferecer as facilidades de um veículo de dimensões maiores (tem 5,8 m de comprimento, 2,2 m de largura e 3 m de altura). Inspirado inicialmente nos caminhões que percorriam o Rally Paris-Dakar, necessitou de uma ano inteiro de trabalho intenso para finalmentee ser concluido em março de 1999.

O Brucutu é o transporte ideal para apoio e acompanhamento de provas off-road como raids e rallyes, eventos e como veículo principal de expedições. O sistema de tração 4x4 garante a versatilidade e desempenho de um legítimo veículo off-road. Além disso, tem equipamentos especiais para enfrentar muita lama e terrenos acidentados, como o guincho hidráulico Ekron embutido na frente, com capacidade para tracionar 8 toneladas. O sistema de transmissão foi importado dos EUA e conta com tração reduzida que praticamente dobra a força do motor. Além disso, o Brucutu tem quebra-mato em toda frente e perímetro, bagageiros impermeáveis no teto, ar condicionado, direção hidráulica e conta com o motor MWM de 150 cv, com turbo e intercooler. O Brucutu é um veículo único, sem similar no Brasil, pois nenhuma fábrica nacional comercializa microônibus com tração 4x4.

Ao contrário do que o tamanho pode sugerir, o Brucutu é bom nas curvas e tem um desempenho surpreendente em qualquer tipo de terreno, seja no asfalto ou na lama. O veículo foi exaustivamente testado e passou com folga pelos vários tipos de situações. O segredo para isso está na suspensão reforçada, nos pneus 900x16 e também pela característica da carroceria que "abraça" o chassis, fazendo com que a maior parte do peso do veículo concentre-se na parte inferior.

O Brucutu é o principal veículo da Iguaçu Paraná Expedições e o mais requisitado para o turismo-aventura. Percorreu extensa quilometragem por toda América do Sul, desde o Ushuaia no extremo sul da Argentina até o Perú, passando pelo belíssimo Deserto de Atacama no Chile e Salar de Yumi na Bolívia. O Pantanal é uma rota freqüente que compreende mais de 600 km caminhos transponíveis apenas com um veículo 4x4, por dentro de fazendas da região.

Ficha técnica desta fera invocada

Motor: MWM turbinado, à diesel, com 130 cv  
Transmissão: 5 marchas e tração 4x4 (GMC, importada), com neutro e reduzida
Carroceria: fibra de vidro
Direção: hidráulica
Freios: a disco (dianteiros) e tambor (traseiros)
Pneus: seis pneus 900x16 Funsa (com rodado duplo traseiro)
Velocidade máxima: 130 km/h
Peso: 4,8 toneladas
Capacidade de carga: 2,2 toneladas
Dimensões: 5,8 m (comprimento) x 2,2 m (largura) x 3 m (altura)
Volume interno: 12,8 m³
Acessórios: guincho Ekron para 8 toneladas, climatizador de ar, quebra-matos em toda a frente do veículo, bagageiro com quatro caixas impermeáveis de fibra de vidro, escada de acesso ao bagageiro, dois porta-estepes traseiros, seis faróis Nane, entre outros

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