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Stock Car: Zonta avança de 18º no grid para 2º lugar e é 3º no campeonato
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Paranaense da equipe Shell-RCM tem jornada de recuperação no Velopark, com direito a luta pela vitória na corrida 2.

Depois de um treino classificatório conturbado pela troca de câmbio do Toyota Corolla #10 pela equipe Shell-RCM em meia hora, Ricardo Zonta executou à risca a estratégia de uma jornada de recuperação no Velopark. O paranaense mostrou porque é um dos destaques da temporada 2023 da Stock Car: largou a primeira corrida em 18º e recebeu a bandeirada da segunda prova na segunda posição, lutando pela vitória até o final.

Com os pontos conquistados no travado autódromo de Nova Santa Rita, o ex-F1 segue em terceiro lugar no campeonato, a apenas dois pontos do vice-líder, Rubens Barrichello.

O primeiro stint da corrida foi cerebral para o piloto apoiado pela Shell. Zonta tratou de evitar os tradicionais enroscos de início de prova no traçado de 2.278m.

Ele vinha em 15º quando foi aberta a janela de pit-stops, na volta 7. Entrou nos pits na volta 17, na vice-liderança da corrida. A equipe Shell-RCM fez um bom trabalho abastecendo bastante o Corolla #10, que retornou em 15º quando o pelotão foi reordenado no fim da janela.

Zonta largaria nesta posição para a corrida 2, mas acabou forçado a alinhar por fora na fila 7, pois um carro falhou entre as provas e não foi capaz de largar.

Com um início de prova seguro, o piloto Shell soube aproveitar as oportunidades. Ele era 13º quando foi acionado o safety-car no fim da primeira volta e depois avançou para nono na abertura da janela, na volta 7.

Zonta entrou para os pits na 12ª volta e mais uma vez a equipe Shell-RCM deu show de estratégia. Com uma parada precisa, devolveu o carro para pista em quinto lugar. Pouco a pouco o pelotão foi sendo reordenado e Zonta aparecia em terceiro na volta 18, atrás de Rubens Barrichello e Átila Abreu.

No giro seguinte, ele atacou Rubinho e executou uma bela manobra, sem o uso do botão de ultrapassagem, na curva 1.

Os cuidados com o equipamento ao longo da prova surtiram efeito, e Zonta foi capaz de tirar a vantagem para o líder. Na penúltima volta, Átila espalhou numa poça de óleo na curva 0 e Zonta chegou a emparelhar com seu ex-companheiro de equipe.

Mas um mergulho naquela altura, com o concorrente retornando ao traçado ideal, seria um risco muito grande no fim de uma trajetória de recuperação formidável. Ele então levou até a bandeirada em segundo lugar.

A próxima etapa da Stock Car acontece em Buenos Aires, nos dias 7 e 8 de outubro.

O que ele disse:

"Essa pista é muito difícil, principalmente para 30 carros da Stock Car. Tentamos escapar dos toques, na largada da segunda corrida alguém acertou minha roda traseira esquerda e eu achei que tivesse furado o pneu. Muitas intervenções do safety também, precisamos tentar sobreviver ao máximo. Consegui economizar pneu e push na corrida 1 e o nosso carro estava muito bom. Tinha um pouco de óleo na freada da reta oposta, o Átila chegou a escapar e eu vi a oportunidade para conquistar a vitória, pensei em colocar o carro, mas preferi evitar uma batida e ficar com o segundo lugar."

Ricardo Zonta

Stock Car – Classificação (top10):

01. Gabriel Casagrande 217 pontos
02. Rubens Barrichello 196
03. Ricardo Zonta 194
04. Daniel Serra 190
05. Thiago Camilo 180
06. Rafael Suzuki 172
07. Gianluca Petecof 164
08. Felipe Fraga 160
09. Cesar Ramos 158
10. Guilherme Salas 155

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

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Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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