Motor On Line
Notícias-

Maior a cada ano pilotos celebram vitória nas 100 Milhas Piracicaba
Reportagem: Marcelo Basso
Engenho da Notícia Comunicação
33ª edição da corrida aconteceu neste domingo no ECPA, com carros e gaiolas formando um único grid, além de diversas atrações.

Os vencedores das 100 Milhas Piracicaba escrevem seus nomes na história do automobilismo brasileiro. Porém, na 33ª edição da tradicional prova disputada na cidade do interior paulista, três deles já tiveram essa honra e um deles foi ao ponto mais alto do pódio pela primeira vez, neste domingo (21), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

O piloto de Niterói / RJ, Wellington Antunes, formando dupla com o paulistano Vinicius Henrique ganharam na categoria Tubular, com a gaiola de numeral 9. Wellington já havia vencido a prova nos longínquos anos de 1994 e 2006, agora com essa conquista entra no seleto hall de tricampeões. Já Vinicius havia ganho em 2010, na difícil prova em que carros e gaiolas passaram a formar um único grid e se tornou bicampeão.

“Muito feliz por vencer as 100 Milhas novamente, depois de tantos anos. Essa é uma prova especial para quem pilota gaiolas”, disse Wellington. “Ganhar aqui em Piracicaba tem um sabor diferentes para quem disputa, pois tem toda uma tradição escrever o nome entre os vencedores”, completou Vinicius.

Logo atrás, na segunda colocação ficaram os piracicabanos Dito e Felipe Giannetti, que cruzaram a linha de chegada com um segundo e meio de diferença dos vencedores. “Eles fizeram uma prova perfeita. Cheguei a colar meu carro no deles, mas não consegui a ultrapassagem”, disse Felipe ao felicitar os campeões.

“Realmente, faltou pouco para conquistar mais uma vitória. Porém, isso não me entristece, já que estou muito satisfeito por ter escrito mais uma página da história das 100 Milhas Piracicaba. Mas do que vencer, a corrida vai ganhando valor e estima pela longevidade e vai conquistando e uma importância cada mais maior”, afirmou Dito Giannetti.

Turismo

Entre os carros de Turismo, categoria que reuniu a maior parte de pilotos no grid de largada, a vitória foi da dupla piracicabana formada por Bruno Tedesco e Gustavo Favoretto, a bordo de um Gol / VW.

“As 100 Milhas é o tipo de prova que gosto de correr, pois está no sangue da minha família, tanto que meu tio Airton Favoretto venceu a primeira edição disputada aqui no ECPA, há 32 anos”, lembrou Gustavo.

Gustavo é um dos poucos pilotos a ter vencido as 100 Milhas Piracicaba nas duas categoria (em 2016, na Tubular e, em 2019, entre os carros de Turismo) e, agora, é bicampeão entre os carros de Turismo. Já Bruno adentrou no seleto grupo de vencedores das corrida piracicabana.

“Neste ano passei a disputar a Copa ECPA de Turismo, mas não podia imaginar uma vitória tão prematura numa prova tão difícil como é 100 Milhas. Esse é o tipo de conquista que se leve para a vida toda”, disse Bruno.

Outras categorias

Além das 100 Milhas, outras categorias marcaram presença no ECPA durante o fim de semana, como a Fórmula Vee, que disputou duas baterias válidas pela quarta etapa da temporada da Copa ECPA de FVee, e os Fuscas, que abrilhantaram o evento com duas baterias, uma no sábado e outra no domingo, como prova preliminar da prova principal.

2 Horas de Ciclismo ECPA

O domingo começou com velocidade, porém, sem o costumeiro e forte ronco dos motores. Pelo quarto ano consecutivo foi disputada no circuito do ECPA uma prova ciclística de resistência com duas horas de duração e que reuniu atletas de várias categorias que pedalaram pelo circuito de 2.100 metros do ECPA por duas horas.

Volcano Fest

Outra atração do domingo foi a exposição de carros da Volcano Fest 4, que ficaram concentradas no kartódromo do ECPA. O evento reuniu 800 carros modificados e teve a participação de influenciadores do universo automobilístico, DJs, Stand Automotivo, Espaço Kids e o lançamento de um novo modelo de roda da Volcano.

Cunho social

Neste ano, a 33 edição da tradicional prova automobilística teve cunho social e arrecadou leite e mantimentos para o Fundo Social de Solidariedade (Fussp) de Piracicaba, numa parceria que contou com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras (Selam), além do Occitano Apart Hotel e do Empório Centenário.

Resultado completo da 33ª 100 Milhas Piracicaba

Tubular
1ª Wellington Antunes/Vinicius Henrique
2ª Dito / Felipe Giannetti
3ª André Golubkowicz e Gian Pasquali
4ª Douglas / Roberto Correa
5ª Athus Biruel

Turismo
1ª Gustavo Favoretto / Bruno Tedesco
2ª Gabriella Morais / Rodnei Mazieri / Danilo Gandelin
3ª Eder Carlos / Fernando
4ª Guilherme / Odair Possa D´Água
5ª Alan Victor / Anderson Venturi

Notícias

Página inicial