Motor On Line
Notícias-

Paludo / Dirani lidera treino livre dos 500 km da Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Rafael Gagliano
Treino livre da Challenge tem como destaque dupla do carro #66, formada por Sadak Leite e Fabio Carbone.

A jornada de abertura da etapa final da Porsche Cup C6 Bank Mastercard começou animada em Interlagos, com os carros registrando tempos muito próximos desde os treinos opcionais. A quinta-feira teve uma sessão livre para cada classe e mais um treino noturno com os carros da Carrera e da Challenge percorrendo simultaneamente o autódromo de Interlagos.

No fim do dia, prevaleceu a dupla do #7, formada por Miguel Paludo e Dennis Dirani. O carro cravou 1:36.604 em sua melhor passagem, no treino da tarde.

Completaram o top5 o #888 (Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira), o #99 (Jeff Giassi e Nicolas Costa), o #73 (Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias) e o #88 (Georgios Frangulis e Cesar Ramos).

A sessão da Carrera registrou nada menos que dez carros dentro do mesmo segundo, com 18 dos 20 participantes da sessão separados por 1.985s.

A seguir aceleraram os carros da classe Challenge, com liderança do #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com 1:39.074. A sessão dos carros da geração 991.2 teve cinco dos nove inscritos dentro do mesmo segundo.

No treino noturno, com oito carros dentro do mesmo segundo, a liderança ficou com o #9, de Edu Guedes, Carlos Ambrosio e Caio Collet, com a marca de 1:37.007.

A jornada de 500 km em São Paulo vai definir neste sábado os seis títulos em jogo no Porsche Endurance Challenge. A programação de sexta determina mais um treino livre e o quali, que vai apurar o grid de largada pela média entre os tempos dos pilotos de maior e menor BoP (Balance of Performance) de cada carro.

Nesta etapa, o regulamento prevê tripulações de duplas ou trios –e o grid vem recheado de estrelas. São 30 carros inscritos, com 72 pilotos confirmados. Além das estrelas do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, competem pilotos de destaque com passagem bem-sucedida por diversas categorias como F1, Indycar, Mundial de GT da FIA, Stock Car etc.

O regulamento do Endurance Challenge em 2022 foi aprimorado, para garantir imprevisibilidade e alta competitividade durante todo ano. As regras do BoP (Balance of Performance) equalizam os carros com lastros distribuídos de acordo com o repertório e idade dos pilotos e determinam também deduções de tempo nas paradas obrigatórias para revezamento dos pilotos.

Outra grande novidade do ano foi a introdução de pontuação no meio das corridas, conforme a posição de cada carro ao término do primeiro segmento. Isso movimentou muito as duas primeiras provas, em Termas de Río Hondo e Goiânia –e promete gerar mais trabalho ainda para os estrategistas de cada tripulação, uma vez que o regulamento impõe descarte de um dos seis segmentos do ano para a definição do ranking final na tabela de pontuação.

As alternativas na pista e fora dela portanto, são inúmeras. No melhor estilo das grandes corridas de longa duração, a etapa final de 500 km deixa a critério de cada carro a ordem dos revezamentos de pilotagem e o momento das paradas obrigatórias.

A prova de 500 km tem largada marcada para 15h de sábado, com transmissão ao vivo na íntegra pelo Sportv 3, flashes ao vivo na Band e transmissão na íntegra pelos canais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em mídias sociais.

O que eles disseram:

“Foi um dia muito positivo, andei no primeiro treino onde testamos algumas coisas, o Dennis andou no segundo e o carro está com um balanço ótimo. Sinto que ainda tem um resquício de borracha da F1, o que deixa o carro dianteiro. O Dennis encaixou uma volta boa e lideramos o treino livre. Vamos focar amanhã pensando em uma boa classificação para ter uma vantagem em uma prova com boas duplas e bons trios. Foco em fazer o nosso melhor e conquistar um bom resultado.”

Miguel Paludo

“O carro parece ok, os carros estão um pouco diferentes do normal, então demoramos um pouco para achar o melhor acerto do carro. Amanhã vamos tentar achar uma boa volta no quali, mesmo com o lastro, que sempre nos tira um pouco de desempenho. Nosso foco é brigar pela pole, mas largar na frente é importante pois temos um bom ritmo de corrida. Vamos tentar mais uma pole juntos e ver no que vai dar.”

Dennis Dirani

“Foi um dia muito bom, melhoramos muito da primeira saída que tivemos aqui. Melhoramos o acerto do carro e ele melhorou muito do primeiro pro segundo treino.

É a primeira vez com esse carro aqui em Interlagos, então tem um aprendizado. Acho que podemos brigar amanhã e sábado vamos para cima.”

Sadak Leite

“Hoje é o dia de entender os acertos de carro e ver se está tudo funcionando direitinho. É uma corrida muito longa, então é tudo preparação pra corrida. Estamos em um ritmo legal e isso é mais importante que uma volta de quali, temos bom ritmo e chances de brigar.”

Fabio Carbone

Cronograma Porsche C6 Bank Mastercard – Etapa 09:

Sexta-feira, 02 de dezembro:
10:30 – 11:00 - Treino livre 3 (Carrera)
11:05 – 11:35 - Treino Livre 3 (Challenge)
14:10 – 14:22 - Classificação grupo A (Carrera)
14:35 – 14:47 - Classificação grupo B (Carrera)
15:00 – 15:12 - Classificação grupo A (Challenge)
15:25 – 15:37 - Classificação grupo B (Challenge)

Sábado, 03 de dezembro:
15:00 – Corrida (500km ou 4h30)

Lista de inscritos por ordem numérica – Carrera:

#1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas
#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello*
#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani
#8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta
#9 Edu Guedes, Carlos Ambrósio e Caio Collet**
#17 Leonardo Sanchez, Átila Abreu e Marçal Muller**
#25 Paulo Sousa e Galid Osman**
#26 Christian Hahn e Diego Nunes
#33 Bruno Campos, Giuliano Losacco e Ricardo Maurício**
#44 Gustavo Farah e Sebastian Moreno**
#70 Lucas Salles, Rafael Suzuki e Fran Lara*
#73 Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias**
#77 Francisco Horta, William Freire e Pedro Aguiar*
#80 Rouman Ziemkiewicz, Gabriel Casagrande e Renan Pizii*
#85 Eduardo Menossi, Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara*
#87 Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e JP Mauro**
#88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos*
#99 Jeff Giassi e Nicolas Costa
#116 Marcelo Hahn e Allam Khodair*
#121 João Barbosa e João Gonçalves**
#888 Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira**

*Sport
**Trophy

Lista de inscritos por ordem numérica – Challenge:

#002 Junior Dinardi e Yuri Alves**
#14 Andre Gaidzinski, Nasser Aboutaif e Gabriel Robe**
#34 Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Christian Fittipaldi
#66 Sadak Leite e Fabio Carbone**
#74 Piero Cifali e André Bragantini Jr**
#145 Carlos Renaux, Luiz Razia e Pedro Costa
#199 Nelson Marcondes e Renan Guerra
#555 Ayman Darwich e Sergio Jimenez
#777 Josimar Junior e Sergio Ramalho*

*Sport
**Trophy

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial