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Motovelocidade: um novo pneu dianteiro Pirelli estreia em Estoril
Reportagem: Néctar Comunicação

Na penúltima etapa da temporada do WorldSBK, a Pirelli apresenta pela primeira vez o pneu dianteiro E0672, uma versão de desenvolvimento do SC1 médio, enquanto os pneus traseiros extramacios E0479 e supermacios E0126 voltam à alocação.

· O Circuito do Estoril sediará a Etapa de Estoril de 10 a 12 de outubro, a penúltima prova do Campeonato Mundial de Superbike da FIM. Nesta ocasião, um novo pneu dianteiro médio fará sua estreia no campeonato: o SC1 de desenvolvimento na especificação E0672. Trata-se de uma versão evoluída do SC1 padrão, que utiliza o mesmo composto, mas apresenta uma estrutura completamente nova, desenvolvida para oferecer maior estabilidade na frenagem e na entrada das curvas. Ele estará disponível em oito unidades por piloto, juntamente com as duas opções padrão normalmente fornecidas: SC1 e SC2, disponíveis em oito e sete unidades por piloto, respectivamente.

· Após a etapa de Aragão, onde foram adotadas soluções mais conservadoras devido ao asfalto altamente abrasivo, a alocação da Pirelli volta a trazer opções traseiras mais macias. No WorldSBK, a solução de desenvolvimento extramacia E0479 estará disponível para os treinos livres, classificação e Superpole Race, com quatro pneus alocados por piloto. Para as corridas longas, a opção traseira mais macia será a solução de desenvolvimento supermacia E0126, enquanto o SC0 padrão servirá como alternativa. Cada piloto terá oito pneus de ambas as especificações traseiras. As duas soluções de desenvolvimento já são familiares aos pilotos, tendo recebido um feedback muito positivo nas etapas anteriores.

· Na categoria WorldSSP, o pneu traseiro supermacio SCX volta a fazer parte da alocação, juntando-se ao pneu macio SC0 como uma opção possível para a corrida. Os pilotos terão 7 pneus do primeiro composto e 6 do segundo. As mesmas quantidades se aplicam à dianteira, com os pneus SC1 e SC2 completando a alocação.

Um circuito moderadamente exigente enfrentado com novas soluções de desenvolvimento

“Temos um histórico muito sólido de dados sobre Estoril, o que nos dá uma imagem bastante clara da performance dos pneus nesta pista. O asfalto não é renovado desde 2006 e sabemos que os níveis de aderência não são particularmente elevados, enquanto o traçado é bastante variado. É por isso que consideramos o circuito português moderadamente exigente para os pneus, que são sujeitos a diversas tensões. A principal novidade desta etapa é a introdução de um novo pneu dianteiro médio de desenvolvimento, o E0672. Ele deriva do SC1 padrão, partilhando o mesmo composto, mas com uma estrutura diferente, projetada para proporcionar um melhor apoio na frenagem e na entrada das curvas. Quanto à traseira, retornam duas especificações de desenvolvimento já conhecidas. Se as condições permitirem sua utilização, veremos como se comporta o E0479 extramacio — este pneu foi bem recebido na sua estreia, mas ainda precisa de ser avaliado em diferentes pistas, e Estoril oferece uma grande oportunidade nesse sentido. Para as corridas longas, contamos com o E0126 supermacio, que já provou ser extremamente versátil, com forte performance e consistência. Ambos os compostos devem desempenhar um papel fundamental para compensar a aderência naturalmente baixa da pista, bem como na gestão das típicas diferenças de temperatura entre os lados direito e esquerdo do pneu. No caso de temperaturas mais baixas do asfalto, o SC0 padrão continua a ser uma excelente alternativa, como demonstrado pela vitória de Razgatlioğlu na Corrida 1 do ano passado utilizando esta opção.”

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