Motor On Line
Notícias-

Sergio Ramalho e Josimar Jr lideram no Porsche C6 BEC na Argentina
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Rodrigo Ruiz
Carrera tem 16 carros no mesmo segundo na abertura em Termas de Río Hondo. Célio Brasil e Danilo Dirani são os melhores na Challenge.

O primeiro dia da segunda etapa do Porsche Endurance Challenge, campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank Mastercard foi marcado pelo enorme equilíbrio. No moderno Autódromo Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina, nada menos que 16 carros ficaram no mesmo segundo durante o primeiro treino da Carrera Cup. No fim, melhor para a dupla formada pelos pernambucanos Josimar Júnior e Sergio Ramalho, que lideraram a sessão no geral e também na categoria Sport. Com o Porsche #27, eles foram os únicos a baixar da casa de 1:42s na atividade: marcaram o tempo de 1:41.946.

Líderes do campeonato e vencedores da primeira etapa, em Interlagos, Ricardo Zonta e Werner Neugebauer terminaram na segunda posição do dia com o carro #8, a 296 milésimos do melhor tempo. Em terceiro, o #80 de Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr., logo à frente do #70 de Rafael Suzuki e Lucas Salles. Alceu Feldmann e Guilherme Salas, no Porsche #1, fecharam a lista dos cinco primeiros colocados.

Na classe Rookie, a melhor dupla do dia ficou na sétima posição na classificação geral. Paulo Sousa e Galid Osman, com o carro #25, marcaram o tempo de 1:42.481 e ficaram quatro posições à frente dos rivais mais próximos dentro da subcategoria: Leo Sanchez e Átila Abreu, no Porsche #15, que terminaram o dia no 11º lugar.

Na Sprint Challenge, a dupla formada por Célio Brasil e Danilo Dirani, no carro #139 da Rookie, dominou o dia e liderou nas três classes. Com o tempo de 1:44.891, eles ficaram 176 milésimos à frente de Eric Santos e Gabriel Robe no Porsche #38. Rafael Martins e Israel Salmen, no #133, ficaram em terceiro, à frente de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos, no #5. Sadak Leite e Fabio Carbone, no #66, fecharam a lista dos cinco primeiros colocados desta sexta-feira em Termas de Río Hondo.

E neste sábado, a classificação no Autódromo de Termas de Río Hondo para a segunda etapa do Porsche Endurance Challenge terá um novo formato. A sessão terá 50 minutos de pista livre para a Carrera Cup e 40 para a Sprint Challenge, mas cada carro terá um limite máximo de 15 voltas. Entre as duplas, a estratégia de uso destas voltas está liberada, mas a formação do grid seguirá sendo feita pelos tempos combinados das voltas mais rápidas de cada um dos pilotos da tripulação do carro inscrito.

No domingo, a prova terá 300 quilômetros ou 2h30min de duração máxima, prevista para um total de 63 voltas, com 68 pilotos confirmados em 34 carros inscritos. Os canais Sportv exibem a corrida ao vivo a partir das 12h40, além dos canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. A Band mostra flashes da etapa em sua programação. A prova será transmitida ao vivo para a Argentina pela Fox Sports 2.

O que eles disseram:

"Fizemos um bom trabalho, o Sergio Ramalho entrou bem preparado. Fiz a corrida aqui semana passada e o carro está bem ajustado. Não diz muito, mas o resultado é sempre bom para começar o final de semana."

Josimar Junior

"Estamos indo por um caminho bom, o trabalho com a equipe tem sido bom e o entrosamento está bom. Ainda é muito cedo, mas o caminho é o certo."

Sergio Ramalho

"A pista de Termas de Río Hondo é muito legal, é minha segunda vez aqui e estou aproveitando muito. Estou me adaptando ainda, fizemos algumas voltas e conseguimos ser o segundo mais rápido ainda assim. O lastro é muito grande, estamos levando quase 50 quilos a mais do que nosso concorrente mais próximo. O quali mudou também, agora são cinquenta minutos corridos e podendo dar apenas 15 voltas, temos que analisar qual a melhor estratégia para seguir, não dá para fugir muito do limite de voltas."

Ricardo Zonta

"Foi um bom treino. O Zonta conseguiu andar bastante com o carro, como andei na semana passada. E teve um bom desempenho no treino. A gente foi o carro mais rápido dos mais pesados, então, sem dúvida é um resultado positivo. Não quer dizer muito, porque amanhã é o quali, é quando começa a contar, mas é um indicativo de que a gente está em um bom caminho para o fim de semana."

Werner Neugebauer

"O primeiro contato com a pista de Termas de Río Hondo foi bom para acostumar um pouquinho, mas foi só mesmo para aquecer mesmo. Vamos ver como é que vai estar o tempo no sábado, se vai estar molhado ou não. Enfim, andamos com os pneus da corrida passada. Enfim, amanhã é que a gente vai saber mais. Foi bom para voltar a acostumar um pouco com o carro e com a pista."

Nelson Piquet Jr.

"Um prazer voltar para uma pista tão legal, principalmente por estar com meus filhos. Levei o Fefo para andar e dividi a pista com o Dudu, então foi um dia emocionante. É uma pista sensacional, o dia frio fez a pista estar muito rápida, então as expectativas estão altas para o fim de semana."

Rubens Barrichello

"É muito bom poder estar de volta aqui na Porsche Cup Brasil, juntamente com a Mahrte e com meu irmão. O contato com a pista foi bem legal. É uma pista muito legal, longa, interessante, é linda também. Fazia tempo que não andava de Porsche, estava com saudade. Tudo muito diferente para a gente. Enfim, a gente tomou um pouquinho ainda no primeiro treino. São poucas voltas em uma pista muito longa, então é uma corrida contra o tempo, contra nós mesmos. Mas só de dormir e acordar, acho que vai ter uma evolução muito grande. Estamos curtindo bastante, então acho que vai ser um fim de semana bem competitivo para nós."

Dudu Barrichello

"Foi um bom treino, só tive 20 minutos no carro. Estou há três meses sem andar com o teto em cima da cabeça. É diferente. Então tive de virar essa chavinha e ainda estou cometendo erros, entendendo o carro, tentando acertar minha guiada e conhecendo a pista. Então é bastante coisa. Mas foi um bom primeiro treino. Dudu e eu conseguimos evoluir bastante e agora já estamos estudando bastante para realmente entrar de cabeça nisso. Vou passar a noite estudando para realmente ter um dia positivo."

Fefo Barrichello

"Muito bom estar dividindo o quali com o Galid. Ele está sempre me acompanhando, me ensinando e sendo meu coach. E o trabalho está sendo muito proveitoso, dá para ver meu desenvolvimento como piloto este ano. Na primeira corrida do ano, ganhamos na pista, mas tomamos uma punição, estou animado para o fim de semana. Gostei do novo formato do quali, dá a chance de todos mostrarem onde querem estar. Estou ansioso e acho que teremos um bom fim de semana."

Paulo Souza

"Semana passada estava sozinho e foi mais difícil, o Gui é super rápido e sempre ajuda estar junto dele. Ainda não passamos o pneu e o Gui foi quinto. Temos chances de repetir a vitória do ano passado."

Alceu Feldmann

"Estou feliz de estar aqui de novo, a pista é muito boa e estamos com ela quente na cabeça. Precisamos achar os ajustes finos para conseguir fazer um bom quali e uma boa corrida também. Ficamos na segunda posição nos dois segmentos em São Paulo e o Enzo é sempre muito rápido quando senta no carro. O classificatório está diferente, ainda estamos pensando na melhor estratégia para ele, mas com certeza teremos que pensar em uma nova saída para a estratégia neste formato"

Marçal Muller

"Uma sensação boa estar aqui, estava com saudades da pista. Sempre é uma alegria correr com este carro e é sempre gratificante dividir o carro com o Marçal. Foi apenas um treino e isso é muito pouco para ajustar tudo que é necessário. Conseguimos coletar boas informações, ele andou na Sprint na última semana, então temos os dados frescos aqui. Vamos seguir trabalhando forte para ter um ótimo resultado aqui na etapa."

Enzo Elias

"Muito tempo sem andar neste carro! Usei algumas voltas do treino para me readaptar ao estilo do carro. Termas é sempre uma pista legal de se andar, é uma pilotagem muito manhosa, a pista é larga e o treino serviu para achar os caminhos e fazer o ajuste fino do carro. Não estou tão feliz com o tempo da volta, mas temos espaço para melhorar pensando no sábado."

Átila Abreu

"O Célio fez uma etapa de sprint fantástica, venceu as duas corridas na Rookie. Se não me engano, venceu na Sport também. E subiu cinco vezes ao pódio porque pontuou também na geral e na Sport. Então o Célio está afiado, mas ele só chega para a corrida, ele tem um compromisso no sábado à noite e vem aqui no domingo de manhã. E hoje foi bom, dei umas voltinhas no carro para sentir. Amanhã tem mais dois treinos, a classificação que, para mim não vai contar muito, mas a corrida é longa, não é? São 60 e tantas voltas. Então vai dar para recuperar, vamos para cima. É tentar chegar no pódio como a gente fez em Interlagos."

Danilo Dirani

"Adoro o carro e a categoria, estou muito feliz com essa convocação. Compartilhar o carro com Franco (Farina) me dá muita esperança para o que está por vir. Estou me acostumando com o carro, ele freia muito. Agora vamos analisar tudo para estarmos melhores amanhã.

Ianina Zanazzi

"O primeiro contato com o carro foi positivo, estou muito animado com o que será o fim de semana. Hoje usamos pneus usados e só amanhã teremos pneus novos e então veremos o potencial. Estou confiante para o que está por vir"

Franco Farina

Resultados – Treino opcional 1 – Termas de Río Hondo

1 - #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho* - 1:41.946
2 - #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta - + 0.296
3 - #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.* - + 0.312
4 - #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* - + 0.363
5 - #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas - + 0.371
6 - #56 Peter Ferter e Diego Nunes* - + 0.381
7 - #25 Paulo Sousa e Galid Osman** - + 0.535
8 - #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa* - + 0.632
9 - #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* - + 0.687
10 - #888 Lineu Pires e Beto Gresse* - + 0.703
11 - #15 Leo Sanchez e Átila Abreu** - + 0.781
12 - #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair* - + 0.805
13 - #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.** - + 0.809
14 - #544 Marçal Müller e Enzo Elias - + 0.858
15 - #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia* - + 0.880
16 - #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello - + 0.900
17 - #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua - + 1.190
18 - #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício* - + 1.228
19 - #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister - + 1.428
20 - #77 Francisco Horta e William Freire* - + 1.523
21 - #85 Eduardo Menossi e Pedro Piquet* - + 1.784
22 - #9 Edu Guedes e Renan Pizii** - + 1.991
23 - #12 Marco Pisani e Renan Guerra** - + 2.809
24 - #139 Célio Brasil e Danilo Dirani** - + 2.945
25 - #38 Eric Santos e Gabriel Robe** - + 3.121
26 - #133 Israel Salmen e Rafael Martins** - + 3.132
27 - #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos - + 3.487
28 - #66 Sadak Leite e Fabio Carbone* - + 3.615
29 - #44 Giuliano Bertucelli e Pietro Rimbano** - + 3.922
30 - #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio** - + 4.317
31 - #777 Franco Farina e Ianina Zanazzi - + 4.585
32 - #57 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro* - + 4.985
33 - #14 Luiz Landi e Bruno Xavier** - + 5.170
34 - #45 Paulo Totaro e Matheus Roque** - + 6.018

Sport* // Rookie**

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 7 – Endurance Challenge – Argentina:

Sábado, 9 de setembro:
09:20 – Treino Livre 1 (Carrera Cup)
10:00 – Treino Livre 1 (Sprint Challenge)
13:00 – Treino Livre 2 (Carrera Cup)
13:40 – Treino Livre 2 (Sprint Challenge)
16:30 – Classificação (Carrera Cup)
17:25 – Classificação (Sprint Challenge)

Domingo, 10 de setembro:
12:40 - Corrida (63 voltas ou 2h30)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial