Motor On Line
Notícias-

Preview 6 Horas de Monza / Ferrari na batalha por mais um título
Reportagem: Rachel Cavers
FIA WEC / 6 Horas de São Paulo
A batalha pelo título do FIA WEC se intensifica no lendário circuito de Monza.

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA visita o lendário Autodromo Nazionale di Monza neste final semana em que acontece às 6 Horas de Monza do WEC (7 a 9 de julho), à medida que a disputa pelos títulos das corridas de resistência de 2023 esquenta nas três categorias.

Com a Ferrari AF Corse vencendo a quarta etapa do FIA WEC, as 24 Horas de Le Mans, a batalha dos Hypercars se intensificou, pois a Ferrari está se aproximando dos líderes da categoria, a Toyota, que agora está apenas 18 pontos à frente na classificação geral. Enquanto, a disputa pelo título na LMP2 está ainda mais acirrada, com apenas quatro pontos separando a equipe WRT e os recentes vencedores de Le Mans, Inter Europol Competition.

Trinta e seis carros enfrentarão os 5.793 metros do Autódromo de Monza, conhecido como "templo da velocidade", que é famoso por suas longas retas de alta velocidade, onde os Hypercars atingem velocidades na faixa de 318 km/h e quase 60% da volta é percorrida com o acelerador totalmente aberto. Durante cada volta no circuito, os pilotos dos Hypercars trocarão de marcha 36 vezes.

Marcando a primeira vez em que o Hypercar Ferrari 499P competirá em Monza logo após a vitória enfática da Ferrari na última 24 Horas de Le Mans, os "tifosi" estarão em peso neste fim de semana! Além disso, 12 dos 108 pilotos competindo em Monza são italianos e há seis Ferraris na lista de inscritos (dois Ferrari 499P Hypercars e quatro Ferrari 488 GTE Evos).

A etapa de Monza contará com a Participação dos brasileiros André Negrão que corre pela Alpine Elf Team na categoria LMP2 N°35, Pietro Fittipaldi que compete na mesma categoria pela equipe Jota com N° 28 e ainda Joao Paulo de Oliveira que compete pela categoria principal com o Hypercar N° 4 da FLOYD VANWALL RACING TEAM

Um novo Hypercar com a Proton Competition

A lista de Hypercars em Monza será igual ao número de Hypercars visto em Spa-Francorchamps, com um total de 13 inscritos. O Cadillac extra de Spa será substituído por uma nova inscrição: um Porsche 963 privado da Proton Competition.

A inscrição do No. 99 da Proton Competition elevará para quatro o número total de Porsche 963s, juntando-se aos dois carros da Porsche Penske Motorsport (No. 5 e No. 6), bem como ao Porsche da equipe Hertz Team JOTA. O piloto local Gianmaria Bruni, natural de Roma e campeão mundial de LMGTE Pro duas vezes, pilotará o Porsche inscrito pela Proton. Bruni terá como companheiros de equipe o campeão mundial do FIA WEC em 2016, Neel Jani, e o vencedor de classe de Le Mans duas vezes, Harry Tincknell. A equipe viajou para Monza sem ter testado o carro, então eles pretendem usar a etapa italiana do WEC como uma oportunidade para se familiarizar com a nova máquina.

Haverá mais três pilotos italianos na categoria Hypercar para os fãs locais - e todos competirão pela Ferrari AF Corse. Antonio Fuoco, que já garantiu a pole position em duas ocasiões nesta temporada, competirá com o Hypercar Ferrari 499P No. 50. Os compatriotas Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi pilotarão o carro irmão No. 51, o mesmo carro que conquistou a memorável vitória em Le Mans ao lado do britânico James Calado no mês passado.

A Toyota Gazoo Racing e seus dois Toyota GR010 Hybrid Hypercars já venceram três das quatro corridas do WEC nesta temporada, mas após uma derrota apertada em Le Mans, a equipe japonesa estará ansiosa para recolocar sua luta pelo título de 2023 nos trilhos com mais uma vitória. Entre os pilotos, a tripulação do Toyota GR010 Hybrid No. 8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Ryō Hirakawa) tem uma estreita vantagem de 15 pontos sobre a Ferrari No. 51.

Atrás da Toyota e da Ferrari, a Cadillac confirmou sua posição como a terceira força no campo dos Hypercars. Sua confiabilidade tem sido um grande trunfo do V-Series.R, resultando em dois pódios no WEC nesta temporada. Na classificação dos pilotos de Hypercar, é o carro No. 2, pilotado por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook, que está atualmente em terceiro lugar, 12 pontos atrás da Ferrari.

Após uma boa atuação em Le Mans no mês passado, na qual o fabricante francês liderou a corrida em um momento, a Peugeot TotalEnergies estará na Itália com dois de seus Hypercars Peugeot 9X8. A equipe está em quinto lugar na classificação, 19 pontos atrás da Porsche, que ocupa o quarto lugar.

A equipe americana Glickenhaus Racing buscará replicar seu bom desempenho em Monza no ano passado com o Hypercar Glickenhaus 007 No. 708 pilotado por Romain Dumas, Olivier Pla e Nathanael Berthon. Completando a lista de inscritos do Hypercar estará a Floyd Vanwall Racing, onde Tristan Vautier substituirá Tom Dillmann no Vanwall Vandervell 680.

A batalha na LMP2 continua, mas a Corvette será derrotada na LMGTE AM?

Na LMP2, o apoio local será forte para a equipe italiana Prema Racing e seu piloto residente Andrea Caldarelli, que foi convocado para substituir Mirko Bortolotti nesta corrida. Outras mudanças na LMP2 incluem Giedo Van der Garde e Ben Hanley substituindo os pilotos regulares da United Autosport, Felipe Albuquerque e Tom Blomqvist, que estão competindo na IMSA.

Apenas quatro pontos separam os dois primeiros colocados na LMP2 antes de Monza, com a equipe WRT liderando a Inter Europol Competition em segundo lugar. A United Autosports está em terceiro lugar, 20 pontos atrás dos líderes da categoria, a WRT.

Enquanto isso, a Corvette Racing tem uma liderança sólida na LMGTE Am, com a equipe acumulando até agora 133 pontos (graças a três vitórias e um segundo lugar). A batalha pelo segundo e terceiro lugares, no entanto, está mais acirrada, com apenas três pontos separando a equipe ORT by TF, em segundo lugar, e a equipe exclusivamente feminina Iron Dames em terceiro lugar.

Mudanças importantes na LMGTE Am incluem Efrin Castro e Guilherme Moura de Oliveira pilotando para a Project 1 - AO, além de Julien Piguet no No. 21 da AF Corse. Enquanto isso, no carro No. 57 da Kessel Racing, Daniel Serra será substituído pelo japonês Kei Cozzolino. Por fim, a Northwest AMR ficará de fora desta corrida, mas manifestou a intenção de retornar para as 6 Horas de Fuji do WEC no início de setembro. Há sete pilotos italianos competindo na categoria GTE Am (Francesco Castellachi; Davide Rigon; Matteo Cairoli; Claudio Schiavoni; Matteo Cressoni; Alessio Rovera e Riccardo Pera).

A ação na pista começou nesta sexta-feira, 7 de julho, com os treinos classificatórios ocorrendo neste sábado à tarde. A bandeira das 6 horas de Monza será agitada às 07h30 horário de Brasília neste domingo pelo Marechal de Honra oficial do evento, Dindo Capello. A lista de inscritos mais recente para as 6 Horas de Monza pode ser encontrada.

Acompanhe toda a ação pelo aplicativo oficial do FIA WEC você também poderá assistir a íntegra nos canais do Youtube: BandSports e Esporte na Band.

E através da BandSports TV

🕖 7h às 7h45 - LARGADA
🕙 8h45 às 10h - CORRIDA
🕚 11h até o fim da corrida

Carlos Col, promotor das 6 Horas de São Paulo - "É muito gratificante ver a enorme evolução em todas as áreas do FIA WEC. A tecnologia empregada nos carros e a quantidade de marcas importantes competindo dentro de um equilíbrio, é fantástico de se ver! Estou acompanhando as 6 horas de Monza e a organização em geral está em um nível impressionante e será para nós uma grande honra receber uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance em São Paulo"

No Brasil o FIA WEC fará seu retorno em 14 de julho de 2024 no autódromo de Interlagos. Os ingressos para as 6 Horas de São Paulo estarão disponíveis a partir de 1º de outubro de 2023, com preços a partir de R$250,00.

Sobre o FIA World Endurance Championship

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância no mundo real em avanços no design de carros de estrada, tecnologia de crossover, desempenho e segurança. Regulamentações sólidas e estáveis que permitem a criação de protótipos esportivos complexos, porém belos, que apresentam o que há de mais recente em tecnologia híbrida, com fornecedores independentes de chassi e motores competindo nos mais altos níveis. O campeonato possui as principais marcas de carros de luxo do mundo se enfrentando nas pistas com mais de 35 carros na pista ao mesmo tempo, resultando em ação, emoção, ultrapassagens constantes e entretenimento para fãs em todo o mundo. O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e envolvidos um palco único para competir nos principais autódromos ao redor do mundo. Classificada ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de futebol, as 24 Horas de Le Mans, pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo. Disputado em sete etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, há corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas de seis horas até a mais longa de 24 horas.

Notícias

Página inicial