Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell disputa em 2023 com Zonta / Osman e Petecof
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Maior patrocinadora do esporte a motor no mundo segue com três carros na principal categoria do Brasil.

Patrocinadora máster com o maior número de carros no grid da Stock Car desde 2019, a Shell anuncia sua plataforma 2023 de pilotos e reafirma seu compromisso com a principal categoria do Brasil. Ricardo Zonta, Galid Osman e Gianluca Petecof levarão as cores da marca na próxima temporada.

Zonta parte para sua nona temporada com a Shell a bordo do Toyota Corolla #10. Defendendo a equipe Shell-RCM, o ex-F1 obteve em 2020 o vice-campeonato de pilotos, o melhor resultado da Shell na Stock Car até hoje. Com mais de 250 largadas pela categoria na carreira, o campeão Mundial de GT pela FIA representa a marca desde 2015 e levou a Shell ao lugar mais alto do pódio em oito ocasiões. Desde 2017, Zonta venceu pelo menos uma vez em cada temporada, a mais recente delas na primeira passagem da Stock Car pelo Velocitta no último mês de maio.

O paranaense de 46 anos de idade se juntou à equipe Shell-RCM em 2020 e permanece no time com sede em Curitiba na próxima temporada. Ele ocupa atualmente a quinta posição no campeonato de pilotos.

Galid Osman fará em 2023 sua quinta temporada com a marca Shell no carro #28. O paulista de 36 anos de idade tem 215 corridas pela Stock Car no currículo, com três vitórias. A mais recente delas foi conquistada na Corrida de Duplas que abriu a temporada 2022, em parceria com o brasiliense Enzo Elias. A equipe pela qual Galid vai correr em 2023 será posteriormente anunciada.

Já o paulista Gianluca Petecof, embora tenha apenas 20 anos de idade, tem um longo histórico de sucesso com a marca Shell. Integrante da primeira turma da Academia Shell Racing, aos 12 anos de idade, enquanto ainda competia no kart nacional, Petecof trilhou um caminho exitoso com a marca nas pistas europeias. Membro da Ferrari Driver Academy por três temporadas, venceu seis corridas na F4 Alemã e Italiana entre 2018 e 2019 e foi campeão da F-Regional em 2020, com mais quatro vitórias e 14 pódios em 23 provas. A conquista do título sobre Arthur Leclerc conferiu ao paulista à época os pontos necessários para pleitear a superlicença da F1.

Em 2021 Petecof disputou corridas da FIA F2 e retornou ao automobilismo brasileiro neste ano para provas avulsas na Stock Car com a equipe Full Time. Na categoria brasileira, seu melhor resultado com o Toyota Corolla #101 foi o quarto lugar na corrida realizada no Aeroporto do Galeão. Em 2023, Petecof permanece na Full Time e terá a oportunidade de disputar sua primeira temporada completa na Stock Car.

A temporada 2023 da Stock Car terá 12 fins de semana de ação, com início em Goiânia nos dias 1º e 2 de abril.

O que eles disseram:

“Ter uma parceria tão duradoura como tenho com a Shell é muito importante, pois estamos juntos desde 2015, o que torna o trabalho ainda mais sólido! Tivemos um ano extremamente competitivo, em que conquistamos poles e vitórias e lutamos pela busca do título até a última etapa em Goiânia. Eu fico bastante contente com essa renovação e com a situação de buscarmos fazer mais um grande trabalho com RCM Competições em 2023 e brigarmos por esse título inédito”.

Ricardo Zonta

“Vou para meu quinto ano na Shell. Estou muito feliz em correr com uma marca tão destacada e que apoia muito o automobilismo. Estamos vindo de ótimos resultados, inclusive como maior pontuador do último fim de semana em Goiânia. Espero conseguir ter um bom assento no ano que vem, para lutar por vitórias e títulos”

Galid Osman

“A felicidade é imensa de estar de volta em casa com a Shell, marca que eu representei por tantos anos Brasil e afora. Tivemos muito sucesso, muitas memórias importantes e agora, será na Stock Car. Sempre acompanhei de perto a categoria no meu tempo de Shell. Fico contente em estar junto com a Full Time, uma equipe que me acolheu de uma maneira incrível neste ano, dando a oportunidade de estrear na Stock Car. A expectativa é das melhores e é claro que eu vou buscar evolução dentro desse grid tão competitivo fazendo minha primeira temporada completa na categoria. Estou muito feliz e muito ansioso para começar o trabalho”

Gianluca Petecof

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial