Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Santa Cruz se destaca no calendário com circuito técnico
Reportagem: Grelak Comunicação
Barreiras de defesa de ar, amplas áreas de escape e traçado desafiador garantem proteção e desempenho aos pilotos na 6ª etapa do Moto1000GP.

O MOTO1000GP retorna ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul nos dias 4 e 5 de outubro, marcando o reencontro do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade com uma das pistas mais completas do calendário. O circuito, que foi recentemente revitalizado, combina infraestrutura completa, desafios técnicos e acolhimento ao público e às equipes. Serão três dias de atividades de pista, reunindo sete categorias da principal categoria da motovelocidade nacional no retorno ao Rio Grande do Sul.

"É com grande alegria que o MOTO1000GP retorna ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O retorno de Santa Cruz do Sul ao calendário nacional é extremamente importante, não só para o Campeonato Brasileiro, mas também para a motovelocidade gaúcha, pois fomenta o esporte na região, em um local preparado para isso, com uma excelente estrutura, em uma cidade que acolhe de forma ímpar pilotos, equipes e os apaixonados pela motovelocidade", avalia Marcus Vinicius Tucano, diretor de provas do MOTO1000GP.

Localizada na região central do Rio Grande do Sul, a cidade inaugurou o autódromo em 2005. O traçado tem 3.531 metros, incluindo uma longa reta e 14 curvas que combinam trechos em subida e descida, sendo reconhecido pela exigência técnica e pelos desafios constantes aos pilotos. No ano em que completou 20 anos, o complexo passou por obras de revitalização, com recapeamento total da pista e do pit lane, incluindo fresagem com nivelamento eletrônico, limpeza com jato de ar comprimido e aplicação de asfalto de alta performance. Além disso, a infraestrutura geral do complexo foi renovada, com reformas em banheiros, pintura das estruturas e sinalização da pista.

Sobre o circuito, Tucano reforça a característica desafiadora da pista. "O autódromo, desde sua concepção no início da década de 2000, foi pensado para motos. São 14 curvas com variados tipos de raio, que permitem ao piloto mostrar toda sua técnica e habilidade. Com áreas de escape bem dimensionadas, proporciona muita segurança aos competidores."

Para potencializar ainda mais a segurança, serão instalados 380 metros de barreiras de defesa de ar do tipo Duplo A, o mais alto nível avaliado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O equipamento absorve o impacto de moto e piloto em caso de acidentes, como quedas ou saídas de pista. A instalação seguirá rigorosamente as orientações da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), garantindo proteção máxima nos pontos críticos do traçado.

Ingressos e credenciais

Os ingressos para a etapa do MOTO1000GP em Santa Cruz do Sul já estão disponíveis no Sympla, com opções para diferentes experiências a partir de R$15,00. A compra antecipada das credenciais Club GP VIP e Club GP Paddock garante um boné oficial do MOTO1000GP. Também estão à venda os Combos Família, que incluem quatro credenciais com preços promocionais, ideais para grupos que desejam curtir o evento com mais economia.

Club GP VIP: acesso exclusivo a uma área privilegiada acima dos boxes, com coquetel e bebidas disponíveis no domingo em horário estabelecido.

Club GP Paddock: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.

Paddock Promo: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.

Ingresso Arquibancada: opção mais acessível para curtir as corridas nas arquibancadas do autódromo.

O evento oferece estacionamento gratuito (sem seguro) para carros e motos em todas as categorias de ingresso.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial