Motor On Line
Notícias-

Kart: Honório supera desafio no Grupo 1 do Brasileiro e mira reação na semana 2
Reportagem: Kako Marques
Foto: Eni Alves
KMCom
Piloto do Tocantins completa sua estreia em Brasileiro pela OKN Júnior e já se prepara para voltar à pista em busca de um novo resultado.

Mesmo sendo o piloto mais novo do grid da OKN Júnior, o tocantinense Davi Honório (Grupo Promo / Rodopetro/ Equipe: GM Racing / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Renato Russo) mostrou coragem, determinação e maturidade para enfrentar o imenso desafio de acelerar no Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. O evento, que bateu recorde com mais de 650 inscritos, aconteceu no Kartódromo Internacional Beto Carrero, no Balneário de Penha, em Santa Catarina, reunindo alguns dos principais talentos do kartismo nacional.

Na categoria de Davi, a disputa foi ainda mais intensa com 37 adversários, todos em busca de se destacar nesta edição histórica do Brasileiro. Dentro desse cenário altamente competitivo, o piloto do kart número 880 representou o Tocantins com personalidade e velocidade, deixando uma impressão positiva antes mesmo das primeiras largadas oficiais.

Logo após os treinos livres, Davi seguiu para a tomada de tempo com confiança, sentindo que tinha ritmo para brigar na frente. E a performance veio. Ele registrou 50seg502, marca apenas três décimos acima do tempo da pole position, resultado que o colocou na segunda fila das classificatórias pelo Grupo D. A atuação trouxe motivação extra para a equipe e reforçou que o piloto tinha condições de disputar boas posições no decorrer do evento.

"Fiquei muito feliz com esse tempo. Foi muito bom para o nosso time e eu acho que posso fazer boas classificatórias. Quero largar bem e tentar ficar sempre no pelotão da frente", comentou Davi.

Na primeira classificatória, que reuniu pilotos dos Grupos C e D, o tocantinense teve uma prova bastante difícil. Ainda na primeira volta, recebeu vários toques nas disputas por posições, o que o fez cair para o final do pelotão. Mesmo assim, Davi manteve o foco, recuperou terreno ao longo das onze voltas e encerrou a bateria na décima quarta colocação.

A classificatória seguinte mostrou a evolução de Honório, que apesar de enfrentar ataques constantes de adversários mais experientes, segurou a pressão com firmeza e conseguiu se manter competitivo do início ao fim. A recompensa veio com um nono lugar, que garantiu pontos preciosos e reforçou seu ritmo consistente no campeonato.

A última bateria classificatória foi um dos grandes momentos de superação de Davi no Brasileiro. Contra uma categoria repleta de talentos em alto nível, o piloto mais jovem entre eles encontrou seu melhor desempenho neste Brasileiro e recebeu a bandeirada na terceira posição, produzindo uma das reações mais comentadas na sua equipe.

Com a soma dos resultados, Davi garantiu vaga na Super Classificatória, onde largou na oitava fila do grid composto por 38 karts. No entanto, após a largada, a bateria tomou outro rumo. Na quarta volta, quando defendia sua linha, o piloto levou um toque forte de um adversário, que acabou subindo sobre seu kart e atingindo seu braço e perna direita. O resgate foi acionado imediatamente e, mesmo com dores, Davi levantou poucos minutos depois, para alívio de todos.

"Eu estava tentando defender minha posição, mas me empurraram para fora e o kart do outro piloto acabou subindo em mim. Doeu muito a perna, mas estou bem e vou para a Final. Quero continuar na pista", relatou o piloto.

Na Final da OKN Júnior, realizada no sábado (22), o tocantinense teve de superar não apenas a competitividade da prova, mas também o desconforto físico provocado pelo acidente anterior. Largando do meio do grid, Davi fez uma corrida de superação, administrando o ritmo mesmo com dores evidentes na perna e braço. Ele completou sua primeira participação no Brasileiro nesta categoria na 26ª colocação, em um desempenho de muita força de vontade por parte de Davi.

"Acordei com muita dor na perna e no braço, então a minha ideia era completar a prova sem mais problemas. Fiz o meu melhor e estou feliz por ter terminado", explicou o piloto após a bandeirada final, encerrando sua participação no Grupo 1, mostrando resiliência.

60º Campeonato Brasileiro de Kart - Grupo 2

Agora, o foco de Davi Honório se volta totalmente para o Grupo 2 do Brasileiro de Kart, que começa nesta terça-feira, também no Kartódromo Beto Carrero. Tricampeão Tocantinense de Kart, o piloto iniciou o período de recuperação, ainda no sábado, concentrado em chegar bem fisicamente para a sequência do maior evento do kartismo brasileiro.

No Grupo 2, Davi disputará a F4 Júnior, categoria em que começou a competir nas etapas da Copa São Paulo Light como parte de sua preparação ao longo da temporada. A expectativa do piloto e da equipe é de um desempenho melhor, já que a experiência acumulada no Grupo 1 o deixa mais ambientado com a pista e confiante para o novo desafio.

"Estou descansando bastante e vou estar recuperado para o início da programação. Quero fazer um campeonato melhor e trazer um resultado legal para o meu estado", destacou o tocantinense, com motivação renovada para a segunda semana de provas.

Além da F4 Júnior, o Grupo 2 contará com diversas categorias na pista, incluindo Mirim, Cadete, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 60+, movimentando novamente o kartismo brasileiro em uma semana decisiva para títulos importantes.

Nesta terça-feira (25), os pilotos vão à pista para os treinos livres, que continuam na quarta-feira (26). Ainda na quarta, acontece a tomada de tempo da F4 Júnior, marcada para 17h10, definindo o grid das classificatórias. O ritmo intenso seguirá ao longo da semana, com muita disputa e expectativas elevadas.

Duas classificatórias da F4 Júnior estão programadas para a tarde de quinta-feira (27), com início às 14h, com os pilotos divididos nos Grupos A, B, C e D em baterias de 12 voltas. Na sexta-feira (28), haverá mais uma bateria classificatória e, em seguida, a Super Classificatória com 14 voltas, que definirá as posições da prova decisiva da competição nacional.

A grande Final do Grupo 2 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart acontecerá no sábado (29). A largada da F4 Júnior está prevista para 15h10, com 22 voltas que prometem fortes emoções e uma disputa intensa pelo título nacional da categoria.

Os familiares, amigos e torcedores de Davi Honório poderão acompanhar a performance do piloto tocantinense ao vivo pelo canal CBA Kart no YouTube, que transmitirá as corridas a partir das classificatórias. A expectativa é de muito apoio e incentivo para o representante do Tocantins em mais uma etapa decisiva de sua trajetória no kartismo brasileiro.

Notícias

Página inicial