Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Átila fecha sexta-feira em 2º e busca melhoria nas retas de Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Bruno Terena
Sorocabano vai analisar dados do carro para melhorar para a classificação.

Depois de uma primeira etapa recheada de novidades na temporada 2023 da Stock Car, o segundo encontro do ano, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, não foi diferente. Por causa dos problemas verificados em Goiânia, a categoria decidiu retornar às asas traseiras usadas até o fim de 2022, menores que as pensadas para este ano, para compensar os novos pneus Hankook.

O resultado: como era esperado, carros muito mais traseiros no primeiro treino livre em Interlagos. Apesar das dificuldades na adaptação para a pilotagem, Átila Abreu teve uma boa sexta-feira. O sorocabano de 35 anos terminou o primeiro treino livre para a etapa em São Paulo na segunda posição. Ainda assim, busca melhorias no carro preparado pela equipe Pole Motorsport, comandada pelo experiente engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta. A análise da telemetria dos dois carros será essencial.

O principal problema detectado por Átila Abreu no primeiro treino livre foi uma deficiência de velocidade nas retas do circuito paulista. Com o agravante de o último trecho da pista ser um longo trecho de aceleração, iniciado na Junção e encerrado apenas no S do Senna, de cerca de 1,8 km. Segundo o sorocabano, o carro vibra demais nestas situações. Ainda assim, o acerto do carro parece estar no caminho certo, como o bom resultado da sexta-feira mostrou em Interlagos.

A classificação para a segunda etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

"Como essa asa é muito menor, o carro ficou muito mais traseiro e muito mais difícil de guiar. Voltou a ser aquele carro da temporada passada. A gente fez alguns detalhes para tentar melhorar isso. Com o pneu velho ainda não me senti confortável, mas de pneu novo, o carro respondeu um pouco melhor, em questão de borracha, temperatura, como esquentar o pneu. E acho que vai ser bom trocar informação com meu companheiro de equipe. Mesmo assim o carro se mostrou competitivo, apesar de ser ruim de guiar por causa da asa. E deve ser ruim para todo mundo.

Agora de reta o carro está muito ruim, não é? O carro continua vibrando muito na reta. E quando você olha as velocidades máximas, estamos perdendo muito em relação aos adversários. E quando você olha o trecho do miolo, não sou melhor que eles. Porque poderia ter uma compensação. Então para entender isso um pouco, temos de olhar o desempenho do meu companheiro de equipe. Sinto o carro vibrar bastante. Acho que é alguma outra coisa que está nos prejudicando. Vamos terminar os treinos, analisar os gráficos para tomar a decisão do que fazer. O impportante é que acho que está competitivo e agora é aproveitar esta sexta, escolher as informações para estar melhor no sábado. Muita gente passou pneu novo, porque o horário do treino era mais parecido com o da classificação. No sábado, o treino é muito cedo, então talvez tenha umas diferenças. É muito mais olhar pela nossa sensação do que tempo de volta."

Átila Abreu

Cronograma – Stock Car – Etapa 2 – Interlagos

Sábado, 22 de abril:
08:35 – Treino Livre 2
12:50 – Classificação

Domingo, 23 de abril:
12:13 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:51 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial