Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Manna vence a 1ª prova do fim semana em Santa Cruz RS
Reportagem: Grelak Comunicação
Piloto da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing Conquistou Sua Segunda Vitória Competição Pela BMW Motorrad Neste Sábado (4).

Após ser o piloto mais rápido nos treinos livres de sexta-feira (3), em condições instáveis, e baixar o recorde da pista três vezes entre os treinos classificatórios e a Superpole, Theo Manna venceu a prova sprint da GP1000, a principal categoria do MOTO1000GP. Em seu segundo fim de semana competindo com a BMW (o primeiro foi na rodada dupla disputada em agosto, em Cascavel), o piloto da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira havia sido na abertura da temporada 2024, em Goiânia (GO). A sexta etapa do MOTO1000GP está sendo realizada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

"Foi preciso manter a atenção do início ao fim, sem passar do limite, porque os pneus aquecem muito nessa pista. No final, escorregava um pouco, mas consegui manter o ritmo. Essa vitória é para a BMW, Ipiranga e Bioleve. Amanhã tem mais", disse Manna.

Ramiro Gandola, da Agem Racing, atual bicampeão do MOTO1000GP e vice-líder da GP1000, chegou em segundo e cravou a melhor volta da corrida, com 1min23s120. Com o resultado, o argentino empata na liderança da competição com seu conterrâneo Mauro Passarino (BG Race Team), ambos com 117 pontos. Passarino terminou a sprint na sexta colocação. O terceiro colocado na classificação geral é Manna, com 87 pontos.

"Tentei acompanhar o Theo, mas vínhamos muito próximos. Depois de um fim de semana difícil em Cascavel, agora encontramos a moto certa. Amanhã é uma corrida importante, vamos para cima", declarou Gandola.

O francês Matthieu Lussiana completou o pódio em terceiro. O piloto da Cesar Barros Racing revisitou o circuito após 10 anos e comentou sobre uma possível vantagem por já ter vencido na pista: "Já deu tempo para todo mundo andar. A gente andou bem, porque o Theo fez um tempo muito bom e o Ramiro também. Acho que vai ser uma corrida disputada, não sei se alguém vai conseguir se distanciar. Para mim, que tenho uma moto que precisa de um pouco mais de energia, vou tentar acompanhar o ritmo da frente, mas a expectativa é esperar e atacar no final. Acho que é o melhor que posso fazer, mas vamos buscar a vitória."

Sebastian Salom (W2V Racing) terminou a prova em quarto, seguido por Eduardo Burr (Prt - Burr Motorsports) e Mauro Passarino. Na 1000 Evo, a vitória foi de Diego Hilel, da equipe Castrol, seguido por Gleidson Babinha, da Motobel Brothers, e Julio Fortunato, da Sport Plus Racing. Pela 1000 Light, o piloto da NRT Thiago Fonseca venceu, seguido por Vinicius Gois (Castrol) e Eduardo Marques, da Motobel Brothers.

Na Pista

Ainda na formação do grid, o brasileiro que largou na ponta já demonstrava confiança para conquistar a vitória. "Acho que temos um ritmo muito bom. Agora é focar para a corrida, tentar fazer uma boa largada e ficar em uma posição mais confortável no começo. É isso, vamos pra cima."

Na primeira volta, Gandola pulou na frente, mas Theo Manna se recuperou antes da primeira curva. Enquanto isso, o líder da competição, Mauro Passarino, saiu da pista, permitindo que Matthieu Lussiana assumisse o terceiro lugar e Salom ficasse em quarto.

Theo imprimiu um bom ritmo na corrida, abrindo cerca de meio segundo sobre Gandola e mais de 0,8 segundo sobre Lussiana. Na segunda volta, Manna ampliou sua vantagem, mantendo Gandola logo atrás, com Lussiana e Salom em terceiro e quarto, e Eduardo Burr na quinta posição.

Ricardo Fox teve problemas na moto e precisou abandonar, ficando de fora da briga pela vitória da 1000 Evo. Na quarta volta, Salom ultrapassou Lussiana e assumiu o terceiro posto, enquanto a diferença entre Manna e Gandola caiu para 0,7 segundo. O líder da competição, Passarino, estava em oitavo, tentando uma prova de recuperação.

Na sétima volta, a disputa pela terceira posição continuava acirrada entre Salom e Lussiana, enquanto Manna mantinha a ponta. Mais atrás, Passarino já pressionava Eduardo Burr pela quinta colocação.

Na volta nove, Paulo Grochoski ultrapassou Luis Ferraz e assumiu o 14º lugar. Na abertura da última volta, Gandola ainda pressionava Manna, mas os líderes tiveram de lidar com o tráfego de retardatários à frente.

A principal prova da GP1000 será no domingo (5), às 15h15, com transmissão ao vivo nos canais BandSports, New Brasil, RACER Network e no YouTube do MOTO1000GP.

GP1000 - 1000 Evo - 1000 Light
(Resultado da prova deste sábado após 10 voltas)

1º) Theo Manna (BMW/GP1000), Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing, 10 voltas em 13min59s365
3º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 11s946
4º) Sebastian Salom (BMW/GP1000), W2V Racing, a 12s093
5º) Eduardo Burr (BMW/GP1000), Prt - Burr Motorsports, a 14s714
6º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 14s789
7º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, a 42s756
8º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 47s467
9º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 1min00s498
10º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, a 1min03s206
11º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), Nrt, a 1min06s155
12º) Vinicius Gois (Honda/1000 Light), Castrol, a 1min06s590
13º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1min22s290
14º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, a 1min29s712
15º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, a 1min31s453
Melhor volta: Ramiro Gandola

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial