Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Khodair supera Emerson Fittipaldi em número de corridas
Reportagem: Bruno Império
Império AgeCom
Khodair supera Fittipaldi e é sexto brasileiro com maior número de provas na história: 536.

Quando largar para a disputa da 10a etapa da Stock Car, neste final de semana, em Goiânia, Allam Khodair alcançará uma marca histórica em sua carreira. Neste sábado, o Japonês Voador chegará a 536 corridas. Com essa marca, ele supera um dos grandes nomes do automobilismo, Emerson Fittipaldi, e torna-se o sexto piloto brasileiro com maior número de corridas na história.

"Um dos grandes desafios na carreira de qualquer piloto, além de buscar vitórias e pódios, é se manter competindo o máximo de tempo, mantendo também a longevidade da nossa carreira, algo que dentro do nosso mundo é muito difícil. E superar um grande ídolo como Emerson Fittipaldi em número de corridas com certeza é um grande marco e um grande orgulho para mim", afirmou Allam Khodair.

O primeiro brasileiro campeão da F1 começou a correr em 1965 e se aposentou das pistas em 2014. Em 49 anos de carreira, Emerson disputou 534 provas. O índice o deixava empatado com Allam Khodair, que após a rodada dupla de sábado em Goiânia alcançará 536 corridas. Agora, somente 5 pilotos brasileiros superam o Japonês Voador em número de largadas: Tony Kanaan (553), Ingo Hoffman (589), Ricardo Maurício (597), Cacá Bueno (609) e Rubens Barrichello (670).

"Posso dizer que vou superar o Ingo Hoffman nessa, já que a diferença depois deste final de semana será de pouco mais de 50 corridas. Dá pra buscar. Agora, os demais ainda estão correndo comigo aqui na Stock Car, todos em grande forma. E isso mostra a força da categoria e o excelente momento que vive a Stock Car, que tem no grid os cinco recordistas brasileiros em números de corridas acelerando em alto nível", completou o Japonês Voador.

Allam Khodair começou a carreira há exatos 20 anos, na extinta Fórmula Renault. O título da categoria veio no ano seguinte, em 2003. Já a Stock Car entrou na vida dele em 2005. Das suas 536 provas, 292 foram disputadas na maior categoria do automobilismo brasileiro.

No currículo, algumas conquistas históricas, como as duas vitórias em Brasília em 2009, a conquista da prova que marcou a despedida do autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 2012, e a vitória da etapa de Goiânia, em 2020, quando ele saiu da última posição do grid para alcançar o topo do pódio.

Khodair ainda coleciona os títulos da GT Open, o campeonato europeu de Gran Turismo, de 2020, e o título Sul-Americano de GT3, conquistado na Argentina, em 2013. Ambas conquistas onde teve Marcelo Hahn como parceiro de pilotagem.

"Ninguém caminha tanto tempo no nosso esporte sozinho. Eu e o Marcelo estamos juntos desde 2007, então foram várias conquistas e várias frustrações também. Mas com certeza esses dois títulos são muito importantes tanto para a minha carreira quanto para a carreira do Marcelo. E eu espero continuar acelerando com ele e conquistando títulos e vitórias juntos por muito mais tempo", finalizou Allam Khodair.

Notícias

Página inicial