Motor On Line
Notícias-

Farben em Interlagos com 3 tÝtulos Endurance Porsche Cup e o Overall para Enzo
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Dupla mais jovem do grid, Jeff Giassi e Enzo Elias acabam a corrida em 4║, ganhando os campeonatos de Endurance nas classes Cup, Sport e Trophy.

Foram 500 km para a equipe Farben escrever definitivamente seu nome na história da Porsche Cup. A última jornada do ano reservou nada menos que quatro títulos para a marca de tinta automotiva oficial da categoria.

Largando da pole, o carro #73 de Enzo Elias e Jeff Giassi, a dupla mais jovem do grid, passou a corrida toda aliando performance e leitura do cenário para sair com os campeonatos de Endurance nas classes Cup, Sport e Trophy.

O time Farben recebeu a bandeirada final em quarto lugar, somando pontos importantes inclusive para catapultar Enzo Elias ao título Overall de 2021, na pontuação que soma os campeonatos de Sprint e Endurance.

Diante de mais de 70 dos convidados mais importantes da Farben, vindos de todo Brasil para Interlagos, os pilotos tiveram tocada impressionante em meio a um grid estrelar. Nada menos que 9 dos 85 competidores que aceleraram em Interlagos já tiveram a experiência de pilotar um carro de F1.

E aplaudiram os quatro títulos conquistados pela equipe Farben em São Paulo.

A corrida

Enzo Elias largou bem e soube se defender do ataque de Guilherme Salas nas curvas iniciais. Ele vinha firme na liderança até o safety-car ser acionado na volta 4. O segundo lugar era o carro #80, com Gabriel Casagrande.

Elias sustenou a liderança na relargada da volta 8 e logo atrás Di Mauro passou Casagrande na freada do S do Senna. Logo atrás, Cesar Ramos passou Barrichello pelo quarto lugar. Na abertura da volta 10, Ramos superou Casagrande no S do Senna. Com a disputa intensa entre segundo e quinto colocados, Enzo Elias conseguiu livrar alguma distância em primeiro.

Ele era o líder da corrida quando o safety-car foi novamente acionado na volta 12. Houve uma verdadeira procissão em direção aos pits, para a primeira parada obrigatória.

A saída do safety-car coincidiu com o retorno dos carros à pista. O #199 saiu na frente do #73, mas na pista Giassi passou Nelson Marcondes. Werner Neugebauer também atacou Giassi, mas o catarinense fechou a porta para o carro #8.

Com 45 minutos de prova, Jeff seguia segurando Neugebauer e aparecia em sexto lugar –à frente do carro Farben havia concorrentes que fizeram pits mais curtos e seriam obrigados a pagar drive-thru.

Giassi entrou nos pits na volta 37 em terceiro lugar, posição que renderia os títulos geral, da classe Sport e da Trophy. Depois do serviço de box, ele retornou à pista para o segundo stint consecutivo.

Com a segunda parada obrigatória realizada por todos os ponteiros, a máquina patrocinada pela marca oficial de tinta automotiva da Porsche Cup vinha em sexto. Giassi então entrou novamente no box na 50ª volta.

Enzo retornou à pista com 1h45 de corrida. Como o #73 abreviou a terceiro stint, o brasiliense ficou fora do top10 durante boa parte de sua segunda guiada. Mas com as paradas dos concorrentes subiu para décimo na volta 67. Ele seguiu em ritmo forte, passou o carro #9 na volta 70 e entrou para a quarta parada obrigatória em quarto lugar. Era o suficiente para ganhar o campeonato no momento da última passagem do carro para Giassi.

Este fez mais um stint consistente, sem tomar riscos. Pensando no campeonato, não travou ataques de Sergio Sette Câmara nem de Piquet Jr e permaneceu consistentemente dentro do top10.

Depois do pelotão estabelecido com o fim da janela de paradas obrigatórias a 10 voltas do fim, Enzo Elias era 6º. Ele avançou uma posição após forte acidente de Thiago Camilo chamar mais uma intervenção do safety-car a seis voltas do final.

Na relargada Enzo sustentou a pressão de Fabio Carbone com o #8, recebeu a bandeirada em quarto lugar e garantiu os três títulos de Endurance que a equipe Farben disputava e mais o Overall para ele.

O que eles disseram:

“Deu tudo certo, que corrida maluca foi essa! Lideramos o primeiro stint inteiro, nos envolvemos nas disputas e no final deu tudo certo. Terminei o ano com quatro títulos, Overall, e todos da Endurance, Geral, Sport e Trophy. Esse ano é da Farben. Foi um ano perfeito, infelizmente não veio o título na Sprint, mas muito contente em vencer meus primeiros campeonatos na Carrera. ”

Enzo Elias

“Quem começou a carreira no virtual sabe como é difícil, quem está no real também passou por dificuldades. Hoje minha carreira nas pistas completa 20 anos e finalmente veio meu primeiro título no automobilismo real. A espera foi longa demais. A corrida foi muito boa, me envolvi em brigas, pensei no campeonato e trouxe o carro para casa. Nossa principal disputa era o título aqui em Interlagos.”

Jeff Giassi

Notícias

Página inicial