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Stock Car: Zonta é 2º colocado 2 vezes e sai como maior pontuador do sábado
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Shell tem formidável jornada no sábado em Goiânia, com duplo top10 de Galid Osman e escalada épica de Átila Abreu largando de box para ser quinto na corrida 2.

A Shell teve sua melhor etapa da temporada 2022 neste sábado em Goiânia. Ricardo Zonta largou em terceiro na primeira corrida e terminou as duas baterias em segundo lugar, para ser o maior pontuador do dia e subir para quinto no campeonato. Galid Osman conquistou duplo top10, terminando a primeira corrida em quarto e a segunda em sexto, apenas 0,001s atrás de seu companheiro Átila Abreu. O sorocabano teve uma memorável prova de recuperação, depois de ser atingido na corrida 1 e ser forçado a largar de box na 2, para terminar no top5.

Além dos pilotos na pista, a passagem da Stock Car por Goiânia também enaltece os trabalhos das equipes Shell-RCM e Shell V-Power.

A equipe de Ricardo Zonta foi a maior prejudicada pelo incidente nos pits em Santa Cruz do Sul, com três mecânicos atropelados por concorrentes que vieram se batendo no pitlane e acertaram o carro de Bruno Baptista parado nos pits. Mesmo desfalcada de dois deles, que seguem em recuperação em Curitiba, o time chefiado por Marcel Campos foi impecável em Goiânia, tanto no acerto do Corolla #10 quanto nas duas operações de pit-stop deste sábado.

Já a Shell V-Power, escuderia liderada pelo engenheiro Joselmo Barcik, mostrou incrível trabalho de recuperação no carro de Átila Abreu. O Cruze #51 foi abalroado por um adversário e voltou para o box se arrastando na corrida 1. Os mecânicos tiveram um trabalho frenético para mandar o piloto de volta para pista na corrida 2, terminando os reparos do carro 23s antes do início da volta de apresentação.

Agora o tempo para comemoração será curto, uma vez que neste domingo acontece a penúltima etapa do ano, com mais uma rodada dupla. Desta vez o palco será o anel externo de Goiânia.

As corridas

Zonta largou bem, avançando de terceiro para segundo. Galid sustentou o quinto lugar, enquanto Átila saltou de oitavo para sexto. Antes do término da primeira volta, os carros da Shell V-Power inverteram posição, com o sorocabano fechando o top5.

Na sétima volta, Ricardo Mauricio atacou Zonta por fora com o botão de ultrapassagem acionado. O paranaense sustentou sua linha, defendendo a posição. Logo atrás, contato entre Felipe Baptista e Átila Abreu quebrou a roda do Chevrolet Cruze #51. Galid entrou no top5 como resultado do entrevero, enquanto o sorocabano foi forçado a se arrastar para box e abandonou a prova.

Zonta era segundo colocado quando entrou nos pits na terceira volta da janela obrigatória. A equipe Shell-RCM fez uma parada precisa, devolvendo o Toyota Corolla #10 rapidamente para pista com um novo pneu traseiro direito. Zonta realinhou imediatamente à frente de Galid, que havia parado uma volta antes.

Com o pelotão reordenado após a janela de pits, Zonta era segundo atrás de Cesar Ramos e com 1.8s de vantagem sobre Ricardo Mauricio. Galid vinha em quarto, tendo superado Nelson Piquet Jr no tempo de parada de box, favorecido por um bom trabalho da equipe Shell V-Power.

Zonta teve um segundo stint seguro e levou em segundo lugar até a bandeirada. Galid fez igual, para ser quarto controlando um forte assédio de Daniel Serra nas voltas finais.

Com a inversão do grid, Zonta partiu de nono e Galid de sétimo na corrida 2. Átila foi obrigado a largar de box.

No fim da primeira volta Zonta era oitavo, uma posição à frente de Galid. Na terceira volta, foi acionado o safety-car para resgate do carro #54 atolado na brita. A relargada veio na volta 5, com o #10 e o #28 sustentando suas posições no top10.

A janela de pit-stops foi aberta na volta 8. Galid tratou de entrar logo na primeira oportunidade. Com outro bom trabalho da equipe Shell V-Power, saiu na frente de Daniel Serra. Na pista, Zonta tentava ganhar a posição de Thiago Camilo. Ele entrou nos pits na volta seguinte, quando ocupava o quarto lugar, grudado em Rubens Barrichello. O Corolla #10 retornou imediatamente atrás de seu companheiro, Bruno Baptista, que era o líder até o momento das paradas.

Com a janela de paradas encerrada, a liderança ficou com Nelson Piquet Jr, favorecido por uma parada de box sem reabastecimento. Zonta era terceiro atrás de Baptista. Galid vinha em quinto, duas posições à frente de Átila Abreu.

Na volta 17, Zonta emparelhou com Bruno Baptista na freada do S de alta e avançou para a vice-liderança. Na mesma passagem, Átila superou Marcos Gomes e subiu para sexto.

Na penúltima volta Galid repetiu a manobra que Zonta havia feito sobre Bruno Baptista, saltando para quarto lugar. Mas o #44 tinha ainda um botão de ultrapassagem para acionar na reta e deu o troco no piloto Shell. A disputa pelo último lugar no top5 envolveu Galid e Átila até a bandeirada, com o sorocabano apertando seu botão de ultrapassagem para receber a bandeirada 0.001s à frente do companheiro de equipe.

O que eles disseram:

“Classificamos muito bem, acertei o carro no quali e mesmo assim faltou um pouco. Fizemos algumas alterações para a corrida e o carro ficou muito bom. Ataquei o Cesar na primeira, mas sabia que ele ia fazer de tudo para vencer e eu precisava pensar no campeonato. Um bom ritmo, mas acabei cuidando dos pneus e dos pushes. Fizemos uma bela parada na segunda, ganhando boas posições nos boxes. O carro era rápido, fiz boas ultrapassagens, muito bem equilibrado!

Parabéns para a equipe que fez um trabalho incrível, depois do acidente em Santa Cruz, sabemos que isso mexe com a cabeça da equipe e eles fizeram uma parada perfeita, foi tudo muito bom.

É muito importante terminar com o carro inteiro, sem nenhum arranhão, fiz duas corridas limpas! Foi ótimo, estou me sentindo preparado para amanhã, para chegar forte novamente.”

Ricardo Zonta

“Fizemos um quarto e um sexto que me deixaram bem feliz. Estávamos competitivos, o pódio não veio por detalhe, mas consegui ser combativo e fazer bons pontos! Amanhã vamos em busca desse pódio que eu estou querendo faz tempo.”

Galid Osman

“Foi um dia de altos e baixos, conseguimos classificar melhor e encontramos um caminho de trabalho, com um carro bem competitivo. Tinha um ritmo bom, com chances de brigar pelo pódio. Não entendi o que aconteceu e o Felipe Baptista, sem push, longe e me acertou tirando da prova. Os mecânicos fizeram um trabalho espetacular me deixando pronto para a corrida 2. Feliz pela corrida de recuperação, largando dos boxes e chegando no top5. Fico feliz, o esporte tem altos e baixos e conseguimos fazer uma boa corrida e empolgar o público. Vamos com tudo para amanhã que tem mais duas provas."

Átila Abreu

Cronograma – Stock Car – Etapas 10 e 11 – Goiânia

Domingo, 23 de outubro (anel externo):
08h00 – Warm Up
09h00 – Classificação – 11ª etapa
13h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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