Motor On Line
Notícias-

Montenegro se quedó con lo mejor en la ajustada clasificación de Velopark en Brasil
Reportagem: Luis Ferrari / Santiago Di Pardo

Tudo indicava que os brasileiros, pelo conhecimento da pista, pintavam como os grandes favoritos à pole da da etapa do Velopark do TCR South America Banco BRB, em Nova Santa Rita, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Só faltou combinar com o líder do campeonato, o argentino Ignacio "Nacho" Montenegro. Com um ótimo desempenho tanto no Q1 quanto no Q2, o piloto do Honda Civic #23 da Squadra Martino marcou a pole position da primeira corrida do domingo com 58.893s.

Em um sábado marcado pela chuva durante quase todo o dia, a classificação teve pista seca. E com isso, os pilotos encararam uma condição de asfalto desconhecida em todo o fim de semana, com os tempos evoluindo a cada volta. Com isso, o brasileiro Rafael Suzuki acabou ficando na segunda posição com o Lynk & Co. #8 da PMO Motorsport, a apenas 43 milésimos da pole. O argentino Bernardo Llaver, com o Toyota Corolla GRS #17 da Toyota Team Argentina fechou a lista dos três primeiros colocados.

Com o novo Honda Civic FL5, que foi pilotado pelo argentino Néstor Girolami durante a passagem do TCR WORLD TOUR pela América do Sul, o uruguaio Juan Manuel Casella ficou em quarto, com o argentino Juan Angel Rosso, com um Toyota Corolla GRS, em quinto. Quarto colocado no campeonato, Raphael Reis, com o CUPRA #77 da W2 Pro GP, foi atrapalhado no Q1 por um adversário e no Q2 foi uma das vítimas das bandeiras vermelhas, uma delas causadas pelo forte acidente de Enrique Maglione, que chegou a capotar com seu Honda Civic na reta oposta, mas escapou ileso.

Entre os pilotos da Copa Trophy, o melhor do grid foi justamente Maglione, na sétima posição. Fabio Casagrande larga em 14º, Adalberto Baptista em 15º e Guilherme Reischl em 16º. Neste domingo, as duas corridas serão realizadas pela manhã e no início da tarde, ambas com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e pelo serviço de streaming Star+.

A classificação

Após um dia com muita chuva no Velopark e com dois treinos livres com o asfalto encharcado, os pilotos encararam uma condição de pista completamente diferente para a classificação. E Nacho Montenegro tratou de impor respeito logo de cara. Foi para a pista assim que o box abriu e já fez uma volta abaixo da casa de um minuto, para marcar o melhor tempo nos primeiros movimentos do Q1. Juan Manuel Casella também marcou uma boa volta e assumiu a segunda posição na sequência.

A nove minutos do fim, Pedro Cardoso assumiu a liderança ao superar Nacho por apenas 67 milésimos, em uma disputa extremamente apertada pela liderança. Galid Osman, na sequência, subiu para a terceira posição, trazendo Bernardo Llaver no quarto posto. Rafael Suzuki, com uma voa volta, subiu para o quinto lugar.

Fabian Yannantuoni cometeu um erro na freada para a chicane no fim da reta oposta a sete minutos do fim do Q1. Ele rodou, mas conseguiu retornar à pista sem danificar seu carro e sem atrapalhar ninguém. E pouco depois, Suzuki melhorou ainda mais seu tempo e pulou para a primeira posição, 439 milésimos à frente de Cardoso. Com a pista sendo emborrachada e a temperatura caindo, os tempos melhoravam a cada passagem dos carros.

Casella mostrou a força de seu novo Honda Civic e marcou o melhor tempo a três minutos do fim do Q1, pouco mais de um décimo melhor que Suzuki. Nacho também melhorou seu tempo, subindo para a terceira posição, pouco antes do erro de Adalberto Baptista, um dos pilotos da Copa Trophy, na chicane após a reta dos boxes.

Quem ficou muito próximo da zona de corte foi Raphael Reis, líder do TCR Brasil Banco BRB. Ele foi 1.443 mais lento que Casella no Q1, mas um incidente com Adalberto Baptista danificou bem a frente de seu carro e atrapalhou seu desempenho. Ainda assim, Reis conseguiu a 12ª posição e última vaga para o Q2 neste sábado no Velopark.

Nos dez minutos finais do Q2, Nacho foi novamente o primeiro a ir à pista, seguido por Suzuki. Mas desta vez foi o brasileiro que estabeleceu a melhor volta de cara, quase dois décimos mais rápido que o argentino. Casella ficou em terceiro. Mas um forte acidente com Enrique Maglione na entrada da reta oposta causou o acionamento da bandeira vermelha a pouco mais de seis minutos para o fim da sessão. O piloto saiu andando do carro, em segurança.

Após uma paralisação de 11 minutos, a sessão foi reiniciada. Bernardo Llaver pulou logo para a terceira posição com uma boa volta. A dois minutos do fim, Nacho recuperou a liderança de Suzuki, que respondeu com uma boa volta, mas ficou a 43 milésimos do argentino. Foi quando a bandeira vermelha foi novamente acionada a 1:56 do fim, quando o carro de Yannantuoni parou na parte externa da curva 4.

Foi uma rápida interrupção, contudo. O Q2 foi reiniciado, mas ninguém conseguiu tirar a pole position de Nacho Montenegro, que terá Rafael Suzuki ao seu lado na primeira fila. Bernardo Llaver marcou o terceiro tempo, com Juan Manuel Casella em quarto e Juan Angel Rosso em quinto. Quarto colocado no TCR South America Banco BRB e líder do TCR Brasil Banco BRB, Raphael Reis vai largar apenas em nono neste domingo.

O que eles disseram:

"Estou feliz por marcar a pole, nunca festejei tanto uma pole position. Não conhecíamos o circuito, só tínhamos andado nele com chuva, é diferente, e vários pilotos o conheciam por causa da Stock Car. Fiquei contente. Minha segunda pole no Brasil. E agora é seguir com o bom desempenho no domingo."

Ignacio "Nacho" Montenegro

"Confesso que estou um pouco triste, porque a gente tinha muito potencial para fazer a pole. Faltou pouco, faltou encaixar um pouco mais. As bandeiras vermelhas atrapalharam um pouco. Mas vamos trabalhar, domingo tem duas corridas. Quero muito ganhar uma corrida aqui. Minha maior chance está na corrida um. Não estou disputando o campeonato diretamente, até porque não corri a última etapa. Então, vamos tentar fazer o máximo para brigar pela vitória."

Rafael Suzuki

"É até agora um excelente fim de semana meu e da equipe. Andamos bem mesmo sem quase ter referências da pista e com um carro bastante cru, porque não testamos nada nesta condição de asfalto. Mas é igual pra todo mundo, tinham vários pilotos com conhecimento do circuito, e me parece que é um bom resultado. Avançamos corrida após corrida e estamos de novo lutando na frente. Tenho de agradecer a toda a equipe."

Bernardo Llaver

"Aconteceu tudo muito rápido. Quando entramos na parte rápida depois da ponte, exagerei um pouco, saí de frente e o carro foi para a grama. E como choveu muito, tinha muita água. E o carro aquaplanou na grama e virei passageiro. O carro deslizou e bati nos pneus. Mas o carro é muito seguro e estou bem."

Enrique Maglione

CRONOGRAMA

DOMINGO, 24 DE SETEMBRO
8:45 a 8:55 – Box aberto – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
9:02 – Placa 5 minutos – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
9:07 – Volta de apresentação – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
9:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
10:10 a 10:20 – Box aberto – Turismo Nacional Brasil
10:30 – Volta de apresentação – Turismo Nacional Brasil
10:33 – 3° Corrida (15 minutos + 1 volta) – Turismo Nacional Brasil
11:20 a 12:20 – Visitação de boxes – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
12:35 a 12:45 – Box aberto – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
12:47 – Placa 5 minutos – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
12:52 – Volta de apresentação – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
12:55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB
14:00 a 14:10 – Box aberto – Turismo Nacional Brasil
14:20 – Volta de apresentação– Turismo Nacional Brasil
14:23 – 3° Corrida (15 minutos + 1 volta) – Turismo Nacional Brasil

TV

DOMINGO, 24 DE SETEMBRO
09:00 a 10:00
Brasil (ESPN 4), Argentina (TyC Sports), Uruguai (VTV) Região (TCR TV).
12:45 a 13:45
Brasil (ESPN 4), Argentina (TyC Sports), Uruguai (VTV) Região (TCR TV).

Notícias

Página inicial