Motor On Line
Notícias-

Kart: Be Tambasco garante 1ª fila da OKN Júnior e mostra garra no Brasileiro
Reportagem: Kako Marques
Foto: Diego Tartalho
KMCom
Mineiro teve determinação em disputas marcadas por corridas fortes e largado entre os primeiros nas classificatórias da competição nacional.

A participação de Bernardo Tambasco (Lider Drive / Grupo Lider / Mira Incorporações / GRacing / Equipes: Car Racing-SP e JNA-MG) no Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart foi marcada por coragem, entrega e muita técnica no desafiador traçado do Beto Carrero. Competindo pela categoria OKN Júnior, o piloto de Minas Gerais demonstrou velocidade ao longo dos dias de pista, especialmente na tomada de tempo, que o colocou entre os destaques do grid e perseverança para resistir às adversidades.

Logo após os ajustes em seu equipamento nos treinos livres, Tambasco entrou na tomada com firmeza e conquistou uma volta extremamente competitiva. Com a marca de 50seg349, apenas um décimo atrás da pole position, o mineiro garantiu presença nas primeiras filas das baterias classificatórias, alinhando no Grupo C e dividindo o grid com outros 37 pilotos da sua categoria em mais três Grupos.

"Largando mais à frente eu sabia que dava pra marcar bons pontos e chegar bem na final. A gente entra pra brigar. Então era só focar ao máximo", comentou Bernardo, com a objetividade típica de quem conhece bem o ritmo das competições nacionais.

Na primeira classificatória, disputada entre os Grupos C e D, Bernardo largou na pole position e manteve a liderança durante as voltas iniciais. Com disputas intensas e defesas de posição arrojadas, ele se manteve no pelotão da frente até cruzar a linha de chegada em sexto lugar, somando pontos valiosos para o acumulado.

A segunda bateria, porém, trouxe novos desafios. Mesmo largando na primeira fila, Tambasco caiu para terceiro na largada. O rendimento do kart oscilou e, virando entre três e quatro décimos mais lento que os líderes, o mineiro enfrentou dificuldades para se manter mais próximo da liderança, terminando a corrida na décima posição. Ainda assim, deixou claro que brigaria até o último metro.

Na terceira classificatória, novamente partindo da primeira fila, logo na volta dois, Bernardo foi tocado e teve o pneu furado. Apesar de vir perdendo pressão e, consequentemente, desempenho, o mineiro conseguiu se manter na pista para cruzar a linha de chegada em décimo quinto, ainda marcando mais pontos que seriam determinantes para sua posição na etapa seguinte da competição nacional.

Com o somatório das três baterias, Tambasco precisou largar no miolo do grid na Super Classificatória. Mostrando capacidade de reação, já aparecia em décimo quarto lugar quando, na quinta volta, outro piloto rodou à sua frente. Se possibilidade de desviar, bateu forte danificado seriamente seu kart, além de sofrer um torção no punho.

"Fiz classificatórias limpas, mas teve muitos toques. Um deles fez um furo no meu pneu na terceira bateria e meu kart ficou impossível de guiar depois que bate na Super Classificatória. Não deu para desviar. Mas estou bem e agora é focar na Final e fazer o possível", destacou o piloto.

A Final, realizada neste sábado (22), foi mais uma corrida marcada pela intensidade do grid da OKN Júnior. Com o kart número 17, Bernardo teve apenas três das vinte e duas voltas para tentar sua recuperação, pois novamente um incidente com outro competidor o tirou da disputa, encerrando sua participação no Brasileiro.

"Saio com a consciência tranquila de que dei meu melhor. Nos momentos decisivos acabei sendo atrapalhado, mas faz parte da disputa. É aprender, seguir em frente e voltar ainda mais forte", afirmou o mineiro, com maturidade e foco no futuro.

Agora, Bernardo se prepara para seu último compromisso da temporada. No dia 13 de dezembro, ele segue para São Paulo para disputar a etapa decisiva da Copa São Paulo Light, novamente pela OKN Júnior. A apenas cinco pontos do líder, o mineiro entra na briga direta pelo título e mantém vivas as chances de fechar o ano com um grande resultado.

Notícias

Página inicial