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Principais modelos BMW e MINI dominam pistas de corrida no Gran Turismo® 7
Reportagem: J. Group / F. Perrotta Jr. / F. Alencar
Imprensa do BMW Group Brasil
BMW Group e Gran Turismo® partilham uma paixão genética pelos automóveis e pelo esporte motorizado, tanto novos lançamentos como clássicos.

O BMW Group e o Gran Turismo® compartilham uma paixão genética por automóveis e esportes motorizados, tanto os novos lançamentos quanto os clássicos. É por isso que quase 20 modelos do portfólio da BMW e da MINI foram cuidadosamente recriados no Game Edition 7 para capturar todos os detalhes, desde a forma distinta até o desempenho de tirar o fôlego, proporcionando aos jogadores uma experiência de adrenalina virtual incomparável com o máximo de realismo ao dirigir os carros dos seus sonhos.

Aqui estão alguns dos modelos mais representativos que as marcas BMW e MINI habilitaram no Gran Turismo® 7:

BMW 3.0 CSL

A BMW Motorsport GmbH (hoje BMW M GmbH) viu a luz do dia em 1972 com o BMW 3.0 CSL como sua primeira criação, tornando-se não apenas o rei dos carros de turismo, mas também fazendo da letra M a letra mais poderosa do mundo.

As três listras azuis, violetas e vermelhas do BMW M dominaram o Campeonato Europeu de Carros de Turismo durante sua temporada inaugural em 1973, e o BMW 3.0 CSL repetiu esse título mais cinco vezes consecutivas, de 1975 a 1979.

O acrônimo CSL significava "Coupé Sport Lightweight". Um enorme trabalho de engenharia reduziu o peso em 200 kg, enquanto seu motor de seis cilindros em linha foi desenvolvido para uma capacidade de 3.153 cc, desenvolvendo 206 cv a 5.600 rpm. Graças a uma transmissão manual de quatro velocidades, o apelidado de "Batmóvel" por causa de seus múltiplos spoilers e elementos aerodinâmicos, atingiu uma velocidade máxima de 220 km/h (137 mph).

Em 1975, o BMW 3.0 CSL também se tornou o primeiro BMW Art Car, quando o piloto francês pediu a seu amigo, o artista Alexander Calder, que pintasse seu carro de corrida, dando início a uma grande tradição que perdura até hoje.

Evolução esportiva do BMW M3

A ideia por trás do primeiro BMW M3 era oferecer um sedã de corrida em uma versão para estrada. Como um modelo Touring aprovado para corridas, o BMW M3 finalmente chegou à linha de partida em 1986. Os regulamentos do Grupo A exigiam que pelo menos 5.000 exemplares de um carro de corrida de rua fossem vendidos em um período de doze meses antes que um veículo pudesse ser homologado para competição.

A fase final do primeiro BMW M3 foi iniciada pela BMW Motorsport GmbH em 1990: o deslocamento foi aumentado para 2,5 litros, resultando em 238 cv no que é hoje o M3 Sport Evolution, o modelo mais potente da Série 3 E30 da BMW. Apenas 600 unidades foram produzidas, tornando-o um dos carros clássicos mais raros e cobiçados.

O conceito para esse motor veio de Paul Rosche, que na época também era responsável pelo desenvolvimento de motores na equipe de corrida de Fórmula 1 da BMW.

As características marcantes desse modelo especial foram suas saias dianteiras ajustáveis, os dois únicos acabamentos de pintura disponíveis "Brilliant Red" e "Glossy Black" e os assentos de corrida de peça única.

Outros modelos disponíveis no Gran Turismo® 7 da linha BMW M3 incluem o BMW M3 Coupé 2003 (E46), o BMW M3 Coupé 2007 (E92) e o BMW M3 GT 2011.

BMW Z8

Sob o nome BMW Z07, o BMW Z8 foi apresentado ao mundo como um carro-conceito no Salão do Automóvel de Tóquio de 1997. Foi somente no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1999 que a versão de produção foi revelada, antes de finalmente chegar ao mercado global em 2000. Ele foi comercializado por três anos e 5.703 unidades foram produzidas, feitas à mão por artesãos qualificados na fábrica de Munique, na Alemanha.

BMW Z8 apresentava uma carroceria de 4,4 metros de comprimento, projetada por Henrik Fisker e que continuava a tradição do lendário BMW 507 de 1956, criado por Albrecht von Goertz.

Um chassi com várias peças de alumínio, a cuidadosa distribuição de peso 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como o uso do motor V8 de 400 cv do BMW M5 E39 e ajustado pela BMW Motorsport deram ao BMW Z8 um dinamismo extraordinário. Na época, esse era o motor de produção em série mais potente que a BMW tinha em seu portfólio.

O nível de exclusividade do BMW Z8 fez com que ele fosse o co-protagonista de James Bond no filme "O Mundo Não é o Bastante", em 1999. Além disso, sua alta esportividade e tecnologia de ponta renderam ao BMW Z8 um lugar como carro de segurança no Campeonato Mundial de MotoGP na temporada de 2002.

BMW Z4 GT3

O BMW Z4 GT3 chegou às mãos de equipes de corrida de clientes em todo o mundo em 2010. Esse carro esportivo ofereceu aos pilotos e equipes a oportunidade de competir em campeonatos de acordo com os regulamentos GT3, como o Campeonato Europeu FIA GT3, o International GT Open ou o ADAC GT Masters, bem como em corridas de resistência de 24 horas.

O carro de dois lugares forneceu aos engenheiros da BMW Motorsport uma boa base para o desenvolvimento de um carro de corrida GT3 próximo à produção. A maior diferença entre o carro de produção e o carro de corrida pode ser encontrada sob o capô: enquanto a versão de produção do BMW Z4 era alimentada por um motor de seis cilindros, o GT3 era alimentado por um motor de oito cilindros de 4,0 litros e 480 cv, semelhante à unidade usada no BMW M3 GT2.

Os para-lamas dianteiro e traseiro, o capô, o teto e muitos outros componentes eram feitos de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP). O uso desse material leve e resistente à torção contribuiu significativamente para reduzir o peso do BMW Z4 GT3 para 1.200 kg.

BMW M4 Coupé

BMW M4 Coupé, nome com o qual a BMW rebatizou a quinta geração do anteriormente conhecido BMW M3 Coupé em 2013, redefiniu a história desse renomado carro esportivo e o distinguiu por sua provocante aparência aerodinâmica de duas portas que alcançou um semblante digno das pistas de automobilismo. O motor de seis cilindros em linha de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo desenvolveu 431 cv e 550 Nm. O BMW M4 Coupé parou o relógio em 4,1 segundos com a transmissão M de dupla embreagem de sete velocidades ao acelerar de 0 a 100 km/h.

Em 2014, a BMW da América do Norte e a Polyphony Digital Inc. revelaram o BMW M Performance M4 Safety Car para o videogame Gran Turismo® 6 no SEMA Show. O Safety Car começou como um BMW M4 Coupé 2015 de produção em série e apresenta uma carroceria personalizada com cores temáticas da BMW Motorsport. A BMW acrescentou um kit completo de acessórios BMW M Performance disponível para o BMW M4.

Mini Cooper S 1965 e MINI Cooper S 2005

O original no segmento de carros compactos do segmento premium começou a vida em 26 de agosto de 1959. 64 anos depois, ele continua fiel ao conceito criado pelo engenheiro e designer Alec Issigonis, com muito espaço interno, dimensões externas mínimas, assentos para quatro passageiros e características de direção impecáveis.

John Cooper, o famoso engenheiro e fabricante de carros esportivos e amigo de Alec Issigonis, reconheceu o potencial esportivo desse novo carro pequeno logo no início. Ele recebeu autorização para desenvolver uma pequena série de 1.000 unidades do chamado Mini Cooper com um motor modificado, ampliado em capacidade para 1,0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cv. Essa variante chegou ao mercado em setembro de 1961.

A resposta à chegada desse modelo foi eufórica, com mais um pedido dos entusiastas de todo o mundo: ainda mais potência! Assim, Issigonis e Cooper aumentaram o deslocamento do motor para 1.071 cc, elevando a potência para 70 cv, o que deu origem ao Mini Cooper S.

O Mini Cooper S era um carro realmente excepcional, não apenas na estrada, pois a vitória do piloto finlandês Rauno Aaltonen no Rally de Monte Carlo de 1963 marcou o ponto de partida de uma série de sucessos inigualáveis no automobilismo, principalmente as três vitórias absolutas no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967.

Em 1994, com a aquisição do Rover Group, o BMW Group deu uma nova perspectiva à marca Mini. O primeiro passo foi a apresentação de um carro-conceito MINI Cooper no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1997. A versão de produção em série apareceria em novembro de 2000 no Salão do Automóvel de Berlim e, apenas um ano depois, o novo MINI chegaria ao mercado global.

Com tração dianteira, motores transversais de quatro cilindros, balanços curtos e amplo espaço para quatro pessoas, os novos modelos recuperaram com sucesso as características elementares do MINI clássico. E, embora as dimensões externas do carro fossem agora maiores, atendendo às exigências modernas em termos de espaço interno, o design do novo modelo manteve claramente as proporções tão típicas da marca, bem como os inconfundíveis ícones de design de seus antecessores clássicos.

Seguindo a fórmula de sucesso do Mini clássico de 40 anos atrás, a introdução de novas variantes de motor serviu para dar mais impulso ao novo fenômeno MINI. Em junho de 2002, a interpretação moderna do MINI Cooper S, com seu motor sobrealimentado de 163 cv, entrou no mercado para lançar as bases do "Go-Kart Feeling" - uma história de sucesso mundial que continua até hoje.

BMW Vision Gran Turismo e MINI Clubman Vision Gran Turismo

As equipes de design da BMW e da MINI criaram dois veículos virtuais exclusivos para o Gran Turismo® 6 para marcar o 15º aniversário da franquia.

O BMW Vision Gran Turismo apresenta no videogame um potente motor de seis cilindros em linha com a tecnologia M TwinPower Turbo, que oferece uma potência máxima de 549 cv entre 6.200 e 7.300 rpm. O torque máximo de 680 Nm é desenvolvido logo a 1.900 rpm. Uma transmissão sequencial de seis velocidades, operada por pás no volante, distribui a potência do motor para o eixo traseiro. O BMW Vision Gran Turismo pesa apenas 1.180 kg e apresenta a perfeita distribuição de peso 50:50.

O MINI Clubman Vision Gran Turismo apresenta todas as características distintivas do design da MINI por meio de um estilo esportivo e empolgante, incorporando um motor de 395 cv que permite a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Uma transmissão sequencial de 6 velocidades direciona a potência do motor para o sistema de tração integral permanente, amortecedores totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira garantem a conexão ideal com a estrada, permitindo que os usuários se apropriem de pistas de corrida virtuais. Enquanto isso, a tração integral permanente garante a transmissão de potência ideal em todos os momentos. Amortecedores totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira garantem uma conexão ideal com a estrada. A velocidade máxima é de até 290 km/h, dependendo da relação de transmissão (específica para cada pista de corrida).

Outros modelos disponíveis para os jogadores das marcas BMW e MINI incluem o BMW i3 2015, o BMW M6 GT3 2016 da equipe Walkenhorst Motorsport e com design M Power, bem como o BMW M4 Gr. 4, entre outros. O Gran Turismo® há muito tempo é referência em simulações de direção realistas, e a presença dos modelos do BMW Group acrescenta uma dimensão extra de autenticidade e emoção ao jogo.

Essa empolgante colaboração com o Gran Turismo® representa um marco para os fãs da BMW e da MINI, bem como para os jogadores de todo o mundo, permitindo que eles experimentem o prazer e a diversão de dirigir de forma totalmente virtual, no conforto de suas próprias casas.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

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