Motor On Line
Notícias-

Bandeira vermelha / saiba os significados das sinalizações da Fórmula E
Reportagem: Eugenio Augusto Brito
Foto: Divulgação
Textual Comunicação
Que tal atualizar seus conhecimentos sobre Fórmula E? Vamos lembrar dos significados das bandeiras do automobilismo.

Ao assistir a uma corrida de automobilismo, você frequentemente verá bandeiras sendo acenadas para os pilotos na lateral do circuito. Vermelha, amarela, azul, verde ou branca, há muitas opções - mas o que todas elas significam? Aqui está um guia prático para ajudar você ao assistir ao Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Bandeira vermelha

Se isso for mostrado, significa que a sessão foi suspensa e para temporariamente. Os pilotos devem reduzir imediatamente a velocidade para 50 km/h e prosseguir lentamente de volta para o pit lane e para a garagem, e todos os carros abandonados na pista serão removidos para um local seguro. Há outros motivos para uma bandeira vermelha também, como mau tempo ou danos a uma barreira que exija tempo e acesso para consertar.

De acordo a determinação da direção de prova, pode haver mudança, como o uso do Safety Car para organizar uma relargada em movimento, mas o procedimento após a bandeira vermelha costuma ser relargada do grid, nas posições estabelecidas antes da interrupção.

Bandeira Amarela

Isso pode ter dois significados, mas essencialmente há um perigo que está se aproximando em breve. Pode ser que alguém tenha parado seu carro de corrida, haja detritos no circuito ou que tenha ocorrido um incidente. Obviamente, isso cria condições de pista inseguras, então espera-se que os pilotos reduzam sua velocidade significativamente e estejam preparados para mudar sua posição para evitar o risco ou estejam prontos para parar completamente.

Bandeira amarela acenada uma vez – um piloto deve estar preparado para mudar de direção, diminuir a velocidade e provar que reduziu a velocidade durante os setores relevantes. Normalmente, isso significa que um incidente ocorreu fora ou parcialmente dentro do circuito.

Bandeira amarela dupla – um piloto deve estar pronto para mudar de direção ou parar, pois há um perigo bloqueando parcial ou completamente a pista. Isso também pode ser usado se houver fiscais ou trabalhadores de emergência na pista. Se isso for mostrado em qualquer sessão de treinos livres ou qualificação, os pilotos devem abandonar seu tempo de volta.

Bandeira Azul

Ser mostrado uma bandeira azul é provavelmente a última coisa que você quer ver, pois está sendo informado de que há um carro mais rápido vindo atrás e você precisa sair do caminho. Normalmente, isso é usado quando você está sendo ultrapassado, mostrado na saída do pit para avisar aqueles que estão saindo do pit lane que outros carros estão se aproximando na pista ou durante os treinos e a qualificação para dizer que há um carro mais rápido se aproximando.

Bandeira Branca

Elas são exibidas quando há um carro se aproximando lentamente. Isso pode ser porque um piloto está saindo do caminho durante a qualificação porque não está em uma volta rápida, ou se o carro de alguém está com problemas e não consegue atingir velocidades normais - por danos ou falha mecânica.

Bandeira preta

Esta é uma bandeira muito rara, não apenas na Fórmula E, mas no automobilismo em geral. Se um piloto ou equipe receber uma bandeira preta, eles foram desclassificados. Ela é mostrada ao lado do número do piloto, que deve retornar ao pit lane imediatamente e se aposentar do E-Prix. Ela só foi mostrada uma vez nos 10 anos de história da Fórmula E, e foi para Lucas di Grassi durante o E-Prix de Londres de 2021 por uma infração de procedimento do Safety Car. Normalmente, isso será mostrado se um piloto estiver dirigindo muito perigosamente ou violando os regulamentos.

Bandeira listrada vermelha e amarela

Exibida aos pilotos quando a superfície da pista é diferente do normal. A bandeira listrada vermelha e amarela é frequentemente exibida se houver fluidos na pista, ou pode ser sujeira, poeira ou cascalho levantados de uma área de escoamento. Também pode ser exibida para pedaços de detritos, como um pedaço da asa dianteira no meio do circuito. Devido à posição dos assentos dos carros de Fórmula E serem tão baixos em relação ao solo, às vezes esses perigos podem ser difíceis de detectar, então essas bandeiras ajudam a tornar as coisas mais fáceis.

Bandeira do Círculo Preto e Laranja

Muitas vezes chamada de "bandeira de almôndega" por sua aparência incomum, essa bandeira tem uma base preta e um círculo laranja centralizado. Se isso for mostrado a um piloto, significa que ele precisa retornar ao pit lane e trocar uma parte do carro, pois é considerado muito perigoso estar na pista. Um piloto pode ter sofrido danos durante uma batalha e uma placa de extremidade da asa dianteira está pendurada - a FIA interviria e mostraria essa bandeira para dizer a eles para trocar a asa dianteira como uma medida de segurança para eles e os outros competidores.

Bandeira preta e branca

Você se portou mal, recebe esta bandeira. O padrão diagonal, com um lado preto e o outro branco, é dado a pilotos que fizeram parte de comportamento anti-esportivo que foi anotado pelo Controle de Corrida. Os limites da pista são um bom exemplo disso, e se um piloto os viola mais de três vezes em uma distância de corrida, ele recebe uma bandeira preta e branca. No entanto, se ele ultrapassar os limites da pista novamente, ele recebe uma penalidade por não levar isso a sério.

Bandeira Verde

É isso que os pilotos querem ver. Isso significa que podemos correr, sem perigos no circuito ou ao redor dele. Correndo direto na velocidade máxima – o que eles fazem de melhor! Isso também pode ser mostrado depois que os pilotos passam por uma bandeira amarela, para que eles saibam que o risco está atrás deles.

Bandeira quadriculada preta e branca

Se isso for acenado, sinaliza o fim da sessão. Seja treino livre, qualificação ou a corrida em si. Tornou-se um símbolo tão icônico do automobilismo.

Carros de Segurança e Bandeira Amarela em todo o Circuito (Full Curse Yellow)

Se o pelotão precisar ser fechado ou desacelerado, para talvez recuperar um carro da lateral do circuito, o Controle de Corrida pode implantar um Safety Car. O Safety Car deve ser usado pelo menos até que o líder esteja atrás dele e todos os carros restantes estejam alinhados atrás dele. Uma vez atrás do Safety Car, todos os carros devem se manter a 10 comprimentos de carro um do outro e o líder da Corrida deve se manter a 10 comprimentos de carro do Safety Car.

O SC atual é um Porsche Taycan Turbo GT, que não só parece incrível, mas também serve a um propósito vital. Estando à frente de todo o grid, o Safety Car precisa ser rápido, visível e seguir um alto padrão de segurança para garantir que seja capaz de guiar o grupo corretamente. Cada volta completada enquanto o Safety Car estiver implantado será contada como uma volta de corrida.

Em alguns casos, o Safety Car físico não precisa ser acionado e equipes e pilotos instantâneos recebem um Full Course Yellow, geralmente abreviado para FCY. Quando os painéis e bandeiras FCY são mostrados na pista, todos os carros devem reduzir a velocidade imediatamente. O tempo máximo para reduzir a velocidade para 50 km/h é de cinco segundos. Uma vez sob FCY, os carros reduzirão a velocidade para 50 km/h, em fila única, e manterão sua distância do carro da frente e do carro de trás. A velocidade será controlada pelo Controle de Corrida e haverá uma contagem regressiva de cinco segundos do FCY ​​de volta à Bandeira Verde.

Assim que a mensagem for exibida, todos os carros devem reduzir a velocidade imediatamente. Todos os postos de marechais exibirão uma bandeira amarela acenada e um quadro com a indicação FCY. Qualquer carro que estiver sendo conduzido desnecessariamente devagar ou perigosamente durante esse tempo será reportado aos comissários.

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Sobre a Experiência FIA Girls on Track na Temporada 11:

Para a Temporada 11, o programa tem como objetivo chegar a um número ainda maior de jovens mulheres em todos os locais de prova, apoiando a crescente procura feminina por oportunidades e dando apoio para que sigam carreira no automobilismo. Os eventos serão realizados em colaboração com as comunidades locais, aproveitando experiência e relacionamentos de cada área. Isto se alinha com a abordagem de impacto social mais amplo da Fórmula E, que consiste em envolver as comunidades locais de cada local de corrida.

Além das 120 jovens que participam em visitas aos bastidores e workshops na véspera de cada corrida, 50 jovens terão acesso exclusivo ao espaço FIA Girls on Track na Fan Village nos dias de corrida, juntamente com a opção de assistir a palestras inspiradoras sobre carreiras, conduzidas por mulheres do ecossistema da Fórmula E, ajudando com orientação e aconselhamento para funções variadas em engenharia, tecnologia, condução, gestão de equipes, sustentabilidade, meios de comunicação e marketing.

Outras atividades oferecidas no programa incluem:

Novo boletim informativo da comunidade FIA Girls on Track para manter as participantes envolvidas no programa em todo o mundo, durante todo o ano.

Uma área centralizada de recursos para conectar as participantes aos principais grupos e acionistas do mercado, Associações Esportivas Nacionais, grupos comunitários e oportunidades de aprendizagem.

O programa FIA Girls on Track é orgulhosamente apoiado pela Hankook (Parceiro de Apresentação), ABB (Parceiro Principal) e FortescueZero (Parceiro Oficial).

Notícias

Página inicial