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Motovelocidade: Pirelli no Catar para estreia na Moto2 e Moto3
Reportagem: Néctar Comunicação
Entre os desafios que os pneus Pirelli enfrentarão em Lusail estão sobretudo o novo asfalto e a possível presença de areia na pista.

No próximo fim de semana, o Circuito Internacional de Lusail, no Catar, receberá o primeiro GP da 75ª temporada da principal categoria do motociclismo mundial. O evento marcará também a estreia da Pirelli como fornecedora oficial e exclusiva de pneus para as classes Moto2 e Moto3.

A Pirelli disponibilizará sua linha de pneus DIABLO Superbike slick e DIABLO Rain wet para ambas as classes, de acordo com sua filosofia "Vendemos o que corremos, corremos o que vendemos", que prevê o uso não de protótipos, mas de pneus padrão que podem ser comprados por todos os motociclistas.

Lusail é um circuito que esconde vários desafios para os pneus, devido à presença de areia vinda do deserto e às mudanças de temperatura, além de uma nova camada asfáltica desde 2023. A Pirelli vai enfrentá-los contando com a alocação padrão planejada para 2024 para as duas classes, com a adição de uma solução de desenvolvimento traseiro dedicada apenas aos pilotos da Moto3.

Giorgio Barbier - Motorcycle Racing Director

Nossa aventura na Moto2 e Moto3 começa sob os holofotes do Catar

“Lusail é um circuito que conhecemos bem porque corremos lá com o Campeonato Mundial de Superbike e a Fórmula 1. Uma pista muito rápida com a reta mais longa entre os circuitos do calendário do Campeonato Mundial. A amplitude térmica entre as sessões no início e no final do dia e, sobretudo, a areia que muitas vezes é depositada na pista pelo vento, têm sempre um impacto significativo no desgaste dos pneus e implicam maior dificuldade na gestão das pressões. A areia torna o asfalto muito escorregadio, e isso muitas vezes resulta em granulação e degradação térmica acentuada.

Precisamente com o objetivo de limpar a pista, nas primeiras sessões do fim de semana será recomendado aos pilotos fazerem as curvas com raios constantes, tentando gerir melhor o desgaste dos pneus e provavelmente usando soluções mais duras, razão pela qual para os pilotos de Moto3 também trouxemos um desenvolvimento traseiro mais protegido ao desgaste. A evolução da pista é geralmente boa, mas da noite para o dia há sempre o risco de que o vento possa depositar areia nova, limitando os benefícios da borracha acumulada na pista.

Além disso, no ano passado o circuito foi completamente reasfaltado: esta é certamente a principal incógnita para nós. Estamos cientes de que o novo asfalto é bastante agressivo com os pneus. Os pilotos já correram aqui em 2023, mas não neste período do ano, portanto, os dados disponíveis para nós são limitados. De qualquer forma, os testes realizados em Valência e Jerez trouxeram um feedback muito positivo, por isso estamos confiantes de que podemos fazer uma boa temporada."

Keep An Eye On

· Alocação de pneus: a alocação padrão para a temporada 2024 inclui pneus DIABLO Superbike slick, na frente em compostos SC1 (macios) e SC2 (médios) para ambas as classes. Na traseira serão compostos SC0 (macios) e SC1 (médios) para Moto2 e SC1 e SC2 para Moto3. Em seguida, há a solução para pista molhada DIABLO Rain no composto SCR1 para a frente e atrás. Para o GP do Catar, os pilotos da Moto3 também terão um composto traseiro de desenvolvimento na especificação C1096, uma solução mais dura do que as outras que pode ser inestimável se a abrasividade do asfalto afetar significativamente o desgaste dos pneus, especialmente nas primeiras sessões.

· Asfalto e zebras: em termos de exigência para os pneus, Lusail é um circuito bastante exigente e o novo asfalto provou ser particularmente agressivo. Mesmo a presença de zebras com uma determinada forma de pirâmide na parte mais externa pode constituir um desafio para os pneus, mesmo que esse aspecto diga mais respeito aos carros, porque as motos não percorrem trajetórias tão amplas.

· Areia: apesar da presença de áreas verdes especialmente construídas ao redor do circuito, a areia do deserto carregada pelo vento muitas vezes se instala no asfalto, contribuindo para que as motos deslizem mais e, consequentemente, gerando desgaste e granulação nos pneus, principalmente nas primeiras sessões, tornando a evolução da pista ainda mais relevante.

· Evolução da pista: o circuito de Lusail apresenta uma boa evolução, que será ainda mais acentuada do que no passado pela presença do novo asfalto. Como a pista é pouco utilizada durante o ano, nas primeiras sessões de sexta-feira os pneus muitas vezes se deparam com um asfalto com muita areia e que oferece pouca aderência. À medida que mais borracha é acumulada na pista, a situação melhora, mas há sempre a possibilidade de uma involução se durante a noite houver muito vento que traga areia de volta para a pista ou, mais remotamente, chova.

· Mudanças térmicas: ao longo dos três dias de atividades de pista, os pilotos de Moto2 e Moto3 irão para a pista em diferentes horários ao longo do dia, aproximadamente entre 12h e 20h. Embora neste período do ano a variação de temperatura no Catar seja menos evidente do que em outros meses do ano, a variação nas temperaturas do asfalto pode até ultrapassar os 10 graus Celsius entre as sessões do início da tarde e as do final do dia, influenciando na escolha dos pneus e no desgaste.

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