Motor On Line
Notícias-

Kart: João Francisco fica no top10 da F4 Júnior na Copa SP Light
Reportagem: Kako Marques
Foto: Diego Tartalho
KMCom
Mesmo com as dificuldades, Sorocabano mostrou determinação na pista da V11 Arena e se mantém na briga pelo topo em sua categoria.

Com determinação, foco e muita garra, o sorocabano João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / OMAST Medicina Especializada / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Giulliano Forcolin) ficou no Top 10 da categoria F4 Júnior, uma das mais concorridas da Copa São Paulo Light de Kart. O resultado veio após um fim de semana repleto de desafios técnicos, mas que demonstrou a capacidade do piloto.

Neste fim de semana, João disputou a oitava etapa da competição na temporada de 2025, realizada na V11 Arena, em Arujá, na Grande São Paulo. A pista, recém-inaugurada, recebeu os principais talentos do kartismo nacional em mais uma etapa do Paulista Light, o regional mais importante do país.

Durante todo o fim de semana, João trabalhou com sua equipe para melhor desempenho, mesmo o rendimento dos motores longe do esperado. Enfrentando dificuldades que comprometeram seu desempenho desde os treinos livres, ainda assim, o piloto lutou para se posicionar na sexta fila de sua categoria durante a tomada de tempos da sexta-feira (19).

"Não estava tendo potência na subida e na entrada da reta, o que dificultou bastante minha classificação. Mas vou tentar buscar o melhor resultado possível nas baterias", comentou João.

No sábado (20), o piloto do kart número 11 fez uma excelente prova de recuperação na primeira bateria, sendo sempre consistente a cada volta e fechando a corrida na quinta colocação. No entanto, os comissários detectaram o desarme do painel frontal e, com cinco segundos acrescidos ao tempo final, João Francisco ficou com o oitavo lugar.

Na segunda corrida do dia, o sorocabano demonstrou reflexos apurados ao se livrar de um acidente, na primeira volta, quando um adversário rodou e ficou posicionado de frente para ele na pista. João foi obrigado a passar pelo lado externo do traçado para evitar a colisão.

Em uma nova demonstração de recuperação, saiu da última posição para um espetacular nono lugar. Porém, novamente houve o desarme do painel frontal, situação que João Francisco acredita ter ocorrido no momento em que precisou sair da trajetória ideal.

"Foi uma etapa bem complicada para mim. Muitos toques durante o fim de semana e na segunda bateria me livrei de um acidente, tirando o kart para fora da pista. Acho que os toques na terra desarmaram o painel, mas não dá para saber direito", explicou o piloto.

Na soma das duas baterias, João ficou no Top 10 da F4 Júnior e mantém firme a esperança de continuar na briga pelo título da categoria. O resultado, mesmo com as adversidades enfrentadas, consolida sua posição entre os principais competidores da temporada.

A nona e penúltima etapa da Copa São Paulo Light será novamente na pista da V11 Arena, no próximo dia 18 de outubro. Antes disso, no dia 11 de outubro, João Francisco volta ao traçado de Arujá para disputar a oitava etapa da V11 Cup.

Notícias

Página inicial