Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell busca mais pódios na renovada pista de Santa Cruz do Sul
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Com novo asfalto e melhora em elementos de segurança, expectativa é de queda de até 1s nos tempos de volta.

A Stock Car retorna a um renovado autódromo de Santa Cruz do Sul neste fim de semana para a nona das 12 etapas de 2022. Inaugurado em 2005, o seletivo traçado do interior gaúcho já recebeu 23 corridas da categoria e, após passar por reformas, promete ser palco para mais um grande espetáculo do trio de pilotos Shell na maior categoria do Brasil.

Ricardo Zonta, Átila Abreu e Galid Osman vêm de boas apresentações no Velocitta e contam com um forte retrospecto em Santa Cruz do Sul.

Em oitavo lugar na tabela de classificação, o paranaense da equipe Shell-RCM já venceu corrida em 2022 e, no ano passado, foi um dos maiores pontuadores em Santa Cruz do Sul, com duplo top10 a bordo do Corolla #10.

Já o sorocabano do Chevrolet Cruze #51 venceu pela Shell em 2018 e vem em sua melhor fase na temporada atual. Esteve perto do pódio no Velocitta, terminando em quarto, e acaba de vencer com a Pole Motorsport corrida do Endurance Brasil pela classe GT3 em Goiânia no sábado passado. A organização é a mesma que prepara os carros da equipe Shell V-Power na Stock Car e chega motivada para mais um fim de semana como protagonista.

Galid Osman por sua vez espera traduzir em bons pontos no domingo a performance que tem apresentado nos treinos livres nas últimas etapas. No ano passado, o Cruze #28 foi destaque no treino classificatório, avançando do Q1 para o Q2 com o segundo melhor tempo.

A pista estará mais rápida que em 2021, com asfalto novo em todos os seus 3.530 m de extensão. Zebras foram modernizadas, o trecho do S foi alargado e foram niveladas as áreas de escape em relação ao asfalto. Na semana passada, competiu em Santa Cruz do Sul uma categoria de Turismo e os carros baixaram cerca de 1s suas marcas. A expectativa da equipe que coordenou as reformas é que a Stock Car repita a performance neste fim de semana.

São elementos que ficarão mais claros a partir deste sábado, quando os carros forem para a pista para o shakedown pela manhã.

Mais uma vez, o evento todo concentra suas atividades de pista no sábado e no domingo, o que representa um desafio adicional para as equipes, já que os treinos livres e o quali são separados por um intervalo de apenas seis horas. A Band e os canais Sportv exibem a rodada dupla de domingo ao vivo a partir das 14h.

O que eles disseram:

“Vamos mais uma vez trabalhar para estarmos no top3 e subirmos ainda mais na tabela de classificação. A pista de Santa Cruz do Sul passou por melhorias, com recapeamento do asfalto, e a expectativa é que nos primeiros treinos já possamos ter um acerto ideal para o traçado.”

Ricardo Zonta

"Bem animado para Santa Cruz do Sul. Coletamos alguns dados andando por lá em outra categoria, vai ser importante, mesmo com alguns trechos novos de asfalto no circuito. Precisamos entender por lá o quanto essa parte nova vai afetar no desempenho do carro.

Algumas curvas também mudaram, o ângulo para atacar elas está diferente, a principal mudança foi na curva 2, o S rápido que sempre tem acidentes nas largadas, parece que ela ficou mais segura.

Com esses trechos novos, temos que começar todo o ajuste do carro de novo, pois ficou menos áspero e com mais grip o asfalto. Vencemos uma das últimas corridas lá, é uma das pistas que eu gosto muito, está no meu top3! Estou animado para voltar para Santa Cruz, com o público e poder acelerar por lá."

Átila Abreu

"Ano passado andamos muito bem em Santa Cruz, foi um dos maiores pontuadores da etapa e precisamos seguir essa linha para este ano. Repetir os bons qualis que conseguimos por lá para pensar em uma retomada no campeonato depois de uma sequência ruim."

Galid Osman

Stock Car – Etapa 9 – Santa Cruz do Sul

Sábado, 24 de setembro
07:50 – 08:00 – Shakedown
08:10 – 09:15 – Treino livre 1
11:00 – 12:05 – Treino livre 2
14:15 – 15:00 – Quali

Domingo, 25 de setembro
14h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h50 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial