Motor On Line
Notícias-

Kart: Dudu Ferraz mostra evolução na Copa Brasil sua 1ª competição nacional
Reportagem: Kako Marques
Foto: Suelena Moreira
KMCom

A 24ª edição da Copa Brasil de Kart terminou neste fim de semana com a conclusão das categorias do Grupo 2, que entraram na pista do Kartódromo Beto Carrero, no município de Penha, em Santa Catarina. O evento foi um dos maiores já realizados no país, com pilotos de nove Estados. Entre eles o pernambucano Dudu Ferraz (Setta Energia / Arteled e Decorled Iluminação / Petronac Combustíveis / Blu Logistics / Sambaíba / Voltz / Equipe: Elder Racing / Coach: Elder Martins) da categoria F4 Graduados, que fez sua estreia em competições nacionais de kart e, mesmo sem conhecer ou ter treinado no traçado catarinense, conseguiu uma grande evolução no seu nível de pilotagem, conseguindo ficar na parte intermediária de um grid com trinta e sete karts, o maior da competição.

No primeiro contato de Dudu com a pista, a falta de conhecimento do local cobrou o preço, fazendo o piloto do Recife ficar a mais 2 segundos e meio do líder na sessão no treino que abriu a programação oficial. No entanto, com seu talento e as orientações de seu coach, Elder Martins, Ferraz só fez evoluir ao longo dos treinos livres. O melhor exemplo disso foi já no segundo treino, quando a diferença caiu para 1 segundo e 1 décimo, para o piloto que fez melhor tempo.

No decorrer da semana o piloto pernambucano veio mostrando maturidade e que é determinado no esporte. Nas sessões livres, três e quatro, o objetivo foi buscar conhecer os segredos de cada uma das 12 curvas (sete para a esquerda e cinco para a direita) da pista de Beto Carrero. O trabalho exaustivo de Dudu Ferraz, no entanto, acabou sendo comprometido, após problemas com seu kart na tomada de tempo, fazendo o piloto ficar sem tempo cronometrado, sendo obrigado a largar na parte de trás no grid nas classificatórias. Por causa do maior número de pilotos do evento, a categoria F4 Graduados acabou dividida em quatro grupos, nas corridas classificatórias. Ferraz fez um excelente trabalho ao longo das baterias e conseguiu alinhar na posição trinta e dois, para a final do último sábado (29).

Na corrida final, foram nove ultrapassagens de Feraz ao longo da prova decisiva, mostrando tudo que foi possível aprender num curto período de tempo, nesta semana de Copa Brasil. Ele fechou sua participação na vigésima terceira colocação. O mais marcante nessa passagem do piloto por Santa Catarina, foi mostrar sua evolução ao conseguir ficar a apenas 7 décimos de segundo do campeão de sua categoria, o piloto paulista Rodrigo Dantas.

"Gostei bastante da Copa Brasil, a gente classificou para final, fiz uma boa corrida, não bati, nem rodei em momento algum. A gente sabe que com tanto kart já é um tarefa bem complicada. O objetivo era completar a prova e buscar evoluir na linha de pilotagem. Cheguei aqui tomando mais de 2 seg e 5 do líder, mas saio a apenas 7 décimos do campeão. Então, consegui mostrar meu trabalho. Agora é focar pro Brasileiro de Kart", falou Dudu Ferraz, já em São Paulo, onde neste domingo (30), foi acompanhar as etapas do Campeonato Paulista de Automobilismo.

Dudu volta para o Recife esta semana e começa a preparação para a sequência da temporada 2023. Já neste mês de agosto, tem provas dos Campeonatos Pernambucano e Paraibano de Kart, na pista do Circuito Internacional Paladino. Além disso, vai disputar a última etapa da Fórmula Vee Open, no mês de outubro, em Piracicaba-SP.

Notícias

Página inicial