Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Honda passa a integrar grupo de patrocinadores em 2026
Reportagem: Grelak Comunicação
Marca japonesa chega ao campeonato com equipe oficial, equipe satélite e Moto4 Latin Cup como categoria de formação.

A Honda é a nova patrocinadora para a temporada 2026 do MOTO1000GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (22), em São Paulo (SP), durante a apresentação dos times da Honda Racing Brasil para motovelocidade, motocross e rally. A chegada da marca reforça o posicionamento do MOTO1000GP como principal campeonato da modalidade no país.

A marca japonesa tem DNA de competição desde sua origem. O fundador Soichiro Honda defendia o uso das pistas como ambiente para colocar a engenharia à prova e acelerar o desenvolvimento tecnológico. Essa filosofia se consolidou com a criação da Honda Racing Corporation, a HRC, em 1982, estrutura dedicada ao desenvolvimento e fornecimento de motos e componentes para competição, reconhecida mundialmente pelo alto desempenho e excelência técnica.

"Desde 2023, quando o campeonato retornou ao cenário nacional, o MOTO1000GP não parou de crescer e de investir em segurança, alcançando projeção nacional e também internacional. Esse crescimento chama a atenção de marcas globais que enxergam valor no fortalecimento do esporte local e na preparação de novos pilotos para o cenário mundial. Considerando todos esses fatores, a Honda decidiu apoiar o MOTO1000GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a partir da temporada 2026", afirmou Renato Cruz, gerente de brand promotion da Honda Motos Brasil.

Para essa temporada do MOTO1000GP, a Honda traz uma estrutura completa para o desenvolvimento da competição, com categoria de formação, equipe oficial, equipe satélite e apoio comercial. A presença da marca no campeonato irá além das pistas, com ativações para clientes, parceiros e fãs ao longo da temporada, fortalecendo o MOTO1000GP como plataforma de relacionamento e negócios.

"A chegada da Honda ao MOTO1000GP consolida um momento de maturidade e expansão do campeonato no Brasil e na América Latina, atraindo marcas globais alinhadas com o desenvolvimento técnico e esportivo da modalidade. Essa presença fortalece a competição em diferentes frentes, eleva o nível do grid e amplia a entrega ao público, tanto nos autódromos quanto nas transmissões, com disputas mais consistentes, maior estrutura e uma experiência mais qualificada ao longo de toda a temporada", complementa Donato Khouri, organizador do MOTO1000GP.

A estrutura da equipe oficial será liderada por Reinaldo Campos e terá Eric Granado e Kevin Fontainha como representantes na GP1000. A equipe satélite, César Barros Racing, será representada por Kaká Fumaça na 1000 Evo e Guilherme Brito na GP1000. A liderança da equipe será de César Barros.

Alinhado às melhores práticas globais do motorsport, o planejamento da Honda para o MOTO1000GP inclui a Moto4 Latin Cup, categoria de formação confirmada com três etapas no calendário do campeonato. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de novos talentos da motovelocidade na América Latina e faz parte de um programa estruturado de formação de pilotos, consolidado na Europa e na Ásia. A competição utilizará exclusivamente as motocicletas Honda NSF 250R, base técnica para as motos da Moto3, garantindo padronização e foco no desenvolvimento esportivo. Mesmo antes do lançamento oficial, a Moto4 Latin Cup já conta com pilotos de nove países pré-inscritos e terá 18 vagas no grid.

A etapa de abertura da temporada 2026 será em 12 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Honda, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial