Motor On Line
Notícias-

Harmuch mantém o seu objetivo em 6 etapas disputadas da Copa Shell HB20
Reportagem: Alexandrino Cipriano Bispo Neto
Foto: Vanderley Soares
MRT

O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Uninter/Place Investimentos XP) vem cumprindo à risca o seu objetivo de se manter entre os cinco primeiros em seu ano de estreia na Copa Shell HB20 2023. Sendo estreante nas competições e em pista de asfalto, a Temporada 2023 tem sido um desafio constante para Harmuch, que a cada etapa disputada, está correndo em uma pista desconhecida e mesmo assim, foi ao pódio cinco vezes, conseguindo vencer uma das corridas da quinta etapa.

Em ano de adaptação às pistas de asfalto e à Copa Shell HB20, Cláudio Harmuch vem realizando um excelente trabalho na categoria Super. Com o apoio imprescindível do Grupo Uninter, desde os seus tempos da Velocidade na Terra, o piloto paranaense conseguiu a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, para a Temporada 2023 / 2024, com o apoio de Joir de Locaille, da Locaille Race Group. Com a Lei de Incentivo aprovada, conseguiu captar recursos junto ao Grupo Uninter, para dar continuidade ao seu sonho de pilotar, em uma categoria nacional, com pilotos de alto nível e nome conhecido em seus estados, alguns até mesmo em todo o Brasil.

A estreia de Cláudio Harmuch (Uninter/Place Investimentos XP) na Copa Shell HB20 2023, aconteceu de 28 a 30 de abril, com a 1.ª etapa sendo realizada em Interlagos, o “Templo do Automobilismo Brasileiro”, em São Paulo-SP, dividindo a programação com a Copa Truck e a Nascar Brasil. Harmuch conquistou um P10 e um P11, nas duas corridas da etapa. Na 2.ª etapa, realizada em Tarumã, na Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desta vez dividindo a área de box com a Stock Car e a Stock Car Series. Nessas duas corridas, o piloto paranaense conquistou um quinto e um oitavo lugar, subindo pela primeira vez ao pódio. Só não foram dois pódios na etapa, porque no fim da Corrida 2, foi penalizado com cinco segundos, após receber a bandeira final em quarto.

Na 3.ª etapa, a categoria retornou ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, junto com a Stock Car e BRB Fórmula 4 Brasil, Claudio Harmuch voltou a andar bem, chegando a estar em quarto lugar, na Corrida 1, mas a quebra da “borboleta” do câmbio o fez abandonar a prova. Largando da penúltima posição do grid na Corrida 2, Harmuch fez boa corrida de recuperação, chegando a estar em quinto, mas um toque o fez cai para a oitava posição. A 4.ª etapa foi realizada no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu-SP, mais uma vez junto com a Stock Car e a BRB Fórmula 4 Brasil. Na pista do interior paulista o paranaense largou a Corrida 1 da oitava posição na Categoria Super, mas acabou se envolvendo em acidentes e também foi penalizado, caindo para as últimas posições. Em boa prova de recuperação, concluiu a Corrida 2 em quinto lugar, garantindo mais um pódio.

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia-GO, foi o palco da 5.ª etapa, dividindo a programação com a Stock Car Pro Series e a BRB Fórmula 4 Brasil. Essa foi a melhor etapa para Cláudio Harmuch (Uninter/Place Investimentos XP), que conquistou o terceiro lugar na Corrida 1 e obteve a sua primeira vitória na Copa Shell HB20 na Corrida 2. E a 6.ª etapa aconteceu no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita-RS, junto com a Stock Car e Stock Car Series, onde Cláudio Harmuch pontuou nas duas corridas mais uma vez. Na Corrida 1, Harmuch veio da 10.ª posição na categoria e terminou em quinto lugar. E na Corrida 2, largando mais à frente, o piloto paranaense trabalhou muito para escapar de acidentes e se manter entre os primeiros, recebendo a bandeira quadriculada em sexto lugar.

Para Cláudio Harmuch (Uninter / Place Investimentos XP), a Temporada 2023 está sendo melhor do que esperava e dentro do seu objetivo. “Eu sabia que não seria fácil o meu primeiro ano na Copa Shell HB20, por estrear na categoria e também por não conhecer nenhuma das pistas onde aconteceriam as corridas. Mas aos poucos fui me adaptando e marcando os meus primeiros pontos. Já são cinco troféus conquistados e a primeira vitória veio logo na quinta etapa, o que eu acreditava que só viria no meu segundo ano. Restam ainda mais duas rodadas duplas, a próxima no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no último fim de semana de novembro e a última em Interlagos, para encerrar a Temporada 2023. Quero pontuar e ir ao pódio nas quatro corridas, para encerrar a Copa Shell HB20 2023 dentro do meu objetivo e se possível, melhorar ainda mais e conquistando outra vitória”, declarou Cláudio Harmuch.

Veja como está Cláudio Harmuch na classificação da Copa Shell HB20 2023. Com seis etapas realizadas e doze corridas disputadas, a classificação na categoria Super é a seguinte:

1.º) Thiago Lopes, 174 pontos;
2.º) Enzo Falquete, 172;
3.º) Marcelo Zebra, 161;
4.º) Augusto Freitas, 145;
5.º) Claudio Harmuch, 111;
6.º) Vinicius Bortolozo, 111;
7.º) Uli Dias, 106;
8.º) Gustavo Bortolozzo, 89;
9.º) André Pedrotti, 78;
10.º) Silvio Gatao, 75;
11.º) Wagner Pontes, 71;
12.º) Rangel Zen, 66;
13.º) Eduardo Doriguel, 64;
14.º) Rogério Cruzeiro, 61;
15.º) Rodrigo Castro, 43;
16.º) Edson Reis, 33;
17.º) Samuel Damin, 25;
18.º) Felipe Borges, 24;
19.º) Leandro Parizotto, 20;
20.º) Tulio Patto, 17;
21.º) Eduardo Petrelli, 16;
22.º) Jorge Freis, 15;
23.º) Mário de Lara, 14;
24.º) Marcel Jorand, 12; e
25.º) Thiago Arns, com 9 pontos ganhos.

A sétima etapa está marcada para os dias 25 e 26 de novembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Notícias

Página inicial