Motor On Line
Notícias-

Pirelli lança seu novo pneu esportivo / o Diablo Rosso IV Corsa
Reportagem: Néctar Comunicação

A Pirelli apresentou o novo modelo da família esportiva da marca italiana para as motocicletas, o DIABLO ROSSO IV CORSA, nesta quinta-feira (23/06), no Festival Interlagos – Motos, realizado no Autódromo de Interlagos. Com tecnologias derivadas das pistas de corrida, a versão hiperesportiva do Diablo Rosso IV é ideal para quem busca extrair o máximo desempenho de suas motos, sem deixar de lado o estilo característico da linha esportiva da Pirelli. Com maior aderência na pista seca e ainda mais agilidade, o novo pneu possui superfície de contato mais larga, o que garante o grip mesmo nas inclinações mais extremas.

“É muito gratificante para a Pirelli trazer ao alcance do consumidor brasileiro um pneu que possui tamanha tecnologia embarcada. O Diablo Rosso IV Corsa é um produto de alto desempenho, desenvolvido nas pistas de corrida, e que permite ao motociclista usufruir de toda a excelência das principais motos esportivas do mercado, alcançando uma performance ainda mais satisfatória”, disse Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing moto da Pirelli para a América Latina.

O pneu mais esportivo da família Diablo Rosso, disponível na edição comemorativa do aniversário de 150 anos da Pirelli.

· Ideal para pilotos que querem upgrades de desempenho para suas motocicletas
· Maior aderência, condução em alta velocidade aprimorada e consistência de desempenho
· Bicomposto tanto no pneu dianteiro quanto traseiro
· Banda de rodagem mais Slick se comparado com DIABLO ROSSO IV
· Tecnologias derivadas de competições aplicadas aos perfis e estruturas

A Pirelli apresenta o novo DIABLO ROSSO IV Corsa, o pneu hiperesportivo de alto desempenho que eleva ainda mais o patamar dos pneus esportivos dentro da família DIABLO ROSSO. O novo DIABLO ROSSO IV Corsa representa uma versão mais agressiva do pneu superesportivo DIABLO ROSSO IV, criado para satisfazer os motociclistas mais exigentes, que buscam um pneu capaz de alto desempenho, para utilizar totalmente o potencial de suas motos.

O DIABLO ROSSO IV CORSA nasceu no ano em que a Pirelli comemora seus 150 anos e se tornou parte integrante das comemorações. A edição limitada DIABLO ROSSO IV Corsa homenageia este marco e apresenta o logotipo de 150 anos da Pirelli em sua parede lateral.

DIABLO ROSSO IV Corsa com logotipo de aniversário de 150 anos da Pirelli

Formada em Milão em 28 de janeiro de 1872, a empresa iniciou seu negócio com produtos de borracha diversificados, fazendo o primeiro pneu para bicicletas em 1890. Sempre apaixonada pela competição, a Pirelli participou das primeiras corridas de motocicletas em 1897 e hoje continua com o papel de única fornecedora para o Campeonato Mundial de Superbike, uma colaboração iniciada em 2004, além de ser a marca de maior sucesso na MXGP. Hoje a Pirelli é a única empresa de pneus focada exclusivamente no mundo do consumidor, com produtos e serviços para carros, motocicletas e bicicletas.

Para quem é o DIABLO ROSSO IV Corsa?

DIABLO ROSSO IV Corsa é a escolha ideal para:
· Motociclistas que amam um estilo dinâmico de pilotagem em estradas sinuosas e trechos de montanha, que querem um pneu para combinar com o desempenho esportivo de sua motocicleta;
· Motociclistas que buscam alternativas para avanços na performance e que cuidem do setup de uma moto esportiva, inclusive a estética. Esses pilotos buscam a configuração ideal de sua motocicleta de acordo com o tipo de uso, também através da atualização para equipamentos de alto desempenho. Eles também apreciam o design de banda de rodagem em forma de relâmpago que, neste caso, interrompido, representa o símbolo icônico de desempenho esportivo DIABLO ROSSO.

Os benefícios do DIABLO ROSSO IV Corsa:

· Maior aderência em condições secas, graças a um design de banda de rodagem mais liso que garante uma área de contato maior, aliado ao uso de compostos inovadores que aumentam os níveis de aderência mecânica;
· Condução aprimorada de alta performance e feedback preciso. As tecnologias inovadoras aplicadas à carcaça tornam o DIABLO ROSSO IV Corsa capaz de aderir à microperfuração do asfalto, garantindo feedback preciso e sensação de controle;
· Consistência de desempenho em várias sessões, possibilitada pelas características do padrão de banda de rodagem, onde a repetição pretendida das ranhuras oferece alta resistência ao estresse, e, pelo novo arranjo dos compostos, garante um equilíbrio térmico ideal.

