Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: pré-inscrições para 1ª Latin America Talent Cup seguem abertas
Reportagem: Carolina Yada
Pilotos brasileiros interessados podem acessar a página www.latinamericatalentcup.com e se candidatar às vagas com condições especiais até esta terça-feira, 31 de janeiro; Paulista João Fascinelli já

Os jovens pilotos brasileiros interessados em participar da Latin America Talent Cup e também da FIM MiniGP Latin America Series já podem fazer as pré-inscrições no site www.latinamericatalentcup.com. Os campeonatos, que fazem parte do programa Road to MotoGP, buscam novos talentos que aspiram representar a América Latina nos campeonatos mundiais.

O objetivo é contar com 25 pilotos neste primeiro ano de competição. A fase de pré-inscrição com condições especiais vai até o dia 31 de janeiro. Até o momento, já são doze interessados em participar dos seguintes países: Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Peru e México.

Aos 16 anos e revelação nas categorias de base nas competições de motovelocidade no Brasil, o piloto paulista João Fascinelli é o primeiro pré-inscrito do país. "Minha expectativa é aprender cada vez mais nessa categoria, conhecer novas pistas fora do Brasil. Essa nova competição é também uma base para a Rookies Cup e Moto3. Vai ser incrível a experiência", diz o jovem talento do esporte. Ele é o atual campeão do SuperBike Brasil na categoria R3 e venceu também em 2022 a Copa T.E.M da Superliga.

A Latin America Talent Cup é destinada a competidores com idade entre 14 e 21 anos. Já a faixa etária da FIM MiniGP Latin America Series será entre 10 e 14 anos. Participantes de 20 países, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Porto Rico, Nicarágua, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Cuba e México, podem participar do campeonato.

Os pilotos da Latin America Talent Cup utilizarão o mesmo modelo de moto: a Honda NSF 250R. Já para a FIM MiniGP Latin America Series, a motocicleta é da fabricante italiano Ohvale, modelo GP-0 160. Os equipamentos também serão padronizados e todos os competidores utilizarão a mesma estrutura, composta por um treinador, tutores, mecânicos, entre outros integrantes técnicos, pneus, além de dois caminhões. Tudo está incluso em um único pacote de participação. O custo total da participação por piloto será de US$ 24 mil (para pré-inscrições até 31 de janeiro, após valor será alterado), que poderá ser dividido em cotas.

A primeira edição da Latin America Talent Cup terá sete etapas, com começo no fim de 2023, com 14 corridas, em três países: Argentina, Chile e Brasil. Algumas, serão realizadas junto com o Mundial de Superbike (World SBK) e o Mundial de Motovelocidade (MotoGP). Ao término da competição, os três primeiros colocados poderão participar do evento de seleção da Red Bull MotoGP Rookies Cup. Já o campeão ganhará a chance de competir no Campeonato Nacional Italiano, na categoria SSP300.

Já a FIM MiniGP Latin America Series contará com cinco eventos nos mesmos países. Os melhores pilotos da temporada serão promovidos para a categoria 190cc, prevista para 2025. O passo seguinte dessa evolução é a Latin America Talent Cup.

Confira todos os pilotos pré-inscritos até o momento:

- João Fascinelli – Brasil
- Bastián Rojo – Chile
- Juan Mora - Argentina
- Valentín Valor - Argentina
- Kerman Martinez – Venezuela
- Ranzeth Gomez – Venezuela
- Santiago Bravo - Venezuela
- Dainer Romero – Venezuela
- Jean Pierre Edú – Peru
- Cristel Aguilar – Peru
- Karol Bezie – México
- Emiliano Arciniega – México

A Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series é uma realização da GP3 Sport, com supervisão da FIM Latin America, apoio do Road to MotoGP e patrocínio da Dunlop, Airoh, Capit, Spider, Carbonvice, AWA, WRS e Sierra.

Pré-calendário da Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series:

1ª etapa – Outubro / 2023
Argentina – San Juan Villicum (junto com o Mundial de Superbike)

2ª etapa – Março / 2024
Chile – Autódromo Internacional de Codegua

3ª etapa – Abril / 2024
Argentina – Termas do Río Hondo (junto com a MotoGP)

4ª etapa – Maio / 2024
Brasil – Autódromo Internacional de Goiânia (GO)

5ª etapa – Junho / 2024
Brasil – Circuito dos Cristais – Curvelo (MG)

6ª etapa – Agosto / 2024
Chile – Autódromo Internacional de Codegua

7ª etapa – Outubro / 2024
Argentina – San Juan Villicum (junto com o Mundial de Superbike)

Notícias

Página inicial