Motor On Line
Notícias-

Santa Cruz do Sul recebe abertura da Copa Truck 2022 com dose dupla
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
P1 Media Relations
Os pesados vão acelerar para a primeira e segunda etapa entre os dias 11 e 13 de março no autódromo gaúcho, retornando à cidade pela primeira vez em três anos.

A espera acabou e quem ama os brutos tem motivos em dobro para comemorar. A temporada 2022 da Copa Truck vai começar com rodada dupla no sul do país. No fim de semana dos dias 11 a 13 de março duas etapas serão disputadas no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Este será o primeiro de sete finais de semana previstos para o ano, que terá nove etapas. Além de Santa Cruz, outro autódromo gaúcho deve receber uma etapa dupla da Truck: Tarumã, no mês de setembro.

A programação deste final de semana prevê três treinos livres para as duas etapas disputadas no Sul – dois na sexta-feira (11) e um no sábado (12), dia em que também será realizada a primeira etapa, com classificação para definição do grid de largada, às 9h45 e duas corridas em sequência, com a primeira largada prevista às 12h40. No domingo (13) será disputada a segunda etapa, então uma nova classificação será feita às 8h30 e as duas corridas a partir de 13h55.

Uma das principais notícias para a pré-temporada da categoria é a ausência do atual campeão André Marques no grid 2022. Marques abandonou as pistas para se dedicar aos próprios negócios e a equipe terá agora Roberval Andrade como seu substituto no cockpit do Mercedes Atego e também na administração do time.

Outro ponto de destaque é que a Copa Truck passa a adotar o conceito ESG, que tem três pilares como base: meio ambiente, social e governança. Essa nova fase trará atividades dentro e fora das pistas visando esses três conceitos. Entre as ações estão a neutralização de todo o CO2 gerado nos eventos, coleta seletiva de lixo, palestras e ações sociais em parceria com entidades locais, pesquisas e desenvolvimento do uso de energias alternativas.

O ponto que mais recebe atenção no quesito frenagem é a primeira curva do circuito. Segundo Felipe Giaffone, esse é o ponto com a freada mais forte. Até chegar no fim da reta principal, os freios já devem estar aquecidos por conta da freada para o radar que fica um pouco antes da metade da reta. O autódromo de Santa Cruz tem 3.531 metros de extensão e conta com 14 curvas, sendo 7 à esquerda e 7 à direita. A corrida é disputada no sentido anti-horário.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"A primeira etapa é sempre muito esperada e mostrará o trabalho feito nas férias. Santa Cruz do Sul tem uma freada bem forte ao final da reta principal, na qual os freios já estão bem aquecidos por causa da frenagem do radar obrigatório um pouco antes no meio da reta. Ter freios bem regulados é essencial para não comprometer a estabilidade do truck na frenagem, especialmente na traseira. Espero estar competitivo".
Felipe Giaffone, Iveco Usual Racing

A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE

"A curva 1 é o principal ponto de frenagem, e é onde os pilotos vão buscar aquele metro a mais para consolidar as ultrapassagens. A curva 3 também traz uma freada importante, pois os caminhões chegam a uma velocidade elevada, assim como a curva 4, também exigente com as pastilhas. Em outros trechos do traçado os pilotos vão modulando o pedal do freio para auxiliar no direcionamento da dianteira do caminhão, então os freios não terão muito tempo para 'respirar'. O consumo das pastilhas não será alto como em Interlagos ou Goiânia, duas pistas extremamente exigentes, mas será superior ao consumo apresentado na etapa final de 2021 em Curitiba, por exemplo".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Etapas 1 e 2 – Copa Truck 2022
SANTA CRUZ DO SUL (RS)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (7 à esquerda e 7 à direita)
Últimos vencedores: 2019 - Beto Monteiro (VW) e Paulo Salustiano (VW)

Inauguração: 2005
Previsão climática: Sábado com mínima de 17ºC e máxima de 23ºC com aumento de nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva durante a tarde; domingo com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC e previsão apontando 90% de chance de chuva durante o dia todo.

Programação da etapa:

Sexta-feira, 11 de março
10h15 – Treino extra calibração de motores
13h00 – Treino Livre 1
16h00 – Treino Livre 2

Sábado, 12 de março – 1ª Etapa
7h50 – Treino Livre 3
9h45 – Classificação*
12h40 – Corrida 1
13h13 – Corrida 2

*Transmissão ao vivo da sessão classificatória pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube

Domingo, 13 de março**
7h50 – Warm-up
8h30 – Classificação*
13h55 – Corrida 1
14h28 – Corrida 2

**Transmissão ao vivo das duas corridas nos canais Band e SporTV2, bem como no YouTube oficial da categoria.

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial