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Feldmann / Salas abre Porsche C6 BMEC na liderança em Termas de Río Hondo
Reportagem: Luis Ferrari
Único treino livre oficial para abertura da temporada registra 14 carros dentro do mesmo segundo.

Menos de 24 horas depois do fim da etapa de Sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Termas de Río Hondo, os carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a acelerar na pista argentina. O sábado foi dedicado ao único treino livre para a abertura do campeonato da Endurance Challenge. A dupla do carro #1, Alceu Feldmann e Guilherme Salas, passou boa parte do treino da Carrera Cup entre os ponteiros e fechou o dia com o melhor tempo, 1:41.916. Foi o único carro a baixar da casa de 1:42.

O treino teve nada menos que 14 carros dentro do mesmo segundo, o que sinaliza um quali bastante concorrido para inciar a programação no domingo.

Em segundo lugar terminou o Porsche #88, de Georgios Frangulis e Cesar Ramos, carro inscrito na classe Carrera Sport. O terceiro foi o #17, de Leo Sanchez e Átila Abreu, registrando o melhor tempo entre os carros da classe Carrera Rookie.

Outros destaques do treino livre foram os carros #87 (Nelson Monteiro e Alan Hellmeister) e #7 (Miguel Paludo e Dennis Dirani), que passaram boa parte da sessão entre os três primeiros e finalizaram, respectivamente, em quarto e quinto lugares.

Depois entraram na pista os dez carros da classe Sprint para mais um treino de uma hora, liderado pelo #199, de Nelson Marcondes e Renan Guerra. A atividade foi igualmente disputada, com os quatro melhores dentro de 0.5s.

Neste domingo, as atividades começam com o quali. Os dois pilotos vão para pista, com os titulares da Porsche Cup C6 Bank Mastercard no Grupo A e os convidados no Grupo B. O grid é definido pela média das voltas. A largada para a corrida de 300km está marcada para 13h, com transmissão ao vivo por Band e Sportv3 para o Brasil, Fox Sports para Argentina e canais oficiais da categoria no Youtube e Facebook.

Entre as novidades da temporada, está a atribuição de pontos por segmentos, nos moldes do que acontece na Nascar. Assim, haverá um sprint na 32ª volta, o que promete apimentar ainda mais a disputa.

O que eles disseram:

“Estamos vendo que o carro está bom. Foi o Gui que virou esse tempo, virou bem rápido. Tenho que tentar acompanhar ele para ver se fazemos esse P1 na corrida também.

Na verdade, vai ter de dar tudo desde o começo mesmo. A classificação vai ser superimportante, a questão da estratégia... Agora na 32ª volta tem muitos pontos também. Vai ser uma corrida de inteligência, de estratégia dos engenheiros. Vamos ver se a gente acerta melhor a estratégia e também dar sorte para acertar o safety car, para não se prejudicar. A tática, então, tem que visar essa 32ª volta e o safety car.”

Alceu Feldmann

“A equipe evoluiu bem e tivemos tempo de fazer bastante testes diferentes com setup das barras. Nelsinho mostrou velocidade o fim de semana todo na etapa de sprint, inclusive ganhando corrida. Vamos trabalhar para ter constância amanhã, pois a prova é longa.”

Renan Guerra

“O clima, a atmosfera, dessa Endurance está muito legal. Hoje esquentou e essa luz de fim de tarde está muito legal no autódromo. Claro que o ambiente na equipe toda está muito bacana, por causa desse trabalho todo que começamos a fazer na quarta-feira. E com a vitória na Sprint deixou todo mundo mais feliz ainda para trabalhar”

Nelson Marcondes

Treino livre – Carrera Cup:

01. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas 1:41.916
02. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos* +0.163
03. #17 Leonardo Sanchez e Átila Abreu** +0.320
04. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister** +0.326
05. #7 Miguel Paludo e Dennis Dirani +0.332
06. #888 Lineu Pires e Beto Gresse** +0.379
07. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +0.443
08. #25 Paulo Sousa e Galid Osman** +0.458
09. #5 Sylvio de Barros e Ricardo Mauricio** +0.482
10. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta +0.608
11. #121 João Barbosa e João Gonçalves** +0.716
12. #26 Christian Hahn e Diego Nunes +0.719
13. #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* +0.740
14. #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* +0.851
15. #116 Marcelo Hahn e Allam Khodair* +1.004
16. #29 Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr +1.081
17. #77 Francisco Horta e William Freire* +1.137
18. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel* +1.152
19. #33 Bruno Campos e Giuliano Losacco** +1.330
20. #44 Gustavo Farah e Sebastian Moreno** +1.396
21. #16 Renan Pizii e Danilo Dirani +1.405
22. #99 Jeff Giassi e Nicolas Costa +1.646
23. #9 Edu Guedes e Carlos Ambrosio** +2.174
24. #73 Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias** +3.317

*Sport
**Trophy

Treino livre – Challenge:

01. #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra 1:44.411
02. #34 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio +0.307
03. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone** +0.450
04. #555 Ayman Darwich e Sergio Jimenez +0.500
05. #777 Josimar Junior e Sergio Ramalho* +0.506
06. #145 Carlos Renaux e Luiz Razia +1.414
07. #83 Marco Billi e Maurizio Billi** +1.666
08. #002 Junior Dinardi e Yuri Alves** +1.681
09. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr** +1.866
10. #14 Andre Gaidzinski e Ramon Alcaraz** +3.072

*Sport
**Trophy

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 5 – Termas de Río Hondo:

Domingo, 14 de agosto de 2022
09:00 – 09:10 – Classificação Grupo A – Carrera Cup
09:25 – 09:35 – Classificação Grupo B – Carrera Cup
09:50 – 10:00 – Classificação Grupo A – Sprint Challenge
10:15 – 10:25 – Classificação Grupo B – Sprint Challenge
13:05 – 15:50 – Corrida (300 km ou 2h45) – Todos

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

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