Motor On Line
Notícias-

Desempenho caminhão de Scherer comprova eficiência filtros Tecfil MPP na Truck
Reportagem: Murillo Senne
Foto: Divulgação
GPCOM Comunicação
Ambiente extremo da competição revela a importância da filtragem correta e orienta melhorias aplicadas aos caminhões que circulam diariamente pelo País.

Garantir um bom desempenho em uma corrida como a Copa Truck, categoria do automobilismo brasileiro disputada por caminhões, depende tanto da performance do piloto quanto do veículo, e aí cada componente pode fazer a diferença. Classificado para a final da competição, o piloto Arthur Scherer comprovou, nas pistas, a excelente performance da linha Tecfil Max Pro Pesado, produzida pela Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina.

Ambiente ideal para testar ao limite tecnologias aplicadas no transporte, a Copa Truck requer que os caminhões operem sob condições extremas, com temperaturas elevadas, alta pressão e um regime de uso contínuo, que leva cada componente do veículo ao limite. Na pista, os filtros são decisivos para garantir desempenho e confiabilidade.

Entre eles, o filtro de combustível é apontado por Arthur Scherer como o mais crítico. Quando a filtragem falha, a pressão correta do combustível não chega ao sistema de admissão, afetando diretamente a combustão. O resultado é uma perda imediata de potência. "Se você não usa um filtro de qualidade, perde potência. Um entupimento, por exemplo, pode fazer o caminhão perder quase 40% da força", afirma o piloto. Ele explica que impurezas do diesel podem obstruir a passagem, formando o que os mecânicos chamam de "borra", que compromete o rendimento.

O filtro de óleo também exerce papel importante na integridade do motor. Qualquer falha de filtragem compromete a lubrificação, aumenta a temperatura e pode levar à quebra completa do motor, que, na Copa Truck, pode ultrapassar os R$ 300 mil. "Uma peça pequena tem uma importância enorme. Se o óleo não estiver bem filtrado, você pode simplesmente perder o motor", reforça.

Desenvolvidos com as mais avançadas tecnologias, os Filtros Tecfil Max Pro Pesado reúnem máxima eficiência de filtragem e a maior resistência do mercado. Um ponto relevante é que os filtros usados no caminhão de corrida são exatamente os mesmos filtros comerciais vendidos para caminhões de rua. "É um filtro original, o mesmo da prateleira do ponto de distribuição, que é vendido para toda a linha pesada no Brasil e no exterior", explica Rafael Grillo, supervisor de Marketing da Tecfil.

Essa informação ganha ainda mais força quando se considera as condições extremas em que o caminhão de competição opera. "A performance dos filtros Max Pro Pesado é comprovada nas pistas de corrida e nas estradas", destaca Grillo. Na Copa Truck, a troca dos filtros de óleo e de combustível ocorre a cada prova. "A pista é um grande laboratório. Isso também ajuda a Tecfil a aprimorar o produto que está nas ruas."

Embora não seja possível quantificar com precisão o desgaste na pista de corrida comparado ao uso em caminhões de rua, Arthur Scherer observa que a severidade da pista é muito maior, o que torna esse ambiente ideal para validar a eficiência e a resistência dos filtros. "Tudo trabalha em temperaturas mais altas, puxando mais combustível, mais fluxo de ar. É um uso totalmente intensificado. Se funciona na pista de corrida, vai funcionar na rua", afirma.

A linha Tecfil Max Pro Pesado conta com filtros de ar, de ar de segurança, de combustível, sedimentadores e de óleo lubrificante, e atende mais de 1.400 modelos de veículos, oferecendo soluções completas para aplicações na linha pesada.

Copa Truck

A Copa Truck é o principal campeonato de corridas de caminhões do Brasil. Arthur Scherer compete na Super Truck Elite, divisão criada em 2021 com o objetivo de renovar o grid. Destinada a pilotos sem experiência prévia com caminhões de corrida, ela funciona como uma categoria formadora, estimulando o surgimento de novos talentos e servindo como "divisão de acesso" para a principal classe da modalidade, a Super Truck Pro.

Ao fim de cada temporada, os dois primeiros colocados da Super Truck Elite ascendem para a Super Truck Pro, reforçando a proposta de evolução técnica e competitiva da categoria. Tanto a Super Truck Elite quanto a Super Truck Pro utilizam o mesmo tipo de caminhão, garantindo condições técnicas equivalentes entre as divisões.

Scherer ocupa atualmente a 2ª posição no campeonato, que terá sua última prova no dia 07 de dezembro, em Interlagos, São Paulo (SP), encerrando o calendário de 2025.

Sobre a Tecfil

Maior fabricante de filtros automotivos da América Latina e uma empresa 100% brasileira, a Tecfil conta com uma unidade fabril e um centro de distribuição, localizados no município de Guarulhos, ocupando uma área construída aproximada de 83 mil m² (considerando CD e Fábrica). Produz mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos, o que inclui todas as marcas de automóveis, motos, o setor de caminhões, de máquinas pesadas e implementos agrícolas. A empresa se destaca por fornecer filtros originais de fábrica para diversas montadoras. Atualmente, a marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 60 países, levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade.

Notícias

Página inicial