Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Motul 300V Cup manutenção preventiva e troca óleo em Sta Cruz
Reportagem: Néctar Comunicação
Pilotos da categoria de 300cc, notável pelo equilíbrio entre as motos, terão novo lubrificante na sexta etapa do Moto1000GP.

Na etapa de Santa Cruz do Sul do Moto1000GP, a sexta da temporada de 2025, será realizada a segunda manutenção programada nas motos da Motul 300V Cup, categoria de 300cc que integra o grid do Moto1000GP. A manutenção, que inclui a troca do óleo Motul 300V, será supervisionada pela equipe técnica da organização e o time de especialistas da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia que patrocina a categoria.

Após os treinos livres de sexta-feira (3), as motos passarão pela troca do óleo Motul 300V, produto topo de linha da Motul, que dá nome à categoria. O óleo retirado das máquinas passa por uma análise que, em conjunto com a observação do desempenho ao longo das etapas, traz dados importantes para as equipes de motorsport e de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

"A troca do óleo é realizada a cada três etapas na Motul 300V Cup em caráter preventivo”, afirma Caio Freitas, especialista de produtos da Motul. “Mesmo que a coleta das amostras comprove que o lubrificante ainda mantém as propriedades que garantem proteção e desempenho durante o intervalo estipulado, a padronização das trocas a cada três etapas garante o acompanhamento periódico da saúde das motos da categoria”.

“Analisar o óleo retirado das motos é como fazer um ‘exame de sangue’ da categoria. Pelo lubrificante, é possível apontar ou até antecipar um possível problema mecânico. Além disso, os dados coletados são utilizados em relatórios de desempenho visando o aperfeiçoamento da linha e até o desenvolvimento de novos produtos. Na prática, a Motul 300V Cup é um verdadeiro laboratório de testes dos nossos produtos”, finaliza Caio.

Ao contrário da maioria das categorias do motorsport, todas as motos da Motul 300V Cup são idênticas, do modelo Yamaha YZF-R3. Pilotos e equipes são responsáveis pela manutenção entre etapas, porém partes importantes como o filtro de óleo, o bujão do cárter e o módulo de injeção de combustível são lacrados para impedir alterações fora do regulamento. Durante a manutenção programada, técnicos do Moto1000GP e da Motul acompanham o processo de deslacre, troca de óleo e aplicação do novo lacre.

Com a paridade garantida entre todas as motos do grid, a Motul 300V Cup tem sido palco de corridas disputadas, definidas nos últimos metros. Das quatro provas disputadas até o momento, apenas uma foi decidida por mais de 5 segundos. Exemplo desse equilíbrio foi a terceira etapa, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em que os quatro primeiros colocados ficaram separados por menos de um décimo de segundo.

Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Tour de France, UCI, Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, entre outros.

Além da rede de distribuidores Motul espalhada pelo Brasil, é possível adquirir os produtos da companhia nas lojas oficiais da marca no Mercado Livre e na Shopee.

Notícias

Página inicial