Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: definidos grid largada com pole e recorde de pista de Manna
Reportagem: Grelak Comunicação
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é palco da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul voltou a receber o MOTO1000GP, Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, neste fim de semana, após uma década. A sexta etapa da temporada reúne mais de 100 pilotos em sete categorias. Neste sábado (4) serão disputadas as sprints da GP1000 e da Yamalube R3 BLU CRU LA Talent & Cup, além da corrida única da Yamaha R15 BLU CRU LA. No domingo (5), os fãs de velocidade acompanharão o complemento das rodadas duplas, além das provas da Daytona 660 Cup, GP600 e Motul 300V Cup.

Após uma sexta-feira de tempo instável, com pancadas de chuva pela manhã e pista seca à tarde, os pilotos voltaram ao circuito de 3.530,7 metros neste sábado para a disputa dos treinos classificatórios (Q1 e Q2) e das Superpoles. Diferentemente do que ocorreu no primeiro dia de atividades, o calor e o tempo seco foram constantes durante a definição dos grids para a etapa gaúcha da maior competição de motovelocidade do país.

GP1000: com recorde de pista, Theo Manna é pole

A Superpole da principal categoria da motovelocidade nacional teve domínio de Theo Manna. Após ser o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira, Manna liderou os classificatórios de sábado, quebrando o recorde da pista na Q2 com 1min23s277, melhorou a marca no na Superpole com 1min22s977 e confirmou a pole com 1min22s799. O recorde anterior era de Diego Pierluigi, também no MOTO1000GP, com 1min23s868 em 2013.

"Foi a etapa que eu mais vim preparado. Treinei bastante, inclusive no simulador, já que não conhecia a pista. É um traçado muito desafiador, com muitos pontos cegos, e isso deixa a pilotagem bem intensa. Conseguir a pole e o recorde aqui é muito especial, ainda mais com a S1000, com a BMW e com toda a galera da Ipiranga Lubrificantes e da Bioleve. Temos mais duas corridas, hoje e amanhã. A pista é exigente e o calor pesa, mas estamos com um bom ritmo. Sempre dá para explorar um pouco mais, mas a volta foi muito boa. Agora é focar nas próximas provas e ir para cima", avaliou Manna.

Apesar do domínio de Manna nos treinos, o MOTO1000GP mostrou equilíbrio no traçado gaúcho, com seis pilotos andando abaixo da marca de Pierluigi. Além de Manna, Ramiro Gandola, Sebastian Salom, Mauro Massarino Matthieu Lussiana e Agustin Donatti andaram abaixo da marca de Pierluigi.

Ramiro Gandola (Agem racing) fez 1min23s004 e larga em segundo. Sebastian Salom (W2V Racing) fecha a primeira fila com 1mmin23s380. Logo atrás, na segunda fila, largam o líder Mauro Passarino, Matthieu Lussiana e Agustin Donatti.

Na 1000 Evo, o melhor tempo ficou com Diego Hilel, da equipe Castrol, seguido de Manow Martins (Pioneiro Motonil Motors) e Gleidson Babinha (Motobel Brothers). Pela 1000 Light, o melhor classificado é de Thiago Fonseca (Nrt), seguido de Vinicius Gois da Equipe Castrol e Eduardo Marques da Motobel Brothers.

As GP1000 terá rodada dupla. Neste sábado (4) a Sprint tem largada prevista para 14h10, com 10 voltas e transmissão ao vivo no YouTube do MOTO1000GP. A prova principal será no domingo (5), às 15h15, com transmissão ao vivo nos canais BandSports, New Brasil, RACER Network e no YouTube do MOTO1000GP.

GP1000 - 1000 Evo e 1000 Light

Super pole
1º) Theo Manna (BMW/GP1000), Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing, 1min22s799
2º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 1min23s004
3º) Sebastian Salom (BMW/GP1000), W2V Racing, 1min23s380
4º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, 1min23s555
5º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, 1min23s794
6º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol, 1min23s932
7º) Eduardo Burr (BMW/GP1000), Prt - Burr Motorsports, 1min24s064
8º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, 1min27s156
9º) Manow Martins (Kawasaki/1000 EVO), Pioneiro Motonil Motors, sem tempo
10º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, sem tempo
Treino classificatório
11º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, 1min27s321
12º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, 1min27s896
13º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), Nrt, 1min28s952
14º) Vinicius Gois (Honda/1000 Light), Castrol, 1min29s657
15º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, 1min30s941
16º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, 1min33s261
17º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, 1min34s220
18º) Gustavo Silveira Gão (Kawasaki/GP1000), Pioneiro Motonil Motors, Sem Tempo

Daytona 660 Cup: líder, Cauã Rodrigues larga na frente em Santa Cruz do Sul

A categoria monomarca que estreou no MOTO10000GP em 2025 voltou a mostrar força no grid. Cauã Rodrigues (DRT) conquistou a pole position, cravando sua melhor volta em 1min28s526 e deixando Kaká Fumaça (Projeto P1) e o piloto da casa Hebert Pereira (W2V) em segundo e terceiro. João Fascineli e Leo Henry completam o grupo dos cinco primeiros colocados.

"Muito feliz com a primeira pole do ano e com o trabalho de toda a equipe. Foi uma Superpole diferente, saí apenas para uma volta rápida e deu certo. Amanhã a corrida promete ser muito disputada, os pilotos estão andando muito próximos e em ritmo forte. Agora é focar em montar a melhor estratégia para sair com um bom resultado", disse Rodrigues.

Na Daytona 660 Light, o melhor colocado foi Mauricio Marques, companheiro de equipe do pole position, que larga em sexto, seguido de Fabrício Zamperetti (Ipiranga Bioleve Camargo Racing) larga em sétimo e Welber Barros é décimo.

A prova da Daytona 660 Cup válida pela sexta etapa terá largada neste domingo (5), às 14h45, com 12 voltas com transmissão ao vivo pelo Youtube do MOTO1000GP. A Daytona 660 Cup é uma categoria inovadora do MOTO1000GP, desenvolvida em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil. Estreando na temporada de 2025, a competição é pioneira no mundo ao reunir exclusivamente motos do modelo Daytona 660 em um grid padronizado. A iniciativa proporciona um ambiente de alto nível técnico, ao mesmo tempo em que mantém a acessibilidade para pilotos em ascensão.

Daytona 660 CUP - Daytona 660 Light

Superpole
1º) Caua Rodrigues (Triumph/Daytona 660 Cup), Drt Racing Team, 1min28s526
2º) Kaka Fumaca (Triumph/Daytona 660 Cup), Projeto P1, 1min28s663
3º) Hebert Pereira (Triumph/Daytona 660 Cup), W2V Motosports, 1min28s706
4º) Joao Fascineli (Triumph/Daytona 660 Cup), Fascineli Racing, 1min29s066
5º) Léo Henry (Triumph/Daytona 660 Cup), Bg Race Team, 1min29s203
6º) Pedro Balla (Triumph/Daytona 660 Cup), Cajuru Racing, 1min30s018
7º) Mauricio Marques (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, 1min31s348
8º) Fabrício Zamperetti (Triumph/Daytona 660 Light), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, 1min31s388
9º) Lucas Bessa (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, 1min32s597
10º) Welber Barros (Triumph/Daytona 660 Light), Brothers Racing Team, 1min32s617
Treino classificatório
11º) Thiago Rivera (Triumph/Daytona 660 Light), Cesar Barros Racing, 1min34s909
12º) Lincoln Camilo (Triumph/Daytona 660 Light), Cajuru Racing, 1min35s474
13º) Olimpio Filho (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min35s948
14º) Tiago Crespo (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, 1min37s269
15º) Beto Mendes (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min47s683

GP600: categoria tem dobradinha da JD43HPA/M78 BLU CRU com Maier à frente

Na GP600, a equipe JD43HPA/M78 BLU CRU dominou os treinos classificatórios e fez uma dobradinha. Com tempo de 1min24s001, Humberto Maier larga na ponta, seguido de Kevin Fontainha, que marcou sua melhor volta com 1min24s429. A Triumph de Emiliano Lanceoni fechará a primeira volta. Ricieri Luvizotto é quarto e Alex Oliveira o quinto.

"É um circuito novo para todo mundo, então procurei dar bastante voltas nos treinos e focar mais no ritmo do que em uma volta rápida. Estou confiante para a corrida de amanhã. Acho que pode ser uma boa oportunidade para recuperar os pontos que perdi em Cascavel e trabalhar com inteligência", comentou Maier.

Na 600 Light, o melhor tempo foi de Leandro Pardini (PRT), seguido de Vaguiner Trindade (Cesar Barros Racing e Marcos Fortunato (Sportplus Racing). Já na 600 Master, Guto Figueiredo (PRT) é o melhor colocado, largando em décimo. Flavio Tevizan é o décimo primeiro e Paulo Foroni o décimo quarto.

