Motor On Line
Notícias-

Trio da Shell na Stock Car acelera pela Porsche Cup na Argentina fim de semana
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Ricardo Zonta, Átila Abreu e Galid Osman disputam prova de 300 km em Termas de Río Hondo.

De folga de seus compromissos com a Shell na Stock Car, Átila Abreu, Galid Osman e Ricardo Zonta não perderam tempo. Trataram de aceitar convites para correr com os novos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992 na abertura do campeonato de Endurance da Porsche Cup.

O palco da etapa é a moderna e técnica pista argentina de Termas de Río Hondo, que recebe anualmente a MotoGP. A corrida acontece neste domingo e tem previsão de 300 km.

Os três pilotos Shell já competiram outras edições do evento, em que os pilotos regulares da Porsche Cup recebem companheiros de diversas categorias para corridas de longa duração.

Zonta inclusive foi campeão da principal categoria do evento em 2018 em parceria com Lico Kaesemodel em um Porsche que tinha a Shell como patrocinadora máster.

Neste ano o parananese, um dos três ex-F1 do certame, compete mais uma vez em dupla com Werner Neugebauer a bordo do Porsche #8. Eles foram vice-campeões em 2019 e lutaram pelo título até a etapa final em 2020.

Átila Abreu corre em parceria com Leo Sanchez no Porsche #17. Eles são bicampeões do evento na classe Challenge Sport e também levantaram o título da Império Endurance Brasil correndo de Mercedes na classe GT4. Esta é a primeira temporada de Sanchez na classe principal e a dupla está inscrita na divisão Carrera Rookie.

Galid Osman é outro que acelera um carro inscrito na categoria dos estreantes. Em dupla com Paulo Sousa, Galid assume o Porsche #25. E começou a jornada com o pé direito nos treinos opcionais realizados na quarta-feira. O piloto Shell cravou a melhor volta do dia e apontou a pista de Termas de Río Hondo como “a mais legal” onde acelerou na vida.

A programação determina um treino livre no sábado e o quali e corrida domingo. Na classificação, cada piloto da dupla sai em um grupo e o grid é apurado pela média das melhores voltas de cada um. A prova tem previsão de 63 voltas, com transmissão ao vivo por Band e Sportv 3 para o Brasil.

O que eles disseram:

“Sempre importante ficar em atividade. De uma maneira ou de outra é treino, mantem os reflexos em dia e também a resistência dentro do carro. Tem o fator conhecimento, pois, toda vez que o piloto vem para a pista, acaba aprendendo um pouquinho a mais. Conhecer pistas novas e andar com carros diferentes são elementos importantes para aumentar o repertório dos pilotos e isso claro que me ajuda no trabalho na minha atividade principal, que é a Stock Car. Então sempre é muito válido correr em outros carros e outras pistas.

Fomos os primeiros brasileiros a correr neste carro em 2022, em Dubai, e agora na Argentina faço minha estreia oficial num evento com o carro 992. A pista é muito, muito legal. Tenho certeza que a corrida será animada e estou motivado, pois o Leo tem andado bem nos treinos e espero que sejamos competitivos.”

Átila Abreu

“Disputar a Porsche Endurance Series é sempre muito bom e fiquei muito feliz em voltar a formar dupla com o Werner. Conquistei o campeonato em 2018, fui vice-campeão em 2019, e ao lado do Werner, disputamos o título até a etapa final em 2020. Temos uma parceria muito boa e juntos somos bem competitivos e vamos batalhar pelo meu segundo título da competição e o primeiro ao lado do Werner”

Ricardo Zonta

“Acho que é muito importante manter a atividade, independente do carro que for. É fundamental andar sempre, com carros diferentes e em pistas novas. Mesmo o trabalho como coach contribui também então estou muito feliz. Nunca tinha corrido nesta pista, foi a pista mais legal em que andei na vida. Ontem tivemos os treinos opcionais e liderei no geral. Eu e o Paulo fomos muito bem e espero que consiga o máximo de quilometragem possível para chegar ainda mais forte na próxima etapa da Stock Car”

Galid Osman

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 5 – Termas de Río Hondo:

Sábado, 13 de agosto de 2022
15:30 – 16:30 – Treino livre – Carrera Cup

Domingo, 14 de agosto de 2022
09:00 – 09:10 – Classificação Grupo A – Carrera Cup
09:25 – 09:35 – Classificação Grupo B – Carrera Cup
13:05 – 15:50 – Corrida (300 km ou 2h45) – Todos

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial