Motor On Line
Notícias-

Gustavo Ariel gabarita etapa de Monza e leva decisão do título para Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari / Guto Mauad
Marcos Riffel e Pedro Oliveira venceram na PROAM, Fyra SimSports garantiu o título entre as equipes.

Em um dos traçados com mais história no automobilismo mundial, Gustavo Ariel mostrou os motivos de ser um dos carteira preta do grid e gabaritou a jornada da Porsche Esports Brasil em Monza.

O piloto da Texaco Racing by TK fez uma jornada quase perfeita para vencer as duas provas da penúltima etapa da temporada. O que apimentou ainda mais a disputa pelo título com Caique Oliveira e Jeff Giassi.

Oliveira, líder do campeonato com o #94 da Fyra Simsports fez uma jornada cerebral coletando pontos importantes para o campeonato com um P2 e outro P5. O piloto sai de Monza ainda mais líder do que chegou para a quinta etapa da temporada.

Pela PROAM, Marcos Riffel venceu a primeira bateria e Pedro Oliveira, líder do certame venceu a bateria final e chega com vantagem para a decisão em Interlagos.

Entre as equipes, o título foi garantido em Monza pela Fyra Simsports, que se consagrou a primeira campeã por equipes da história do Porsche Esports Brasil.

A última etapa da temporada irá coroar os campeões nos dois certames. Pela PRO Caique Oliveira chega em vantagem no principal palco do automobilismo brasileiro com 345 pontos, seguido por Ariel (313) como seu principal concorrente. Em terceiro e ainda vivo na disputa pelo título, Giassi (298) pode se sagrar tetracampeão do principal campeonato de automobilismo virtual do país.

Já entre os competidores da PROAM, Pedro Oliveira (260) chega na liderança com vantagem de 65 pontos para Luizinho Gonzaga (195), Marcos Riffel é o terceiro com 183 tentos.

As corridas:

Caique Oliveira cravou a pole-position para a penúltima etapa da temporada 2022 do Porsche Esports Program, ele puxou a fila dos três carros da equipe Fyra Simsports.

A temida primeira curva do templo da velocidade não vitimou nenhum piloto da bateria 1 e Jeff Giassi, junto com Felipe Baptista faziam escolta para o líder da prova e do campeonato. Gustavo Ariel e Bruno do Carmo fechavam o top5.

A pressão em cima de Giassi, que fazia o papel de escudeiro para Oliveira era enorme. O #7 sofreu com os ataques e, após uma disputa com o #6 e #12 perdeu posições em contato com Ariel.

A diferença do líder para o resto do pelotão já era superior a 3s nos giros iniciais.

Marcos Riffel liderava a PROAM com um carro de vantagem para Helder Vieira, o P2.

Ariel começava a cortar a diferença de Oliveira na liderança. Em duas voltas, a diferença caiu meio segundo. Enquanto isso, Baptista já aparecia junto com Giassi para atacar os carros da Texaco Racing by TK.

Riffel cada vez colocava mais competidores entre ele e o segundo colocado da PROAM. Com dois carros da PRO entre eles, o #30 ia criando vantagem confortável.

Do Carmo sofreu ataque duplo dos carros da Fyra Simsports, conseguiu se defender bem na tomada da Parabólica, mas foi vítima fácil para Baptista na curva 1. Ariel desgarrou da disputa e viu seu companheiro perder duas posições na 11ª volta.

Pedro Oliveira assumiu a segunda posição da PROAM.

A diferença que já havia sido de 3s era de menos de 1s para o líder e a disputa mais intensa da prova era pela quarta posição. Giassi fez belo movimento para ganhar duas posições na segunda perna da curva 1.

Última volta e Ariel teve a primeira chance real de tomar a liderança da prova, em seu primeiro ataque o #12 assumiu a liderança com facilidade, mas Oliveira não desistia de vencer a bateria e estender sua liderança no campeonato. Ariel venceu a primeira com Oliveira em segundo, Baptista em terceiro, Victor Miranda e Jeff Giassi completaram o top5. Riffel venceu pela PROAM.

Rogério Santos Netto largou da pole-position para a segunda bateria após inversão de grid. O #46 da Hot Car largou bem e soube se defender do ataque de Pedro Oliveira. Ariel subiu 4 posições, já Oliveira perdeu posições. Giassi pulou para a oitava posição.

Pedro Oliveira atacou Netto para a liderança da prova e da PROAM. Netto retomou a liderança no giro seguinte.

Victor Veloso assumiu a segunda posição e começava a colocar Netto na alça de mira pela liderança. líder do campeonato PROAM, Oliveira foi tocado e escapou para a brita, perdendo muitas posições. Em disputa pela liderança, Bruno do Carmo e Rogério Santos Netto pararam no muro e a liderança caiu no colo de Veloso. Ariel era P2 e buscava gabaritar a bateria.

O piloto da Texaco Racing by TK assumiu a liderança da prova e teria 18 minutos pela frente para confirmar sua segunda vitória. Giassi era P5 e Oliveira P12.

Tavares e Riffel se encontraram e os carros da mesma equipe abandonaram a prova. Riffel liderava a PROAM e pode ter dado adeus a briga pelo título.

Neto Nascimento e Veloso disputavam a segunda posição, Giassi observava na quarta colocação. Pedro Oliveira, que havia perdido posições, assumiu a liderança da PROAM.

Caique Oliviera escalava o pelotão e ia conquistando um bom resultado para o campeonato com o P7.

Neto Nascimento reassumiu a segunda posição da bateria com 10 minutos para o fim. Giassi assume o p2 após 3-wide na reta de Monza.

Ariel venceu a segunda bateria com Giassi na segunda posição e Felipe Baptista em terceiro colocado. Pela PROAM, Pedro Oliveira venceu e abriu ainda mais vantagem na liderança do campeonato.

O que eles disseram:

“Estou muito feliz mesmo! Não ia correr o campeonato, mas o pessoal que eu ando sempre me incentivou e entrei na disputa. A corrida de hoje foi difícil, Monza não é uma pista que eu ando muito, então tive que dar o meu melhor para estar na disputa. Infelizmente tomei um toque na Lesmo e perdi muitas posições, consegui recuperar e ficar o mais perto possível dos pilotos da AM no campeonato. Por sorte o toque do Riffel me devolveu a primeira posição e depois tive que administrar para terminar com a vitória.”

Pedro Oliveira - YouRaceBR eSports by Sensa

“Foram duas ótimas corridas, consegui uma ótima volta para largar de P3. Tomei um slowdown na primeira bateria e tive que me recuperar. O ritmo que era bom foi piorando ao longo da prova e tive que me defender no fim. Na segunda corrida o pessoal veio agressivo para cima e tive que tomar muito cuidado com os Xs para conseguir subir ao pódio na segunda corrida.”

Felipe Baptista - Fyra SimSport 2

“É um sentimento misto, minha primeira pole no campeonato e as três primeiras posições para a equipe. Tudo estava caindo no meu colo na bateria 1. O pessoal estava se enroscando e eu consegui me concentrar na prova. O trabalho do Ariel com os pneus foi melhor que o meu e ele conseguiu tirar um tempo precioso para mim, ele está em outro nível. Quando ele chegou, estava pendurado nos x e tive que pensar no campeonato e na clínica. A segunda bateria foi damage control. Escolhi bem minhas batalhas para sobreviver os enroscos e consegui subir ao P5 que foi ótimo para o campeonato.”

Caique Oliveira - Fyra SimSport 1

“A primeira corrida foi muito difícil, Monza é uma pista que pune os carros danificados. Na segunda prova tentei deixar o carro inteiro até o final, fui um pouco menos agressivo. Deixei a corrida chegar até mim e o pessoal foi se enroscando na minha frente e ganhando as posições. Quando estava na briga pelo P2 e o vácuo começou a puxar, consegui usar o vácuo para passar os dois numa bela manobra e o treino deu certo para conquistar as posições. Feliz pelo caminho que estamos trilhando, com o Caique chegando perto da clínica e o Matheus também. Já confirmamos o campeonato de equipes com os resultados aqui. Feliz demais com o trabalho que estamos trilhando.”

Jeff Giassi - Fyra SimSport 1

“Foi uma etapa bem legal, fiz um quali não tão bom, mas consegui uma corrida segura, tentando tirar pontos do Pedro. Sabia que alguns carros caíram por incidentes, vencer a primeira corrida da PROAM e no top10 geral. O rendimento não era o ideal em nenhuma das duas provas. Estava em boa posição na segunda corrida, mas o incidente com o Tavares foi um azar na bateria que pode ter custado o campeonato.”

Marcos Riffel - Bengutan Racing Smartfilmes

“Foi uma grande etapa para mim e para a equipe. A pista estava bem quente desde os treinos, então o cuidado com os pneus era fundamental. Não conseguimos a volta perfeita no quali, mas ainda sim conseguimos uma boa posição no top5. Soube negociar as ultrapassagens no começo para me manter na briga pela vitória. Consegui chegar no Caique e passei no limite dos incidentes e do tempo. Fiz uma boa manobra e fiquei feliz demais em vencer mais uma. Na segunda tive paciência no trânsito, escolhendo bem as brigas para chegar inteiro no fim e vencer mais uma vez.”

Gustavo Ariel - Texaco Racing by TK 1

Classifcação classe Pro – Top5

1-Caique Oliveira – Fyra SimSport 1 – 345 pontos
2- Gustavo Ariel – Texaco Racing by TK 1 – 313 pontos
3- Jeff Giassi - Fyra SimSport 1 – 298 pontos
4- Matheus Machado – Iron Studios – 289 pontos
5- Neto Nascimento – Divena E-Sports - 288

Classificação classe Pro-Am – Top5

1-Pedro Oliveira – YouRaceBR eSports by Sensa – 260 pontos
2-Luizinho Gonzaga – AC7 E-Racing Team by RKL – 195 pontos
3-Marcos Riffel – Bengutan Racing Smartfilmes – 183 pontos
4-Rogério Santos Neto – Hot Car Competições – 181 pontos
5-Lucyano da Silva – Duck Hawk Racing – 159 pontos

Classificação por equipes – Top5

1-Fyra SimSport – 738 pontos
2-Texaco Racing by TK1 – 490 pontos
3- Divena E-Sports – 448 pontos
4- YouRaceBR eSports by Sensa - 441
5- Bengutan Racing PizzaCrek – 418 pontos

Notícias

Página inicial