Motor On Line
Notícias-

Equipe FEI é tetra na F-SAE Brasil com carro elétrico desenvolvido por estudantes
Reportagem: J. Anastácio / J. Feliciano / E. Vasconcelos
Foto: Divulgação
CDI Comunicação
Conquista reforça protagonismo da instituição na formação de profissionais para a transformação da indústria automotiva e para o avanço da mobilidade elétrica.

A equipe Fórmula FEI, formada por estudantes do Centro Universitário FEI, conquistou o tetracampeonato nacional na categoria Elétrico da Fórmula SAE Brasil, competição que desafia universitários de todo o país a desenvolver veículos de alto desempenho, aplicando conhecimentos de engenharia e inovação.

Promovida pela SAE Brasil, a competição avalia diferentes aspectos dos projetos desenvolvidos pelas equipes, indo além do desempenho dos veículos e considerando também a aplicação dos conhecimentos técnicos e a viabilidade das soluções propostas. Para alcançar o título, os estudantes da FEI participaram de todas as etapas de desenvolvimento do carro, desde a concepção até a construção e os testes.

Nesta temporada, a equipe enfrentou desafios que foram além do desenvolvimento do veículo. O projeto foi marcado pela chegada de novos integrantes e por uma mudança de geração na equipe, ao mesmo tempo em que os estudantes trabalhavam na evolução do modelo anterior e na implementação de novas soluções.

A experiência acumulada com os carros desenvolvidos em edições anteriores também contribuiu para a preparação da equipe, ajudando os estudantes a identificar pontos de atenção para a competição, realizada em Tatuí.

Enzo Fuller, estudante de Engenharia Mecânica e capitão da equipe Fórmula FEI, afirma: "A importância da competição se dá tanto na formação como engenheiro quanto como pessoa, para nós é algo muito além de apenas um carro, é um ciclo de engenharia completo, onde aprendemos desde a fase de concepção e projeto até os testes e validações que antecedem a competição em si".

A conquista representa ainda um marco na trajetória da equipe. Embora seja o quarto título da FEI na categoria Elétrico, o grupo considera a trajetória das categorias Elétrico e Combustão como parte de um mesmo projeto, que soma 11 conquistas. Nesta temporada, a equipe também desenvolveu o primeiro carro com tração nas quatro rodas da competição, ampliando os desafios do projeto.

Outro diferencial do projeto está na aproximação com empresas do setor. A equipe conta com parceiros que contribuem para o desenvolvimento do carro e para a troca de conhecimentos com profissionais do mercado.

O resultado reforça o papel do ABC Paulista na formação de profissionais para uma indústria automotiva em transformação. Historicamente ligada ao setor por sua concentração de montadoras e empresas da cadeia automotiva, a região acompanha o avanço da eletrificação e de novas tecnologias de mobilidade. A atuação da FEI contribui para aproximar universidade, desenvolvimento tecnológico e setor automotivo, fortalecendo o ecossistema de inovação do ABC Paulista.

Sobre a FEI:

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

Notícias

Página inicial