Motor On Line
Notícias-

Rally: temporada 2025 será decidida no da Croácia
Reportagem: Néctar Comunicação

O Rali da Croácia retorna ao calendário do Campeonato Europeu de Rali da FIA (ERC) após quatro anos no Mundial, prometendo um retorno memorável. Como última etapa da temporada, será a prova decisiva para a atribuição dos títulos.

Os holofotes estão voltados para o campeonato de pilotos, onde dois competidores equipados com pneus Pirelli seguem na luta: Jon Armstrong, vencedor do Rali de Ceredigion ao volante de um Ford Fiesta, e Andrea Mabellini, com um Škoda Fabia. A Pirelli também tem dois representantes na disputa pelo título do Rally3: Tymek Abramowski e Hubert Kowalczyk, ambos em Ford Fiesta.

Ao todo, 59 equipes estarão na largada, enfrentando 172,36 quilômetros cronometrados, divididos em 10 especiais. No sábado, 4 de outubro, ocorrem seis trechos, enquanto no domingo, 5 de outubro, os outros quatro.

As especiais em torno de Zagreb trazem inúmeros desafios. Um fator importante é a grande variação nas características das superfícies das estradas. De modo geral, são trechos escorregadios, com diferenças marcantes de aderência entre uma especial e outra. Além disso, os percursos são rápidos, mas muitas vezes estreitos, e o asfalto tende a se degradar a cada carro que passa. A ameaça constante da chuva não pode ser subestimada, já que pode ser tanto intermitente quanto torrencial.

"Foi um campeonato disputado e emocionante até aqui, e espero nada menos do que isso nesta última e decisiva etapa", comentou Terenzio Testoni, gerente de atividades de rali da Pirelli. "Independentemente do resultado, já temos algumas certezas importantes: ao longo da temporada, voltamos a demonstrar a confiabilidade e as características de performance do nosso produto, além de recebermos grande reconhecimento pelo serviço que oferecemos aos nossos pilotos durante os eventos."

A Pirelli fornecerá às suas equipes pneus da linha P Zero nas versões dura (RA5B), média (RA7E) e macia (RA7+C). Caso chova, estará disponível o novo Cinturato RWD, introduzido pela Pirelli especialmente para este evento, usando a 'carta curinga' que – de acordo com o regulamento – os fabricantes de pneus podem utilizar uma vez por temporada. O RWD foi desenvolvido para otimizar a performance em condições de piso molhado, mesmo nas temperaturas baixas a médias previstas para a Croácia no fim de semana da prova.

Notícias

Página inicial