Motor On Line
Notícias-

Rally: Piquet Jr. tem de economizar gasolina para completar 5ª etapa do Sertões
Reportagem: Luis Ferrari / Guto Mauad
Foto: Rodrigo Barreto
Embaixador da Motul conseguiu chegar ao fim do longo percurso desta quarta-feira, mas não escapou de problemas em seu Can-Am Maverick X3.

A quinta etapa do Rally dos Sertões já era considerada o desafio mais duro desta primeira semana de competição. Afinal, era a maior especial destes cinco primeiros dias de rali, em um total de 636 quilômetros, sendo 526 cronometrados, entre as cidades de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, e Barra do Garças, no Mato Grosso. E, para piorar, problemas ainda tornaram o dia de Nelson Piquet Jr. ainda mais longo.

Tudo começou em um erro em um dos pontos de reabastecimento. A equipe de apoio do UTV Can-Am Maverick X3 #272 preparado pela R.Mattheis esqueceu de encher um dos dois tanques do veículo. Com isso, Nelson Piquet Jr. e o navegador Filipe Bianchini tiveram de economizar combustível até o ponto seguinte de abastecimento, o que custou minutos preciosos na etapa. Depois, um problema em uma das barras traseiras ainda completou o atraso, estimado em 30 minutos pelo embaixador da Motul.

Com isso, Nelson Piquet Jr. chegou apenas na nona posição da classe UTV3 com o tempo de 7h21m15s, apenas 17m58s atrás dos vencedores, a dupla formada por Julio Cesar Bonotto e Bruno Rosalen. No geral, o primeiro campeão da história da Fórmula E está em oitavo. A desvantagem em relação aos líderes Carlos de Castro e Lourival Roldan é de 1h13m38s.

Nesta quinta-feira, a sexta etapa do Rally dos Sertões será disputada entre as cidades de Barra do Garças e São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. Os competidores vão encarar um total de 682 quilômetros, sendo 523 cronometrados.

O maior percurso da história do evento vai homenagear o bicentenário da Independência em 2022, cruzando as cinco regiões do Brasil e oito estados no total: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. Além disso, a prova vai cruzar cinco biomas: mata atlântica, Pantanal, caatinga, cerrado e a Amazônia.

E a maratona de Nelson Piquet Jr. está cada vez mais próxima, por causa dos compromissos com o Toyota Corolla XRS da equipe Motul TMG na Stock Car. O primeiro campeão da Fórmula E terá de voar para Mogi Guaçu no dia de descanso do Rally dos Sertões para disputar a etapa do Velocitta da maior categoria do Brasil para, no dia seguinte, voltar ao Tocantins para continuar a disputa do rali no UTV Can-Am Maverick X3. A prova poderá ser acompanhada pelo aplicativo do Rally dos Sertões, disponível na App Store e Google Play.

O que ele disse:

"Foram 7 horas e meia de prova, quase 2.500 calorias gastas. O carro tá inteiro, mas em um dos reabastecimentos o pessoal esqueceu de encher um dos tanques. Temos dois no UTV, um debaixo do banco e um outro no carro. A distância era muito grande, fomos economizando para conseguir chegar no próximo abastecimento. E uma das barras traseiras soltou. Demorei para descobrir, achei que era um pneu. Parei, olhei, não consegui descobrir o que era e continuamos andando. Quando a gente parou em um radar e tinha tempo para descer do carro, a gente percebeu. Depois a gente veio acelerando. Mas nessa brincadeira, a gente perdeu fácil quase meia hora. E depois ainda pegamos trânsito. Uma pena. Fora isso, o carro está inteiro, não encostamos em nada. Mas foi um dia muito longo, a gente está bem moído, exausto."

Nelson Piquet Jr.

Notícias

Página inicial