Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: com condições climáticas instáveis gaúcho lidera treinos livres
Reportagem: Grelak Comunicação
Sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá corridas neste fim de semana no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul volta a receber o MOTO1000GP, Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, depois de uma década. Neste fim de semana, dias 4 e 5 de outubro, a cidade gaúcha sedia a sexta etapa da temporada 2025, reunindo os principais pilotos e equipes do país em um dos momentos mais aguardados do calendário.

Os primeiros treinos livres da etapa foram realizados nesta sexta-feira (3) em meio a condições climáticas instáveis. Pela manhã, a pista molhada exigiu atenção redobrada dos poucos pilotos que entraram no traçado. No fim da manhã, durante as segundas sessões de treinos de cada categoria, o tempo continuava carregado, mas a pista já estava seca. Apesar do sol ter aparecido timidamente ao longo do dia, a ausência de chuva à tarde permitiu que os pilotos acelerassem em busca de tempos mais baixos no circuito de 3.530,7 metros, reconhecido como um dos mais desafiadores do Brasil.

GP1000: Theo Manna desbanca estrangeiros e lidera treinos livres

Na GP1000, principal categoria do MOTO1000GP, o brasileiro Theo Manna colocou a BMW da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing na ponta nos treinos livres desta sexta-feira em Santa Cruz do Sul. Ele fez sua melhor volta do dia com 1min25s277, ficando 0s431 do francês Matthieu Lussiana, que pilota a Ducati da Cesar Barros Racing. Mauro Passarino, líder do campeonato que corre pela BG Race Team, foi o terceiro com 1min26s159. Agustin Donatti, da equipe Castrol, e Eduardo Burr, da PRT - Burr Motorsports, completaram os cinco melhores.

Na 1000 Evo o mais rápido foi MAnow Martins, seguido de Diego Hilel e Julio Fortunato. Já na 1000 Light o melhor tempo foi de Thiago Fonseca, Vinicius Goes foi o segundo e Eduardo Marques o terceiro.

Neste sábado (4), os treinos classificatórios da GP1000 começam às 8h40, com Q1 e Q2. Os pilotos mais rápidos voltam à pista para a Superpole às 12h20. A corrida Sprint da principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem largada marcada para às 14h10, com 10 voltas. A Superpole e a corrida Sprint terão transmissão ao vivo no YouTube do MOTO1000GP.

GP1000 - 1000 Evo - 1000 Light
(Resultado combinado das sessões de treinos livres desta sexta-feira)

1º) Theo Manna (BMW/GP1000), Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing, 1min25s277
2º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, 1min25s708
3º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, 1min26s159
4º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol, 1min26s280
5º) Eduardo Burr (BMW/GP1000), Prt - Burr Motorsports, 1min26s635
6º) Manow Martins (Kawasaki/1000 EVO), Pioneiro Motonil Motors, 1min28s242
7º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 1min28s552
8º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, 1min29s338
9º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, 1min29s960
10º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, 1min30s071
11º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, 1min30s281
12º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), Nrt, 1min30s995
13º) Gustavo Silveira Gão (Kawasaki/GP1000), Pioneiro Motonil Motors, 1min31s929
14º) Vinicius Gois (Honda/1000 Light), Castrol, 1min32s249
15º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, 1min32s605
16º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, 1min36s325
17º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, 1min36s552
18º) Sebastian Salom (BMW/GP1000), W2V Racing, 1min39s466

Daytona 660 Cup: gaúcho, Hebert Pereira lidera treinos em Santa Cruz do Sul

O tempo mais rápido do dia na Daytona 660 Cup, categoria exclusiva do MOTO1000GP com a Triumph foi do gaúcho Hebert Pereira, da W2V Racing. O piloto fechou sua melhor volta em 1min29s623, apenas 0s069 do segundo colocado, Kaká Fumaça do Projeto P1. Caua Buzo, da Pioneiro Motonil Motors, foi o terceiro com 1min30s415. João Fascilne e Caua Rodrigues completaram o grupo dos cinco melhores.

Na Daytona 660 Light o mais rápido do dia foi Maurício Marques, da DRT Racing Team, seguido de Thiago Rivera e Flavio Trevizan.A Daytona 660 Cup é uma categoria inovadora do MOTO1000GP, desenvolvida em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil. Estreando na temporada de 2025, a competição é pioneira no mundo ao reunir exclusivamente motos do modelo Daytona 660 em um grid padronizado. A iniciativa proporciona um ambiente de alto nível técnico, ao mesmo tempo em que mantém a acessibilidade para pilotos em ascensão.

Neste sábado (4), os treinos classificatórios da Daytona 660 Cup começam às 9h, com Q1 e Q2. Os pilotos mais rápidos voltam à pista para a Superpole às 13h45, que terá transmissão ao vivo no YouTube do MOTO1000GP. A corrida válida pela sexta etapa será no domingo (5) será às 14h35 com 12 voltas e terá transmissão ao vivo no Youtube do MOTO1000GP e nos canais BandSports, New Brasil e Racer Network.

Daytona 660 Cup - Daytona 660 Light
(Resultado combinado das sessões de treinos livres desta sexta-feira)

1º) Hebert Pereira (Triumph/Daytona 660 Cup), W2V Motosports, 1min29s623
2º) Kaka Fumaca (Triumph/Daytona 660 Cup), Projeto P1, 1min29s692
3º) Caua Buzo (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, 1min30s451
4º) Joao Fascineli (Triumph/Daytona 660 Cup), Fascineli Racing, 1min30s682
5º) Caua Rodrigues (Triumph/Daytona 660 Cup), Drt Racing Team, 1min30s923
6º) Pedro Balla (Triumph/Daytona 660 Cup), Cajuru Racing, 1min31s772
7º) Mauricio Marques (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, 1min32s435
8º) Fabrício Zamperetti (Triumph/Daytona 660 Light), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, 1min33s126
9º) Léo Henry (Triumph/Daytona 660 Cup), Bg Race Team, 1min34s450
10º) Thiago Rivera (Triumph/Daytona 660 Light), Cesar Barros Racing, 1min34s769
11º) Lucas Bessa (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, 1min35s082
12º) Flavio Trevizan (Triumph/Daytona 660 Light), Prt Racing Team, 1min35s275
13º) Geovani Batalha (Triumph/Daytona 660 Cup), Bg Race Team, 1min36s641
14º) Lincoln Camilo (Triumph/Daytona 660 Light), Cajuru Racing, 1min37s593
15º) Olimpio Filho (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min37s837
16º) Welber Barros (Triumph/Daytona 660 Light), Brothers Racing Team, 1min38s387
17º) Tiago Crespo (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, 1min44s075
18º) Beto Mendes (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min54s713

GP600: Humberto Maier é o melhor na sexta-feira de treinos livres

Humberto Maier, da equipe JD43HPA / M78 BLU CRU, foi o piloto da GP600 que cruzou os 3530,7 metros da pista no menor tempo: 1min25s835. Kevin Fontainha, companheiro de equipe de Maier, foi o segundo com 1min26s125, com apenas 0s290 de diferença. Ricieri Luvizotto, que ganhou a GP1000 neste circuito em 2014, levou sua Triumph ao terceiro lugar nesta sexta-feira, com 1min28s175.

Pela 600 Master Guto Figueiredo (piloto da Prt Racing Team) foi o melhor colocado com 1min31s163, ocupando a sétima colocação geral. Seus companheiros de equipe Flavio Trevizan e Marcos Kawasaki foram segundo e terceiro na subcategoria. Pela 600 Light, Leandro Pardini fez o melhor tempo com 1min32s508, sendo o nono na geral. Antony Mendes e Vaguiner Trindade fecharam os três melhores da classe.

Neste sábado (4), os treinos classificatórios da GP600 começam às 8h20, com Q1 e Q2. Os pilotos mais rápidos voltam à pista para a Superpole às 13h30. A corrida válida pela sexta etapa será no domingo (5) às 13h10 com 14 voltas. A Superpole e a corrida terão transmissão ao vivo no YouTube do MOTO1000GP.

GP600 - 600 Light - 600 Master
(Resultado combinado das sessões de treinos livres desta sexta-feira)

1º) Humberto Maier (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min25s835
2º) Kevin Fontainha (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min26s125
3º) Ricieri Luvizotto (Triumph/GP600), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min28s175
4º) Emiliano Lancioni (Triumph/GP600), Castrol, 1min29s930
5º) Joao Fascineli (Kawasaki/GP600), Fascineli Racing, 1min30s608
6º) Alex Oliveira (Kawasaki/GP600), Pioneiro Motonil Motors, 1min30s636
7º) Guto Figueiredo (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min31s163
8º) Pedro Foroni (Triumph/GP600), Genesis Race, 1min31s849
9º) Leandro Pardini (Kawasaki/600 Light), Prt Racing Team, 1min32s508
10º) Antony Mendes (Kawasaki/600 Light), W2V Racing, 1min32s704
11º) Vaguiner Trindade (Triumph/600 Light), Cesar Barros Racing, 1min32s934
12º) Di Bari (Honda/600 Light), Castrol, 1min34s597
13º) Flavio Trevizan (Kawasaki/600 Master), Flávio Motos, 1min35s002
14º) Marcos Kawasaki (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min35s508
15º) Paulo Foroni (Triumph/600 Master), Genesis Race, 1min37s965
16º) Marcos Fortunato (Triumph/600 Light), Sport Plus Racing, 1min38s735
17º) Kik Tavares (Kawasaki/600 Master), Prt Racing Team, 1min39s833
18º) Juan Viera (Yamaha/GP600), Bg Race Team, 2min03s349

Motul 300V Cup: líder, Cauã Rocha é mais rápido do dia

Na Motul 300V Cup, categoria de formação do MOTO1000GP o tempo mais rápido do dia ficou com Cauã Rocha, da 040 Race Team. Ele, que é líder do campeonato da GP300, fez seu melhor tempo em 1min36s297, durante o terceiro treino livre. Rocha também liderou a primeira sessão do dia, com pista molhada

Santiago Vogel, da equipe Lomeu Sports foi o segundo com 1min36s818. Alex Bernardes completou o trio dos três mais rápidos do dia com 1min37s666. Pela 300 Master, Vladimir Correa, líder da subcategoria e segundo colocado na classificação geral foi primeiro, ficando com a quarto melhor tempo geral ao comprar o traçado em 1min38s157.

Motul 300V Cup - 300 Master
(Resultado combinado das sessões de treinos livres desta sexta-feira)

1º) Caua Rocha (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, 1min36s297
2º) Santiago Vogel (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Lomeu Motors, 1min36s818
3º) Alex Bernardes (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Wb Racing 016, 1min37s666
4º) Vladimir Correa (Yamaha/300 MASTER), Não Tem, 1min38s157
5º) Eduardo Main (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Drt Racing Team, 1min38s165
6º) Gustavo Viana (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Lomeu Motors, 1min38s264
7º) Junio Bereta (Yamaha/300 MASTER), Bg Race Team, 1min38s978
8º) Jorlan Lacerda (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min39s186
9º) Kadu Silva (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, 1min41s032
10º) Junio Nascimento (Yamaha/300 MASTER), Rbr Racing Team, 1min41s076
11º) Helena Oregana (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Bg Race Team, 1min41s864
12º) Daniel Leites (Yamaha/300 MASTER), Cajuru Racing, 1min42s358
13º) Elton Azevedo (Yamaha/300 MASTER), 040 Race Team, 1min43s857
14º) Dudu Camilo (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Cajuru Racing, 1min45s026
15º) Helena Leites (Yamaha/300 MASTER), Luvizotto Racing Team Bcr, 1min46s514

Neste sábado (4), os treinos classificatórios da Motul 300V Cup começam às 8h00, com Q1 e Q2. Os pilotos mais rápidos voltam à pista para a Superpole às 13h15. A corrida válida pela sexta etapa será no domingo (5) às 10h30 com 12 voltas. A Superpole e a corrida terão transmissão ao vivo no YouTube do MOTO1000GP. A Motul 300V Cup é a categoria de 300cc subsidiada pela multinacional francesa Motul, especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.

Ingressos e credenciais

Todos os ingressos VIP já estão esgotados, mas ainda há opções disponíveis para o público acompanhar de perto o clima do paddock. As credenciais Paddock, que incluem um boné oficial da competição, custam R$80,00 por pessoa. Já a versão Paddock Promo, sem o boné, pode ser adquirida por R$60,00. Em ambos os casos, o estacionamento para carros e motos é gratuito (sem seguro).

Para quem busca uma experiência mais imersiva, o espaço de camping na área externa, com acesso pelo Portão 1 (Cavalo), estará liberado a partir de quinta-feira, 2 de outubro. O público poderá montar suas barracas, levar churrasqueiras, alimentos e bebidas, com ingressos a partir de R$15,00 por pessoa. O estacionamento para carros e motos também é gratuito (sem seguro).

Os ingressos para a etapa do MOTO1000GP em Santa Cruz do Sul estão disponíveis no Sympla, com opções para diferentes experiências a partir de R$15,00. A compra antecipada da credencial Club GP Paddock garante um boné oficial do MOTO1000GP. Também está à venda o Combo Família, que inclui quatro credenciais com preços promocionais, ideais para grupos que desejam curtir o evento com mais economia.

Club GP Paddock: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.

Paddock Promo: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.

Ingresso Arquibancada: opção mais acessível para curtir as corridas nas arquibancadas do autódromo.

O evento oferece estacionamento gratuito (sem seguro) para carros e motos em todas as categorias de ingresso.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial