Motor On Line
Notícias-

Estreia com 1 lugar GT4 e 2 na geral o Porsche 718 Cayman GT4 nas Mil Milhas
Reportagem: Luiz Alberto Pandini
Foto: Rodrigo Ruiz
Stuttgart Porsche Imprensa

Incluído na lista de inscritos apenas um dia antes da largada, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport mostrou suas qualidades na Mil Milhas Brasil, prova realizada neste fim de semana (22 e 23 de janeiro) no autódromo de Interlagos. O carro pilotado pelo trio Marcel Visconde / Ricardo Mauricio / Alan Hellmeister, recebido pela equipe em meados de dezembro, largou sem ter feito qualquer teste prévio e terminou em segundo lugar na classificação geral entre 34 carros, além de vencer em sua classe, a GT4. Um resultado que abre excelentes perspectivas para o 718 Cayman GT4 Clubsport no campeonato Endurance Brasil 2022.

Tão importante quanto o resultado foi o fato de o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport ter funcionado perfeitamente durante as quase 12 horas de prova, percorrendo 1.600 km sem apresentar qualquer problema. "A ideia de correr surgiu na sexta-feira e o carro só ficou operacional no sábado", conta Visconde. O 718 Cayman GT4 Clubsport chegou a Interlagos às 16 horas. Até então, o hodômetro marcava 78 quilômetros, todos percorridos na pista da Porsche em Weissach. Allan Hellmeister, único piloto do trio que já havia testado um 718 Cayman GT4 Clubsport, foi o escolhido para fazer o shake-down durante o warm-up noturno de meia hora, realizado das 20:30 às 21:00 de sábado, e para receber a bandeirada. Ricardo Mauricio, responsável pelo primeiro turno de pilotagem, acrescenta: "Optamos por largar dos boxes para ter mais tempo para fazer verificações, porque o alinhamento no grid foi marcado para as 22h45". A largada foi dada à meia-noite.

Menos de uma hora depois da largada, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport estava em quinto lugar e logo alcançou o terceiro. Passou para segundo ao longo da prova e chegou a liderar. Além das paradas programadas para colocar combustível e trocar de pneus e de pilotos, o único reparo técnico feito foi a substituição das pastilhas de freio, unicamente como medida de segurança motivada pela indisponibilidade de instalar pastilhas apropriadas para uma prova de 12 horas de duração. "Contávamos com o risco de o carro ter problemas durante a corrida, mas isso não aconteceu. Ele se mostrou extremamente confiável, saindo de 78 para mais de 1.600 km percorridos. Foi um resultado que comprovou a qualidade do produto e a competência da equipe. Um trabalho maravilhoso, ainda mais considerando o tempo exíguo de preparação, que impossibilitou até mesmo fazer uma decoração para a carroceria", elogiou Visconde. O único carro que terminou à frente do Porsche foi o potente protótipo Sigma da categoria P1 pilotado por Jindra Kraucher / Aldo Piedade / Beto Ribeiro.

O sucesso da participação da Stuttgart Motorsport na Mil Milhas Brasil deixa a equipe confiante para as provas do campeonato Endurance Brasil, todas com quatro horas de duração. Campeã do Endurance Brasil em 2017 na classificação geral e vice da GT3 no triênio 2019-2021, sempre com modelos Porsche 911 GT3 R, a Stuttgart Motorsport expandirá sua atuação para a categoria GT4 com dois 718 Cayman GT4 Clubsport. A formação completa dos pilotos será definida nas próximas semanas.

Resultado final da Mil Milhas Brasil (cinco primeiros colocados entre os 34 carros que largaram):

1) Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr / José Roberto Ribeiro, Sigma P4 Chevrolet, 373 voltas em 11h52'12"648, 373 voltas (categoria P1)
2) Alan Hellmeister / Marcel Visconde / Ricardo Maurício, Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, 362 voltas (GT4)
3) Alex Seid / Henrique Assumpção / Leandro Totti / Pedro Queirolo, MRX, 340 voltas (P1)
4) Aldoir Sette / Estevão Garcia / Gerson Zarpelão Júnior / Gustavo Bandeira, MRX, 330 voltas (P4)
5) Carlos Antunes Filho / Marcelo Campagnolo / Yuri Antunes, MRX, 319 voltas (P3)

Stuttgart, a sua referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O histórico e a presença em seis estados fazem da Stuttgart a referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).

Notícias

Página inicial