Motor On Line
Notícias-

Reis pega elevador e sobe ao top-50 de ranking mundial com vitória em El Pinar
Reportagem: S. Di Pardo / R. Siqueira / F. Silva
Imprensa TCR South America Banco BRB

O desfecho da etapa de El Pinar, no Uruguai, válido pelo sexto fim de semana da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB, representou o retorno de Raphael Reis ao topo do pódio depois de quase um ano. Um dos pilotos que mais pontuou no Autódromo Victor Borrat Fabini (52 tentos), o brasiliense da W2 ProGP escalou o pelotão no TCR World Ranking, avançou sete posições e voltou ao top-50 mundial do conceito, ocupando agora o 44º posto.

Campeão do TCR South America Banco BRB em 2025, o argentino Ignacio Montenegro é uma das novidades na lista dos dez primeiros do ranking mundial. Agora em ação no Kumho FIA TCR World Tour, 'Nacho' vem de seu primeiro pódio no campeonato, com o terceiro lugar na Corrida 2 em Vila Real, Portugal, e ocupa agora o décimo lugar no ranking. 'Nacho' também foi beneficiado pela perda de pontos do tcheco Adam Kout nesta semana.

Ainda entre os sul-americanos, destaque para o uruguaio Juan Manuel Casella. Atual vice-campeão do TCR South America Banco BRB, o piloto voltou à categoria correndo em casa no último fim de semana, em El Pinar, e com os pontos somados na etapa subiu dez posições, ocupando agora o 17º posto.

Quem também cresceu bastante no ranking mundial foi o tcheco Martin Kadlečík, que conquistou sua segunda vitória na temporada 2025 do TCR Eastern Europe (TCR Leste Europeu), no circuito de Most, e avançou 21 posições na relação para chegar ao 60º lugar. Da Letônia, Ivars Vallers foi outro que 'pegou o elevador' e subiu dez posições para chegar ao 83º lugar nesta semana depois de ter somado dois top-5 em Most com o Audi da LV Racing.

De volta ao cenário sul-americano, os uruguaios Carlos Silva e Joaquín Cafaro figuram no ranking. O experiente piloto, que está inscrito também na Copa Trophy, está agora em 416º na relação global, enquanto o joven, que fez as etapas de Mercedes e El Pinar, é o 352º. Menção também ao chileno Benjamín Hites, que fez sua estreia no TCR South America Banco BRB no último fim de semana, conquistou o primeiro pódio do país na categoría e ocupa o 335º posto.

Em contrapartida, Pedro Cardoso perdeu posições relevantes no ranking mundial. Atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB, o piloto da PMO Racing tinha muitos pontos a defender depois da jornada perfeita em El Pinar no ano passado, quando conquistou a pole position e as duas vitórias em jogo. Mesmo com um terceiro e um quarto lugares no último fim de semana, o brasiliense perdeu oito posições e agora é o 28º do ranking.

O número 1 do ranking mundial do TCR segue sendo o sueco Thed Björk, em relação que tem o argentino Esteban Guerrieri em segundo, à frente do francés Yann Ehrlacher. O chinês Jazon Zhang Zhi Qiang é um dos grandes nomes da lista, em quarto lugar, enquanto o uruguaio Santiago Urrutia completa a relação dos cinco primeiros colocados.

O TCR South America Banco BRB entra agora na reta final da temporada 2025 com quatro etapas em solo brasileiro, a começar pela jornada marcada para os días 16 e 17 de agosto no Circuito dos Cristais, em Curvelo, em fim de semana válido também pela abertura do terceiro campeonato da história do TCR Brasil Banco BRB.

As posições dos pilotos do TCR South America Banco BRB no TCR World Ranking

16. Leonel Pernía (ARG)
17. Juan Manuel Casella (URU)
26. Juan Ángel Rosso (ARG)
28. Pedro Cardoso (BRA)
44. Raphael Reis (BRA)
51. Fabián Yannantuoni (ARG)
67. Fabricio Pezzini (ARG)
108. Luis Rámirez (PAN)
118. Nelson Piquet Jr. (BRA)
167. Tiago Pernía (USA)
194. Mariano Pernía (ARG)
234. Adrián Chiriano (ARG)
244. Genaro Rasetto (ARG)
271. Maria Nienkötter (BRA)
294. Enzo Gianfratti (BRA)
335. Benjamín Hítes (CHI)
352. Joaquín Cafaro (URU)
416. Carlos Silva (URU)
524. Tomás Fernández (ARG)

Notícias

Página inicial