Motor On Line
Notícias-

Kart: Forte no pódio do Paulista Light na Mirim Rookie apesar dos desafios
Reportagem: Kako Marques
Foto: Eni Alves
KMCom
Piloto paulista conquista pole position na Copa São Paulo Light, mas problemas de potência comprometem resultado final na V11 Arena.

Foi um fim de semana de muitos desafios para o paulista Ricardo Forte (Equipe: Forcolin Racing / Coach: Giulliano Forcolin), que entrou na pista pela oitava etapa da Copa São Paulo Light. O piloto chegou determinado a mostrar sua velocidade na recém-inaugurada instalação, mas acabou enfrentando dificuldades técnicas que impediram um resultado mais expressivo.

As corridas de sábado (20) foram disputadas na pista da V11 Arena, em Arujá, Alto Tietê. O novo traçado ofereceu um cenário inédito para muitos competidores da principal categoria regional de kart do Brasil, proporcionando novos desafios técnicos e estratégicos.

Forte, que chegou para esta etapa entre os líderes da categoria Mirim Rookie e dentro do Top 10 na classificação geral da Mirim, queria chegar ao topo da tabela. Sua posição no campeonato alimentava as expectativas de uma performance de destaque nesta nova etapa da competição.

"Eu estreei nesta pista na etapa da V11 Cup na semana passada e quero repetir os bons resultados que consegui", declarou Forte.

Parecia que o desejo de Ricardo seria realizado e teria um final perfeito, já que na tomada de tempo ele garantiu a marca de 56seg267, que o colocou na pole position entre os estreantes e na primeira fila no geral. O tempo conquistado mostrava que tanto o piloto quanto o equipamento estavam bem ajustados para as condições da pista.

Na largada da primeira bateria de sua categoria, no entanto, Ricardo Forte teve uma briga intensa por posições, acabou caindo para o quinto lugar e sem o rendimento esperado, acabou perdendo outras colocações no decorrer da prova, completando as treze voltas em nono na geral da Mirim e sexto na Rookie.

Na sequência da programação do Paulista Light, o piloto que estava com o número 161 em seu kart partiu para a segunda corrida do dia. Ricardo conseguiu se manter em nono na bandeira verde, mas a falta de potência em seu equipamento o fazia perder velocidade na subida antes da reta e na própria reta principal, sem condições de alcançar os líderes do pelotão e fechando a prova na quinta colocação entre os estreantes. Ainda assim recebeu o troféu de sexto colocado da etapa no pódio.

"O kart estava muito bom na tomada de tempo, consegui fazer uma volta bem rápida, mas nas corridas ele não conseguia ter velocidade nas retas", explicou o piloto paulista.

A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart será no dia 18 de outubro, na nona e penúltima prova da temporada de 2025. Forte terá nova oportunidade de buscar o resultado que não veio em Arujá, mantendo suas chances de título na categoria Mirim Rookie bem vivas para a reta final do campeonato.

Antes disso, Forte terá compromissos importantes, como defender a liderança de sua categoria na quarta etapa da RKS - Race Kart Sport - no próximo fim de semana, na pista de Aldeia da Serra, em Barueri. Após isso, o piloto paulista embarca para os Estados Unidos, onde começa sua experiência no automobilismo internacional, em Orlando, no estado da Flórida.

Notícias

Página inicial