A corrida da GP600 está programada para domingo (5), às 13h10, com 14 voltas e transmissão ao vivo nos canais BandSports, New Brasil, RACER Network e no YouTube do MOTO1000GP.

GP600 - 600 Light - 600 Master

Superpole
1º) Humberto Maier (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min24s001
2º) Kevin Fontainha (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min24s429
3º) Emiliano Lancioni (Triumph/GP600), Castrol, 1min26s991
4º) Ricieri Luvizotto (Triumph/GP600), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min27s209
5º) Alex Oliveira (Kawasaki/GP600), Pioneiro Motonil Motors, 1min27s318
6º) Pedro Foroni (Triumph/GP600), Genesis Race, 1min27s641
7º) Joao Fascineli (Kawasaki/GP600), Fascineli Racing, 1min27s766
8º) Ricardo Fox (Triumph/GP600), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, 1min28s928
9º) Leandro Pardini (Kawasaki/600 Light), Prt Racing Team, 1min29s365
10º) Guto Figueiredo (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min30s276
Treino classificatório
11º) Flavio Trevizan (Kawasaki/600 Master), Flávio Motos, 1min30s916
12º) Antony Mendes (Kawasaki/600 Light), W2V Racing, 1min31s220
13º) Vaguiner Trindade (Triumph/600 Light), Cesar Barros Racing, 1min31s343
14º) Paulo Foroni (Triumph/600 Master), Genesis Race, 1min33s058
15º) Marcos Kawasaki (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min34s097
16º) Marcos Fortunato (Triumph/600 Light), Sport Plus Racing, 1min34s303
17º) Di Bari (Honda/600 Light), Castrol, 1min34s440
18º) Kik Tavares (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min34s467
19º) Juan Viera (Yamaha/GP600), Bg Race Team, 1min35s484

Motul 300V Cup: Santiago Vogel larga na frente em Santa Cruz do Sul (RS)

A categoria de entrada do MOTO1000GP também teve sua Super Pole definida neste sábado. A pole posotion ficou com Santiago Vogel, da Lomeu Motors, que fechou a melhor volta do classificatório em 1min35s421. Cauã Rocha, líder do campeonato, marcou sem tempo em 1min35s428 e larga na segunda posição. Gustavo Viana, companheiro de equipe de Vogel na Lomeu Motors, fecha a primeira fila com 1min35s574.

"Estou muito emocionado por conquistar a pole. Nos treinos ficamos entre o segundo e o terceiro lugar, vínhamos analisando bastante a pista e, nessa volta, fui um pouco além do limite para conseguir esse tempo. Estou muito feliz e agradeço a todos pelo apoio", destacou o pole position.

Na 300 Master, o mais rápido foi Vladimir Correa, que larga em quarto, seguido de Junio Bereta, que larga em oitavo e Junio Nascimento em décimo. A prova da Motul 300V Cup válida pela sexta etapa terá largada neste domingo (5), às 10h30, com 12 voltas com transmissão ao vivo pelo Youtube do MOTO1000GP.

A Motul 300V Cup é a categoria de 300cc subsidiada pela multinacional francesa Motul, especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.

Motul 300V CUP - 300 Master

Superpole
1º) Santiago Vogel (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Lomeu Motors, 1min35s421
2º) Caua Rocha (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, 1min35s428
3º) Gustavo Viana (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Lomeu Motors, 1min35s574
4º) Vladimir Correa (Yamaha/300 MASTER), Não Tem, 1min36s068
5º) Alex Bernardes (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Wb Racing 016, 1min36s566
6º) Jorlan Lacerda (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min37s791
7º) Eduardo Main (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Drt Racing Team, 1min38s057
8º) Junio Bereta (Yamaha/300 MASTER), Bg Race Team, 1min38s185
9º) Helena Oregana (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Bg Race Team, 1min38s720
10º) Junio Nascimento (Yamaha/300 MASTER), Rbr Racing Team, 1min39s065
Treino classificatório
11º) Daniel Leites (Yamaha/300 MASTER), Cajuru Racing, 1min39s607
12º) Elton Azevedo (Yamaha/300 MASTER), 040 Race Team, 1min41s003
13º) Kadu Silva (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, 1min41s194
14º) Dudu Camilo (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Cajuru Racing, 1min42s711
15º) Helena Leites (Yamaha/300 MASTER), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min43s936

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial