Motor On Line
Notícias-

Honda participará do Mundial de F-1® da FIA a partir da temporada 2026
Reportagem: Aline Cerri / Tassia Rodrigues
Imprensa Honda Brasil
Como os regulamentos da F1 de 2026 aumentarão a energia elétrica em três vezes, a Honda entra na F1 com um novo parceiro.

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje planos de participar do Campeonato Mundial de Fórmula 1 (F1) da FIA*1 a partir da temporada de 2026 como fornecedora de unidade de potência. A Honda fechou uma parceria de trabalho com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team para fornecer unidades de potência em conformidade com os novos regulamentos de unidade de potência da F1, que entrarão em vigor na temporada de 2026.

Em busca de seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, a partir da temporada de 2026, a F1 implementará novos regulamentos com uma proporção de potência máxima motor a combustão/motor elétrico de 50/50. Isso representará um aumento significativo na utilização de energia elétrica em relação à proporção atual*2, além de exigir o uso de combustível 100% sustentável.

Especificamente, os regulamentos de 2026 exigem uma redução da potência do motor enquanto triplica a potência do Sistema de Recuperação de Energia (ERS), que recupera a energia cinética durante a frenagem e a converte em energia elétrica. Isso resultará em uma potência máxima aproximadamente igual entre os motores a combustão e os elétricos.

Essas mudanças nos regulamentos da F1 para unidade de potência são consistentes com a direção que a Honda vem tomando em relação à neutralidade do carbono. Trabalhar de acordo com esses regulamentos terá um significado profundo em termos de fornecer à Honda oportunidades importantes para buscar o desenvolvimento de tecnologias futuras nessa direção. Com base nessa crença, a Honda tomou a decisão de assumir um novo desafio nas corridas de F1.

A Honda Racing Corporation (HRC), que se tornou responsável pelas atividades de esportes a motor tanto em automóveis como motocicletas desde 2022, assumirá a responsabilidade pelo desenvolvimento de unidades de potência, participação em corridas e pelo gerenciamento das corridas de F1.

Comentário de Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda

"Uma das principais razões para nossa decisão de aceitar o novo desafio na F1 é que o ápice das competições de corrida mundiais" está se esforçando para se tornar uma série de corrida sustentável, que está alinhada com a direção que a Honda está buscando com a neutralidade de carbono, e que se tornará uma plataforma que facilitará o desenvolvimento de nossas tecnologias de eletrificação.

A Honda é uma empresa que tem uma história de crescimento assumindo desafios e vencendo corridas de classe mundial. Com os novos regulamentos de 2026, a chave para a vitória será um motor elétrico compacto, leve e de alta potência com uma bateria de alto desempenho capaz de lidar com alta e rápida saída de energia, bem como a tecnologia de gerenciamento de energia. Acreditamos que as tecnologias e know-how adquiridos com este novo desafio podem potencialmente ser aplicados diretamente em nossos futuros veículos elétricos de produção em massa, como um modelo esportivo elétrico de referência, e tecnologias de eletrificação em várias áreas, incluindo eVTOL que está atualmente em pesquisa e desenvolvimento.

A Honda e nosso novo parceiro, a Aston Martin F1 Team, compartilham a mesma atitude sincera e determinação para vencer, portanto, a partir da temporada de 2026, trabalharemos juntos e lutaremos pelo título do campeonato como Aston Martin Aramco Honda.

A Honda tem o maior respeito pela FIA, que tomou uma decisão ousada de introduzir esses novos e desafiadores regulamentos para garantir a sustentabilidade das atividades de corrida e do meio-ambiente global, e pelo Formula One Group*3, que tem aprimorado o valor da marca da F1 e garantindo a evolução da F1 como a corrida automobilística mais prestigiada do mundo."

Comentário de Lawrence Stroll, Executive Chairman da Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team

"Gostaria de dar as boas-vindas à Honda e à HRC à Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team. Compartilhamos um impulso mútuo, determinação e ambição implacável para ter sucesso na pista. A Honda é um titã global e seu sucesso no automobilismo é duradouro e incrivelmente impressionante. Gostaria de agradecer ao Sr. Mibe e ao Sr. Watanabe e a toda a equipe da HRC ao embarcarmos juntos neste futuro emocionante a partir de 2026."

Comentário de Koji Watanabe, Presidente da Honda Racing Corporation

"Em meio a grandes mudanças em nossos negócios e no ambiente do automobilismo rumo à transição para uma sociedade neutra em carbono, restabelecemos a HRC como uma plataforma ideal para sustentar e desenvolver ainda mais as atividades do automobilismo como uma força da Honda. Vamos estabelecer estruturas operacionais sustentáveis ​​para nossas atividades de corrida e continuar a entregar mais sonhos e emoção para os fãs de automobilismo em todo o mundo".

Comentário de Martin Whitmarsh, CEO do Grupo Aston Martin Performance Technologies

"Tive a sorte em minha carreira de trabalhar com a Honda ao longo dos anos e estou emocionado por ter a oportunidade de fazer parceria com a HRC e a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team de 2026. Os novos regulamentos de unidade de potência da F1 2026 são uma enorme e importante mudança, mas que estamos confiantes de que podemos navegar juntos com sucesso. Em conjunto com nosso parceiro estratégico Aramco, podemos esperar uma colaboração aberta para um objetivo comum. Nossa futura parceria com a Honda é uma das últimas partes do quebra-cabeça que se encaixa nos planos ambiciosos da Aston Martin na Fórmula 1. Por fim, gostaria de prestar homenagem ao nosso atual fornecedor de unidades de potência, com quem continuaremos a fazer parceria nas próximas temporadas".

*1 Fédération Internationale de l'Automobile
*2 De acordo com os regulamentos atuais de 2023, a proporção necessária de contribuição do motor elétrico para a potência de saída é ligeiramente inferior a 20%.
*3 O Formula One Group é uma organização composta por várias empresas responsáveis ​​por todo o campo comercial das corridas de F1, incluindo a Formula One Administration (FOA), responsável pelo exercício dos direitos comerciais da F1, e a Formula One Management (FOM), responsável pelas atividades promocionais e de marketing da F1.

1964 - 1968 Participou como uma equipe puramente Honda, incluindo motor e chassi, marcando a primeira vitória no Grande Prêmio do México em 1965
1983 - 1992 Participou como fornecedora de motores
1986: Venceu o título do Campeonato de Construtores como Williams Honda
1987: Ganhou ambos os títulos de campeonatos de Pilotos e Construtores
1988-1991: Venceu os títulos de campeonatos de Pilotos e Construtores por quatro anos consecutivos como McLaren Honda
2000 - 2005 Participou como fornecedor de motores e co-desenvolvedor do chassi da BAR Honda
2006 - 2008 Participou como uma equipe puramente Honda responsável pelo motor e pelo chassi
2015 - 2017 Participou como fornecedor de unidades de potência. Forneceu a unidade de potência para a equipe McLaren
2018- Começou a fornecer unidades de potência para a Toro Rosso (atualmente, Scuderia Alpha Tauri)
2019- Começou a fornecer unidades de potência para a Red Bull Racing
2021 Max Verstappen conquistou o título do Campeonato de Pilotos pela Red Bull Racing Honda

Honda conclui participação na F1

2022- HRC começou a fornecer suporte técnico para Red Bull Powertrains

Red Bull Racing e Max Verstappen venceram os títulos de Pilotos e Construtores

Sobre a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team>

Localização:Silverstone, Northamptonshire, United Kingdom
Chefe de equipe: Mike Krack
Primeira corrida na F1: 2021

A lendária marca Aston Martin correu pela primeira vez na Fórmula 1 em 1959 e voltou ao esporte em 2021 sob a liderança do empresário canadense Lawrence Stroll. Com uma equipe de pessoas apaixonadas em seu coração e um esquadrão talentoso de pilotos – incluindo o bicampeão mundial Fernando Alonso e o canadense Lance Stroll – esta é uma equipe com uma herança rica e uma nova perspectiva. Ao lado de parceiros colaborativos e estratégicos, a equipe baseada em Silverstone está trazendo uma nova energia para o esporte com a determinação de agitar a ordem e competir no final.

Notícias

Página inicial