Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Pirelli chega à final em Valência trazendo soluções populares
Reportagem: Néctar Comunicação
Na Moto2™, estão disponíveis para a traseira tanto a especificação E0126 em composto supermacio quanto o desenvolvimento macio E0125, as duas opções mais escolhidas pelos pilotos neste ano.

• O GP da Comunidade Valenciana é a última etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade de 2025 e, ao mesmo tempo, marca a estreia da Pirelli nesse circuito, já que a fabricante italiana de pneus nunca havia competido no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, nas categorias Moto2 e Moto3. Para os pilotos da Moto2, retornam à cena o pneu traseiro supermacio na especificação E0126, que estreou no GP da Áustria, e o macio na especificação E0125, ambos amplamente apreciados e utilizados pelos pilotos da categoria intermediária. Trata-se de duas soluções de desenvolvimento que compartilham a mesma estrutura aplicada aos compostos de suas respectivas opções padrão. Os dois pneus traseiros podem ser combinados com duas opções dianteiras: o macio SC1 e o médio SC2, ambas soluções padrão.

· Enquanto a Moto2 contará com duas soluções traseiras em desenvolvimento, na Moto3 os pilotos poderão confiar na alocação padrão composta pelos pneus macios SC1 e médios SC2 em ambos os eixos, que já demonstraram excelente performance ao longo da temporada.

· Embora a Pirelli tenha realizado um teste com os pilotos da Moto2 e da Moto3 no fim da temporada de 2023, antes de sua estreia oficial em 2024 como fornecedora exclusiva dessas categorias, a empresa nunca havia competido em um GP neste circuito. Na verdade, o evento do ano passado, que deveria encerrar o Campeonato Mundial, foi cancelado devido à enchente devastadora que atingiu Valência poucos dias antes.

Encerramos a temporada capitalizando sobre o trabalho de desenvolvimento realizado ao longo deste ano.

"Esta é a primeira vez que corremos em Valência com os pilotos das classes Moto2 e Moto3 porque, em 2024, nosso ano de estreia, as corridas foram canceladas devido às inundações devastadoras que atingiram a cidade espanhola poucos dias antes do GP. Na ausência de dados de corrida em que pudéssemos nos basear, decidimos oferecer aos pilotos da Moto2 as duas soluções traseiras de desenvolvimento mais populares deste ano, o supermacio na especificação E0126 e o macio E0125. São dois pneus que compartilham a mesma estrutura, uma evolução da estrutura padrão atual, e utilizam os mesmos compostos das opções padrão, o supermacio SCX e o macio SC0, respectivamente. O trabalho que realizamos este ano concentrou-se, portanto, na estrutura, mantendo os compostos inalterados, e os resultados obtidos foram muito positivos. Tanto o E0126 quanto o E0125 sempre tiveram a preferência dos pilotos em comparação direta com suas respectivas versões padrão. O E0126 estreou com sucesso no Red Bull Ring e depois também foi utilizado em Misano, em setembro, enquanto o E0125 foi levado a Silverstone pela primeira vez e, posteriormente, alocado em outros nove GPs. Quando ambos estiveram disponíveis, como na Áustria e na Itália, o supermacio E0126 sempre venceu a comparação com o E0125, simplesmente porque o composto mais macio oferece ainda mais aderência, mas muito também depende das condições do asfalto e das temperaturas que encontraremos em Valência. Se estiver suficientemente quente, esperamos que o supermacio E0126 seja novamente o preferido aqui; caso contrário, os pilotos poderão contar com o macio E0125, que está mais protegido contra o risco de granulação causado pelo frio em compostos mais macios."

Notícias

Página inicial