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Stock Car: Zonta confia conhecimento pista mas pneus são preocupação em Tarumã
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Asfalto abrasivo do circuito gaúcho é diferencial para o acerto segundo o paranaense da Shell-RCM, que correu a última etapa da Stock Car em 2017.

Após seis anos, a Stock Car está de volta ao circuito que sediou a primeira corrida de sua história, no distante ano de 1979. O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu algumas obras de readequação para receber novamente a maior categoria do automobilismo brasileiro. Uma coisa, porém, não terá muitas alterações: o velho asfalto abrasivo vai permanecer no traçado, o que vai complicar a vida de pilotos e equipes.

É o caso de Ricardo Zonta, piloto da equipe Shell-RCM. O paranaense estava presente na última corrida da categoria no circuito gaúcho, em 2017, e acredita que a experiência no local será um diferencial para o trabalho no fim de semana, que terá apenas um shakedown e dois treinos livres antes da classificação na tarde de sábado. Ele, inclusive, chegou a vencer uma das duas corridas da etapa, mas acabou perdendo o triunfo por causa de uma punição aplicada por uma irregularidade no pit stop.

Outra questão que preocupa o paranaense que conta com o apoio da Shell V-Power é justamente o asfalto extremamente abrasivo. Com a limitação na liberação dos pneus Hankook ocasionado pelo incêndio na fábrica responsável pelos compostos da Stock Car na Coreia do Sul, o trabalho em Tarumã tende a ser ainda mais dramático que o normal com o alto desgaste previsto. Os pneus usados pela categoria nesta temporada são mais duráveis, mas as equipes estão tendo que gerir com muito cuidado seus estoques para fazê-los durar durante o maior tempo possível na temporada 2023.

A classificação para a terceira etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

"Tarumã é uma pista que eu gosto bastante. Eu me lembro que na última vez em que a gente andou lá foi em 2017. E foi a corrida em que ganhei e levei uma penalização de 10 segundos porque o mecânico caiu depois de fazer o pit stop com o tanquinho. E aí me deram uma punição, mas foi uma corrida que ganhei. Gosto muito de lá, então dá para esperar um bom fim de semana. É claro que a gente tem um problema sério com os pneus. É uma pista que em que se gasta muito e a gente tem uma quantidade pequena para a etapa. Então vamos ter de cuidar muito deles nos treinos para não sofrer com o desgaste. Mas isso pode ser um diferencial positivo para a gente, por conhecer o circuito. Como tem pouco treino, poucos pneus para treinar, os pilotos que não conhecem muito bem a pista acabam tendo mais dificuldade para pegar os detalhes dela. Mas acredito que todo mundo com meia hora ali vai conseguir se adaptar."

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 3 – Tarumã, Viamão-RS

Sexta-feira, 19 de maio:
10:10 – Shakedown
13:00 – Treino Livre 1

Sábado, 20 de maio:
09:10 – Treino Livre 2
12:50 – Classificação

Domingo, 21 de maio:
12:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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