Motor On Line
Notícias-

Stallion Motorsports anuncia Celso Neto como piloto para a temporada 2026
Reportagem: Flávio Bergmann
Assessoria Stallion Motorsports
Equipe estreia na IMSA Michelin Pilot Challenge com o CUPRA Leon VZ TCR e escolheu o brasileiro por experiência e méritos.

A Stallion Motorsports anuncia que Celso Neto será o piloto escolhido para estreia da equipe na IMSA Michelin Pilot Challenge 2026. Ele vai pilotar o novo CUPRA Leon VZ TCR. O carro espanhol é feito na mesma plataforma do AUDI, veículo que o piloto conquistou ótimos resultados nessa temporada e que o gabaritaram para a vaga. A contratação marca uma nova e importante fase tanto para o jovem piloto quanto para a ambiciosa equipe, que tem origem brasileira.

Será a primeira temporada completa de uma equipe verde e amarelo no campeonato. Em seu segundo ano de IMSA, Neto chega à Stallion por ser um dos talentos mais promissores do automobilismo de turismo norte-americano. Vencedor do IMSA Diverse Driver Development (3D) Scholarship 2025–26, o piloto fez história como o primeiro brasileiro a conquistar esse prêmio. Uma iniciativa que promove Diversidade, Desenvolvimento e Descoberta dentro da escada profissional da IMSA.

Um ano de estreia notável

A temporada de estreia de Neto na IMSA em 2025 foi marcante. Competindo com o Audi RS3 LMS TCR, em pistas que ele nunca havia corrido e como um dos pilotos mais jovens do grid, o piloto impressionou pela velocidade, maturidade e precisão, mesmo enfrentando adversários experientes. O talento do brasileiro se destacou. Em várias corridas foi o mais rápido entre os AUDI, um dos feitos que mais impressionou os cartolas da Stallion, principalmente por ser a sua primeira temporada

Celso Neto conquistou um pódio logo na estreia em Daytona, liderou a primeira hora da corrida em Sebring e ganhou o prêmio Michelin Moment of the Race, por esse feito. Ele ainda acumulou três pódios e oito classificações entre os cinco primeiros em dez etapas. Tudo isso com 100% de aproveitamento e nenhum abandono na temporada.

"É raro ver um estreante se adaptar tão rapidamente em um carro e campeonato completamente novos para ele", destacou Pedro Moises, parceiro da Stallion Motorsports. "Celso demonstrou inteligência, consistência e uma leitura de corrida excepcional desde o seu primeiro dia. Sua capacidade técnica e maturidade são exatamente o que buscamos enquanto construímos as bases da nova equipe", completou.

Do Audi ao CUPRA, uma evolução

Para o piloto não é uma mudança, ingressar na Stallion significa um passo adiante em uma máquina já familiar e agora mais avançada. "O novo CUPRA Leon VZ TCR é a evolução da plataforma Audi. É como se fosse um Audi de terceira geração. Já me sinto em casa. É a combinação perfeita para aproveitar tudo o que aprendemos na temporada 2025", revelou Celso Neto.

O carro é o mais novo modelo TCR da CUPRA e conta com aerodinâmica avançada, conjunto mecânico refinado e confiabilidade comprovada nos campeonatos europeus e internacionais da categoria. "Uma jogada de mestre essa decisão dos diretores do time Stallion ao optarem pelo novo Cupra", disse Neto. A equipe em parceria com a Cupra Racing que é a divisão dos carros de corrida da montadora espanhola e a NGP Motorsports, representante oficial da Cupra para o mercado americano, terá a garantia e suporte técnico direto da matriz.

Outro apoio importante é a colaboração firmada com a GOU Racing & Logistics, que fará o transporte da Stallion entre as etapas do certame, que percorre um país continental, inclusive com etapa prevista para o Canadá. A GOU também possui expertise com o CUPRA por ser a primeira equipe a operar o carro na IMSA e conquistar um pódio histórico. "Estou muito animado com este novo projeto. É mais um passo importante na minha carreira. Estar junto à Stallion e com a CUPRA é motivo de muita satisfação e responsabilidade. Não irei decepcionar", finalizou Celso.

Um início promissor para a Stallion Motorsports

Fundada em Orlando, com base operacional no Texas, a Stallion Motorsports LLC representa uma fusão entre a paixão brasileira e a precisão americana. "As articulações feitas pela equipe e a parceria junto à GOU, formam uma aliança poderosa em experiência, inovação e ambição, são duas constelações alinhadas em prol de um único objetivo, vencer corridas e dar o máximo de retorno aos nossos parceiros e patrocinadores", declarou Flávio Bergmann, Relações Públicas e Diretor de Marketing da Stallion.

A estreia oficial da equipe em 2026 será durante o Rolex 24 no Daytona Weekend, em janeiro, abrindo a temporada de 10 etapas pelos Estados Unidos e Canadá. Contando com a experiência de Celso Neto e dos parceiros envolvidos a Stallion entra no grid já sendo respeitada e temida pelas outras equipes. "Estamos muito satisfeitos em ter o Celso liderando o projeto 2026, os seus históricos, assim como a experiência dos nossos parceiros nos credenciam para uma temporada onde podemos surpreender a todos positivamente. Celso representa uma nova geração de pilotos de turismo: disciplinado, analítico e global. Sua chegada define exatamente o que a Stallion representa, ousado, determinado e inovador", complementou Bergmann.

O dirigente ainda garantiu que a equipe irá revelar em breve qual piloto irá dividir o volante do Cupra com Celso Neto, uma vez que é obrigatório em provas de Endurance de 2 e 4 horas de duração.

Notícias

Página inicial