Motor On Line
Notícias-

Arrancada: pista da categoria bate recordes na melhor temporada da história
Reportagem: Sandro Zeppi
Rec Comunicação
A pista de arrancada - São Paulo Internacional Dragway – Spid, em Itatiba, interior de São Paulo, só está no segundo ano de atividade e vem somando ótimos números.

A pista de arrancada - São Paulo Internacional Dragway – ou simplesmente Spid em Itatiba, interior de São Paulo, termina a temporada 2023 com o registro de diversos recordes no ano. Podemos começar com o de inscrições. Se no início, em 2022, início das atividades eram 100 pilotos por etapa, agora, em 2023, as provas já registram média de 130. Aumento de 30%. O público que era pequeno, no ano passado, com poucas centenas de pessoas curtindo as arrancadas também subiu em 2023. A média de público na temporada ficou em 1500 pessoas. Mas em algumas provas a bilheteria registrou o ingresso de mais de 2 mil amantes da velocidade.

E quem entra no espaço com qualquer ingresso tem acesso livre para visitar a área de Box. Essa facilidade garante que toda a família possa circular e ver os movimentos nos boxes. Não ficar preso a área de arquibancada faz com que muitos tirem fotos da manutenção feita nos motores que e frequente e com os pilotos.

Os Carros que participam das provas

Quem entra no espaço Spid para acompanhar as provas se surpreende com a estrutura montada com arquibancadas e, mais ainda, quando vê um chevette levantar as rodas da frente numa arrancada. A máquina percorre 201 metros, em menos de 5 segundos, e pode alcançar 250 200 km/h.

No total são 15 categorias. Um exemplo: nas categorias DTA e DTA-Light, os veículos Volkswagen Gol predominam. Porém, estes carros recebem a mais alta tecnologia e preparação, e a potência do motor original de fabrica que tem praticamente 100 cavalos de potência salta para 700...800... ou até 1mil cavalos de potência. Aliado a este aumento de performance, as equipes seguem um rigoroso checklist de segurança, até em outras partes dos veículos como suspensão, freios, câmbio, etc

Em outras categorias, existe a diversidade de modelos de carros. Em algumas delas inclusive, carros das décadas de 70 e 80 fazem a galera ir ao delírio. Carros como Chevette, Fusca, Opala, Caravan, Dodge Polara, Dodge, Maverick, Chevelle, Mustang, Camaro, dentre outros, se misturam e fazem com que as disputas nas pistas sejam ainda mais emocionantes.

Atualmente no SPID as categorias PRO MOD e a SUPER LIVRE são as que mais se destacam perante o público e os fãs da Arrancada. Os carros mais potentes estão na PRO MOD. Pilotos como Sidnei Frigo, os irmãos Diego e Roderjan Busato, Cacá Daud, Aécio Feuzer, Claudio Castanon, Aristeu da Veiga Junior, Márcio Valmor Julio, dentre outros, levam as máquinas com cavalaria pesada para percorrer os 201 metros do percurso da pista do São Paulo International Dragway a pouco mais que 3 segundos e velocidade acima dos 300 km/h. Estes carros variam de 2mil a 3mil cavalos de potência.

O barulho dos motores é tão forte que muitas das vezes as pessoas precisam colocar as mãos nos ouvidos na largada para reduzir um pouco o volume do som. Mas para quem gosta da modalidade, isso quer dizer: velocidade, adrenalina e disputas... O som dos motores e o impacto que as pessoas sentem no corpo, que é uma vibração forte é uma explosão de felicidade. Para muitos uma fórmula ou elixir que garante a paixão pela arrancada.

Os pilotos que chegam a fazer 201 metros em 3,7 segundos e batem 330 km/h no velocímetro são de todas as regiões do Brasi: RS, SC, PR, MG, RJ, MT, MS, GO, AM, PA, BA. Mas a grande maioria é de São Paulo.

As equipes que viajam com as famílias e amigos transportam estruturas para ajustar e consertar os veículos. Neste caso, dá uma média de 4 pessoas por inscrição. Este público se acomoda em hotéis das cidades num raio de Jundiaí a Campinas o que movimenta a economia local.

A estrutura ainda conta com uma equipe de mais de 100 pessoas, por prova, para fazer a infra- estrutura funcionar. São técnicos de cronometragem, vistoria, limpeza e tratamento e cuidados com a pista. Nesta equipe ainda tem bombeiros, técnicos de resgate e comerciantes que oferecem de peças e produtos de veículos a lanches e bebidas.

Provas disputadas em 2023

Pré Stage | 24 a 26 de março
2º Etapa | 16 a 18 de junho
3º Etapa | 25 a 28 de agosto
Super final | 20 a 22 de outubro
5º Etapa | 04 a 06 de outubro
Spid Fest | 23 a 26 de novembro

Spid Fest

O Spid Fest é o Festival da Arrancada Brasileira. É uma prova a parte no nosso calendário que fecha a temporada de cada ano. Uma festa para a Arrancada. Junto ao evento são envolvidas diversas atividades para interagir com o público. Shows, DJs, apresentações, exposição de carros, gastronomia, parque infantil, etc...

Calendário 2024

Em 2024 a organização já divulgou as datas das provas para que as equipes possam se organizar e aumentar a participação nas provas. Serão 5 etapas mais a prova final conhecida como Spid Fest com uma estrutura com diversas atrações de lazer e entretenimento para a família.

Pré Stage | 15 17 de março
2º Etapa | 24 a 26 de maio
3º Etapa | 05 a 07 de julho
4º Etapa | 16 a 18 de agosto
5º Etapa | 04 a 06 de outubro
Spid Fest | 21 a 24 de novembro

Serviço:

São Paulo Internacional Dragway – Spid
Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30, Itatiba - São Paulo
www.spidcup.com.br

Sobre a Pista da Spid

A pista oferece um espaço com 1100 metros de extensão e 17 metros de largura. A estrutura garante a possibilidade de dois carros fazerem as arrancadas. As provas tem formato de 201 ou 402 metros de aceleração contra o relógio.

A pista que foi projetada para oferecer o melhor desempenho aos carros e máxima segurança aos pilotos tem uma área de aceleração de 402 metros de concreto e o restante é de asfalto.

Ao final da pista vários equipamentos de segurança garantem a contenção de veículos em caso de falha dos freios. O projeto conta com pedra brita + rede de contenção + tambores d'agua e barreira final de contenção.

Para que o espetáculo atinja o mais alto grau de velocidade e adrenalina a pista recebe manutenção periódica para ficar limpa e nivelada. Antes das provas é aplicado um produto conhecido como VHT ou Track Bite. Em resumo, é uma camada de borracha líquida que cola no asfalto e ajuda os carros a se conectarem ao chão para melhorar a tração e força. O produto garante maior aderência e performance do veículo.

Notícias

Página inicial