Motor On Line
Notícias-

Kart: antes do Brasileiro / irmãos Busato tiveram desafio internacional
Reportagem: Kako Marques
Foto: Matteo Segato
KMCom
Gêmeos paranaenses Rafael e Guilherme disputaram WSK Final Cup na Itália e retornam ao Brasil focados na competição nacional.

Os irmãos Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: CRG Racing / Coach Erick Lutum) retornam ao Brasil para a disputa do 60º Campeonato Brasileiro de Kart, após enfrentarem os desafios da segunda etapa da WSK Final Cup, em Cremona, na Itália. A experiência internacional chega em um bom momento, servindo como uma boa preparação para a competição nacional que se aproxima.

Os gêmeos do Paraná receberam o convite da CRG Racing para a disputa internacional na OK Júnior e prontamente desembarcaram na Itália para a competição que reuniu 70 pilotos na categoria. A oportunidade de enfrentar alguns dos melhores kartistas do mundo representa mais um importante degrau na trajetória dos irmãos Busato.

"Essa prova não estava na nossa programação, mas é sempre muito bom disputar uma competição aqui na Europa. A gente aprende demais correndo contra pilotos de vários países", destacou Guilherme Busato.

Rafael complementou o entusiasmo do irmão ao falar sobre o nível técnico da competição. "O nível é sempre muito alto aqui. Então é muito bom pra gente, ainda mais tão perto de uma competição importante que a gente tem, que é o Brasileiro", afirmou o piloto paranaense.

Mesmo fazendo bons tempos nos treinos livres, os gêmeos não conseguiram repetir suas melhores marcas nos treinos de classificação, com Guilherme ficando no Grupo C e Rafael no Grupo D. As condições desafiadoras do traçado italiano exigiram adaptações rápidas dos pilotos brasileiros.

Na primeira corrida classificatória, eles correram juntos, com Rafael fazendo uma escalada impressionante de doze posições para fechar em vigésimo lugar. Uma recuperação que mostrou a velocidade do piloto em situações de disputa intensa no pelotão.

Apesar de Guilherme ter completado a prova em vigésimo terceiro, recebeu uma penalização de cinco segundos por uma disputa em pista. Um acréscimo no tempo final que prejudicou o resultado do paranaense na classificação geral. Rafael, por sua vez, não conseguiu deixar a parte de trás do grid, enfrentando dificuldades para progredir nas disputas acirradas.

Na segunda prova classificatória, no entanto, Guilherme Busato deu o troco em grande estilo, conquistando impressionantes dezessete posições para fechar em décimo terceiro lugar. A performance colocou o piloto em evidência entre os competidores da categoria. Seu, no entretanto, novamente encarou dificuldades para alcançar posições mais à frente;

Na última classificatória, Rafael voltou para a pista primeiro, em uma corrida semelhante à anterior, sem conseguir deixar o fim do grid nas disputas intensas pelas posições. Guilherme, no entanto, conseguiu ganhar algumas colocações para terminar as doze voltas no miolo do pelotão.

Neste domingo (9), aconteceram a Pré-final e a Grande Final da etapa, com os irmãos Busato largando mais atrás do que gostariam. Ainda assim, Guilherme terminou à frente de seu irmão, na décima nona colocação, enquanto Rafael foi o vigésimo sexto. Assim, ambos não somaram pontos para avançarem à Final da segunda etapa da WSK Final Cup, mas colheram valiosa experiência internacional.

"Desta vez tive mais dificuldades, principalmente na disputa pelas posições, mas foi muito bom estar em Cremona mais uma vez. A gente volta com mais experiência e confiança", analisou Rafael Busato após as corridas.

Guilherme encerrou a participação nesta etapa europeia com otimismo para o futuro. "Dei meu melhor e espero voltar o quanto antes para mais experiências como esta", afirmou o piloto.

Com mais uma experiência internacional na bagagem, a próxima parada para os irmãos Rafael e Guilherme Busato será no Brasil, pela 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, na categoria OKN Júnior, que está no Grupo 1 da competição. O evento acontece na próxima semana, de 17 a 22 de novembro, na pista do Kartódromo Beto Carrero, no Balneário de Penha, litoral norte de Santa Catarina.

Notícias

Página inicial