O pneu em detalhes

Banda de rodagem

O design de banda de rodagem do DIABLO ROSSO IV Corsa apresenta uma repetição calculada das ranhuras centrais e uma área de ombro mais lisa, para uma relação de cheio/vazio 25% [1] menor do que a do DIABLO ROSSO IV.

Na área central, o grupo de sulcos longitudinais garante estabilidade direcional e evacuação da água. Sua orientação permite um desgaste uniforme, enquanto sua posição aumenta a estabilidade estrutural do pneu para dar consistência de desempenho em várias sessões de pilotagem.

Na área intermediária, ranhuras lineares de diferentes comprimentos são posicionadas usando um esquema que equilibra a flexibilidade do composto e a evacuação da água. O DIABLO ROSSO IV Corsa possui uma grande área lisa nos ombros, capaz de oferecer altos níveis de aderência, precisão e estabilidade em ângulos máximos de inclinação.

Compostos

O pneu dianteiro é dividido em três áreas usando dois compostos diferentes:

· A zona central possui um composto de 100% sílica que ocupa cerca de 45% da largura da seção e está presente na área de contato usada até 25 graus de inclinação;
· As áreas laterais possuem um composto mais macio, também 100% sílica, graças ao uso de resinas inovadoras que oferecem excelente aderência e melhoram o feedback dos pneus dianteiros.
· O pneu traseiro também é bicomposto, para excelente desempenho nas estradas, e trabalha em harmonia com o pneu dianteiro:
· O composto central de 100% sílica permite um aquecimento rápido e excelente aderência química em diferentes condições de superfície;
· O composto do ombro é 100% Carbon Black e deriva diretamente dos compostos do DIABLO Supercorsa SC usados em competições. Este composto é capaz de oferecer suporte em plena inclinação e tração durante a aceleração gerenciando o torque gerado pelas superbikes de última geração.

Perfis

A Pirelli explora todo o know-how adquirido no WSBK – World Superbike. Os perfis do DIABLO ROSSO IV Corsa são, portanto, derivados da corrida e são caracterizados por um design de vários raios que melhoram a condução do pneu.

Na área central a superfície de contato foi otimizada a fim de permitir uma troca de direção mais imediata e progressiva. Nas áreas laterais, por outro lado, a curvatura do perfil é menos acentuada a fim de aumentar a área de contato e garantir a máxima tração nas curvas. Os pneus dianteiros e traseiros seguem um design de perfil semelhante, garantindo assim um comportamento perfeitamente equilibrado e neutro do conjunto.

Estrutura

No DIABLO ROSSO IV CORSA, a Pirelli utiliza uma estrutura derivada de competições com cinto de aço de zero grau, que consegue se adaptar perfeitamente a diferentes níveis de estresse sem comprometer o conforto e trabalhar de forma ideal com os sistemas de controle eletrônico mais avançados.

A tecnologia de rigidez das cordas garante cordas estruturais mais rígidas e, ao mesmo tempo, distribuídas com menor densidade (-20%) em comparação com um pneu esportivo padrão [2]. Esse esquema deixa mais espaço para o composto de borracha, o que melhora a sensação de pilotagem e precisão graças às suas propriedades de amortecimento, transmitindo assim ao motociclista, sensação de segurança e controle da motocicleta.

Gama

A gama do DIABLO ROSSO IV Corsa inclui as seguintes medidas.

Dianteiro
110/70 ZR 17 M/C 54W TL 07/2022
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL 01/2022

Traseiro
150/60 ZR 17 M/C 66W TL 07/2022
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL 01/2022
180/60 ZR 17 M/C (75W) TL 03/2022
190/50 ZR 17 M/C (73W) TL 06/2022
190/55 ZR 17 M/C (75W) TL 01/2022
200/55 ZR 17 M/C (78W) TL 04/2022
200/60 ZR 17 M/C (80W) TL 04/2022

[1] Medida traseira 190/55 ZR 17 do DIABLO ROSSO IV CORSA e DIABLO ROSSO IV comparados

[2] Cordas distribuídas com 20% de menos densidade em comparação ao DIABLO ROSSO III

Notícias

Página inicial