Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Átila fecha o dia em 6º e busca mais velocidade em reta em Goiânia
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Bruno Terena
XxxSorocabano tem dia produtivo com o Chevrolet Cruze #51 e aprova os novos pneus da categoria.

Átila Abreu fechou de forma positiva a sexta-feira que marca a abertura da temporada da Stock Car em Goiânia. O piloto sorocabano da Pole Motorsport colocou o Chevrolet Cruze #51 em sexto no segundo treino livre do dia e destacou a boa adaptação aos novos pneus da categoria, fornecidos pela sul-coreana Hankook.

Átila percorreu o total de 24 voltas considerando as duas sessões do dia e saiu satisfeito com o equilíbrio de sua máquina, a “Pantera Negra”.

Ele destacou que um tópico que pode ser aprimorado para a classificação deste sábado é a velocidade em reta. Ele teve como top speed 240 km/h, cerca de 4 ou 5 km/h menos que alguns de seus concorrentes.

Mesmo assim, foi capaz de registrar 1:27.660 em sua melhor passagem pela veloz pista goiana.

Após o término das atividades de pista, o piloto e o time de engenharia da Pole Motorsport iriam se debruçar sobre os dados, para avaliar se é o caso de trocar o motor para o restante do fim de semana.

O sábado tem programado um shakedown e o quali, que tem transmissão ao vivo dos canais Sportv. A rodada dupla deste domingo tem início às 11:40, também com exibição ao vivo dos canais Sportv e da Band.

O que ele disse:

“O pneu me surpreendeu positivamente. Eu esperava uma dificuldade maior no acerto, por ser um composto mais duro. Mas o tempo das voltas está bem parecido com o que fizemos aqui no ano passado e até o equilíbrio do carro me deixou confortável também.

Usamos o primeiro treino do dia para testar algumas coisas diferentes. O tempo de volta é parecido com o do ano passado, mas com o novo pneu obviamente algumas referências são diferentes. Então usamos o TL1 para testar isso e encontramos também alguma dificuldade na velocidade de reta.

Aí, para o segundo treino corrigimos alguns pontos e entendemos melhor o caminho que eu e o Rafael Suzuki fizemos. Aí o carro respondeu melhor, especialmente quando colocamos o pneu zero. Gostei do equilíbrio do carro, mas infelizmente pareceu um pouco pior de reta. Estou tomando entre 4 e 5 km/h de reta, o que numa pista de alta como Goiânia é muito. E não é questão de acerto, pois estamos fazendo um setup para andar de reta a não anda. Então estamos na dúvida se devemos trocar o motor ou não. Vamos analisar os dados e tomar a melhor decisão.

Considerando todos esses pontos, é positivo terminar o dia em sexto. Mas para brigar por pole, avançar ao Q3, precisamos resolver o tema da velocidade em reta.”

Átila Abreu

Cronograma – Stock Car – Etapa 1 – Goiânia

Sábado, 1º de abril:
12:35 – Shakedown
13:00 – Classificação

Domingo, 02 de abril:
11:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial