Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell inicia rodada dupla de Goiânia com Galid Osman no top5
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Chevrolet Cruze #28 finaliza primeira sessão em oitavo e segunda em quinto, enquanto Átila Abreu e Ricardo Zonta encaram pista em piores condições no Grupo 1.

O penúltimo fim de semana do ano foi iniciado com pista molhada e uma sexta-feira encoberta e de temperatura na casa dos 25ºC em Goiânia. Com isso os carros tiveram que recorrer aos pneus para piso molhado, com os dois grupos de cada treino livre encarando circunstâncias distintas de aderência. Tanto no treino livre da manhã quanto no da tarde o piso foi secando, o que no fim do dia proporcionou destaque aos pilotos do Grupo 2.

Um deles foi Galid Osman, titular do Chevrolet Cruze #28 preparado pela equipe Shell V-Power. Galid terminou a primeira sessão com o oitavo melhor tempo do dia, acelerando com pneus slicks pela manhã. À tarde, em treino iniciado com chuva, que cessou, mas demandou uso de pneu de chuva por todo o grid, ele foi quinto.

A performance convincente nas duas condições de pista deixou o piloto otimista para a jornada deste sábado, que tem programado o quali e as duas primeiras corridas do fim de semana, na versão tradicional do traçado, de 3.835 m.

Embora no fim do dia Átila Abreu não tenha ficado entre os ponteiros –bem como diversos outros competidores do Grupo 1–, o sorocabano também fechou a sexta-feira contente com a performance do Chevrolet Cruze #51. Ele destacou o fato de ter permanecido sempre entre os líderes enquanto esteve na pista, tanto pela manhã quanto de tarde. Isso reforçou sua impressão de que o carro apresenta em Goiânia a mesma evolução que foi capaz de colocar o piloto sorocabano na primeira fila do grid na etapa passada, em Santa Cruz do Sul.

Também escalado no Grupo 1, Ricardo Zonta usou o dia para achar o melhor equilíbrio do Toyota Corolla #10, preparado pela equipe Shell-RCM. Sexto colocado no campeonato, o ex-F1 lembrou que a previsão é de tempo seco para o sábado e se disse otimista em mais uma vez lutar pelas posições de destaque.

O treino classificatório tem início marcado para 09h15, com transmissão ao vivo pelo Sportv. As corridas começam a partir das 14h10, e serão transmitidas também pela Band.

No domingo a penúltima etapa do ano está marcada para o anel externo em Goiânia. Mas a direção de prova já informou no briefing dos pilotos e chefes de equipe que, em caso de chuva, a jornada será realizada no traçado tradicional.

O que eles disseram:

“Foi um dia bem positivo, tanto no seco quanto na chuva o carro se comportou bem. Temos previsão dos dois tempos no fim de semana, então estou animado e com o carro competitivo para disputar as primeiras posições.”

Galid Osman

“O primeiro treino começou com o piso um pouco molhado, depois secou muito rápido. Já o segundo treino a pista ficou na mesma condição o tempo todo, com o asfalto molhado. Nessas condições eu gostei muito do carro, fizemos algumas mudanças que surtiram efeito, toda saída da pista eu melhorava e pulava para as primeiras posições e o carro era competitivo. Também gostei muito do carro na pista seca, o ritmo era bom e eu fiquei entre os três primeiros do grupo. Gostei. Foi um primeiro dia muito bom, estou confortável no carro e confiante para amanhã”

Átila Abreu

“Foi um dia atípico aqui em Goiânia, com a mista mudando o dia todo. A previsão é de seco no sábado e sei que teremos carro para novamente lutar por posições de destaque”

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapas 10 e 11 – Goiânia

Sábado, 22 de outubro (circuito misto):
08h30 – Warm Up
09h15 – Classificação – 10ª etapa
14h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa
14h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa

Domingo, 23 de outubro (anel externo):
08h00 – Warm Up
09h00 – Classificação – 11ª etapa
13h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial