Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Átila destaca evolução que permite pensar bons resultados nas corridas
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Bruno Terena
Sorocabano avançou ao Q2 e ressalta forte calor previsto para o domingo.

Evolução. O sábado de Átila Abreu no autódromo do Velocitta, um dos mais modernos do Brasil, localizado na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, teve ares de boas notícias na disputa da classificação para a sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car. O sorocabano da equipe Pole Motorsport conseguiu avançar ao Q2 e vai largar na 15ª posição do grid de largada neste domingo, após um treino extremamente equilibrado na segunda parte, com 15 carros separados por apenas 466 milésimos.

Ainda assim, é uma boa notícia para Átila Abreu, que vinha sofrendo com os ajustes de seu carro nas últimas corridas e ficando sempre abaixo da 20ª posição no grid de largada, o que complicava demais a estratégia para as duas corridas do domingo. No Velocitta, largando na primeira metade do grid, a tarefa já fica um pouco menos complicada, já que o sorocabano e o time de estratégia da equipe comandada pelo engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta, poderão pensar em resultados nas duas provas.

Outro ponto importante para o domingo é o forte calor previsto para o horário da corrida em Mogi Guaçu. O Velocitta tem um novo asfalto, que começa na Curva da Mata, passa pela Curva do Museu, inclui toda a reta oposta e termina antes da entrada dos boxes. A abrasividade diminuiu, mas a Stock Car adotou um novo pneu para esta etapa, mais macio que o usado nas primeiras corridas da temporada 2023. Por isso, Átila Abreu vai analisar os dados com a equipe para ver o nível de desgaste deste composto, já que nenhuma equipe tem informações do pneu em ritmo de corrida.

As duas corridas da sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car terão transmissão ao vivo no domingo pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

"A gente melhorou, ficou mais confortável. Tínhamos um problema muito sério com a frente que evoluiu. A gente tentou algumas configurações que talvez sejam até um pouquinho melhores para a corrida do que para o quali. A gente acabou voltando com medo de prejudicar um pouco a frente. O Q1 foi bom por fui atrapalhado na segunda volta, então talvez ficasse entre os seis, sete primeiros. Mas para o Q2 a traseira já tava um pouco solta demais. E a Stock Car é muito competitiva. O primeiro e o segundo setores meus eram muito competitivos. O terceiro ficou um pouquinho pior, que é justamente onde a gente tem mais deficiência. Mas, de qualquer maneira, avançamos. Acho que é um progresso e já dá para começar a pensar em uma corrida um pouquinho diferente. Na corrida, o desgaste vai ser muito alto por causa do calor. Os carros devem sofrer muito. Vamos trabalhar agora com as informações que a gente coletou com esse novo pneu para estar bem e tentar fazer duas boas corridas."

Átila Abreu

Cronograma – Stock Car – Etapa 6 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP

Domingo, 6 de agosto:
11:30 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial